“ Cri cri o grilo gaudério ” : resgate dos elementos do tradicionalismo do Rio Grande do Sul através da narração da história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Carlos Eduardo Silveira de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27797
Resumo: O presente estudo relata como a atividade de contação de histórias contribui para o processo de aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental da 4ª série sobre as tradições gaúchas e a cultura do nosso Estado. Apresenta aspectos que o texto contribui para suscitar o imaginário do aluno, responder indagações, enriquecer o vocabulário, favorecer a reflexão crítica, respeitar os momentos de falar e de ouvir, auxiliar na leitura e na escrita, conhecer aspectos da própria cultura e possibilitar a interação social. A prática da leitura de histórias que relatam as tradições, os costumes e o cotidiano do gaúcho na sala de aula nas escolas Públicas de Porto Alegre é um instrumento de fomento que contribuiu para a aprendizagem do aluno. Evidencia a importância da leitura de histórias com temática da tradição gaúcha transformando e ampliando o conhecimento dos alunos, de uma maneira que permite a eles se apropriarem dos elementos do livro, das histórias, os quais, talvez em outros momentos, não teriam acesso. As atividades de leitura possibilitam manter vivos na escola a vivência e o aprendizado acerca dos costumes e das tradições da cultura gaúcha. Este estudo apresenta como aporte teórico, os estudos de Infante, Bamberger, Neves, Busatto, Fagundes, Saraiva, Cortês e Lessa a respeito da importância da leitura no ambiente escolar, a narração, a arte de contar histórias e o Tradicionalismo. Apresenta também o gaúcho e a sua identidade regional no âmbito sociocultural, embasado em Vygotsky, que é um autor sóciointeracionista. O texto trabalhado foi de autoria de Jerônimo Jardim o livro de literatura infantil intitulado "Cri Cri o Grilo Gaudério" que enfatiza os elementos do tradicionalismo gaúcho e estimula os alunos a conhecerem as lendas gauchescas contribuindo para o enriquecimento de atividades que o currículo escolar desenvolve.
id UFRGS-2_1dea335880b48825cd66b5143c2e9a81
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27797
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moura, Carlos Eduardo Silveira deMoro, Eliane Lourdes da Silva2011-02-11T05:59:38Z2010http://hdl.handle.net/10183/27797000766867O presente estudo relata como a atividade de contação de histórias contribui para o processo de aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental da 4ª série sobre as tradições gaúchas e a cultura do nosso Estado. Apresenta aspectos que o texto contribui para suscitar o imaginário do aluno, responder indagações, enriquecer o vocabulário, favorecer a reflexão crítica, respeitar os momentos de falar e de ouvir, auxiliar na leitura e na escrita, conhecer aspectos da própria cultura e possibilitar a interação social. A prática da leitura de histórias que relatam as tradições, os costumes e o cotidiano do gaúcho na sala de aula nas escolas Públicas de Porto Alegre é um instrumento de fomento que contribuiu para a aprendizagem do aluno. Evidencia a importância da leitura de histórias com temática da tradição gaúcha transformando e ampliando o conhecimento dos alunos, de uma maneira que permite a eles se apropriarem dos elementos do livro, das histórias, os quais, talvez em outros momentos, não teriam acesso. As atividades de leitura possibilitam manter vivos na escola a vivência e o aprendizado acerca dos costumes e das tradições da cultura gaúcha. Este estudo apresenta como aporte teórico, os estudos de Infante, Bamberger, Neves, Busatto, Fagundes, Saraiva, Cortês e Lessa a respeito da importância da leitura no ambiente escolar, a narração, a arte de contar histórias e o Tradicionalismo. Apresenta também o gaúcho e a sua identidade regional no âmbito sociocultural, embasado em Vygotsky, que é um autor sóciointeracionista. O texto trabalhado foi de autoria de Jerônimo Jardim o livro de literatura infantil intitulado "Cri Cri o Grilo Gaudério" que enfatiza os elementos do tradicionalismo gaúcho e estimula os alunos a conhecerem as lendas gauchescas contribuindo para o enriquecimento de atividades que o currículo escolar desenvolve.This study describes how the activity of storytelling contributes to the learning process of elementary school students in the 4th grade on the Gaúcho traditions and culture of our state. It presents aspects in which the text helps to attract the imagination of the student, to answer questions, to enrich vocabulary, to encourage critical thinking, to respect the moment of speaking and listening, to be of help in reading and writing, to get to know aspects of their culture and facilitate the interaction social.The practice of reading stories that describe the traditions, customs and daily life of the gaúcho in the classroom in public schools in Porto Alegre is a tool that has helped to promote student learning. It highlights the importance of reading stories about the Gaúcho tradition, transforming and expanding students’ knowledge in a way that allows them to have access to the elements present in the book, and to the stories, to which they, perhaps, would not have otherwise. The reading activities keep alive the experience and the learning about the customs and traditions of the gaúcho culture at schools. This study has its theoretical basis on studies by Infante, Bamberger, Neves, Busatto, Fagundes, Saraiva, Cortes and Lessa, about the importance of reading in school environment, the art of storytelling and Traditionalism. It also presents the Gaúcho and its regional identity within a sociocultural environment, based on Vygotsky, who is an author that defends social interaction. The text studied was "Cri Cri o Grilo Gaudério", by Jerônimo Jardim, a children's book that emphasizes the elements of gaúcho traditionalism and encourages students to know the gaúcho legends, this way contributing to the enrichment of activities that developed in the school curriculum.application/pdfporNarração de históriasCultura : Rio Grande do SulTraditionalismStorytellingGaúchoGaúcho culture“ Cri cri o grilo gaudério ” : resgate dos elementos do tradicionalismo do Rio Grande do Sul através da narração da históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000766867.pdf.txt000766867.pdf.txtExtracted Texttext/plain97225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27797/2/000766867.pdf.txt1fe5af7569457952bca56b0d4633db29MD52ORIGINAL000766867.pdf000766867.pdfTexto completoapplication/pdf690790http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27797/1/000766867.pdf12cee44331a28b98e95f425e286c95ccMD51THUMBNAIL000766867.pdf.jpg000766867.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27797/3/000766867.pdf.jpg6038035a635f3f3dba14a26fb5995edaMD5310183/277972018-10-08 09:23:43.309oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27797Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:23:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “ Cri cri o grilo gaudério ” : resgate dos elementos do tradicionalismo do Rio Grande do Sul através da narração da história
title “ Cri cri o grilo gaudério ” : resgate dos elementos do tradicionalismo do Rio Grande do Sul através da narração da história
spellingShingle “ Cri cri o grilo gaudério ” : resgate dos elementos do tradicionalismo do Rio Grande do Sul através da narração da história
Moura, Carlos Eduardo Silveira de
Narração de histórias
Cultura : Rio Grande do Sul
Traditionalism
Storytelling
Gaúcho
Gaúcho culture
title_short “ Cri cri o grilo gaudério ” : resgate dos elementos do tradicionalismo do Rio Grande do Sul através da narração da história
title_full “ Cri cri o grilo gaudério ” : resgate dos elementos do tradicionalismo do Rio Grande do Sul através da narração da história
title_fullStr “ Cri cri o grilo gaudério ” : resgate dos elementos do tradicionalismo do Rio Grande do Sul através da narração da história
title_full_unstemmed “ Cri cri o grilo gaudério ” : resgate dos elementos do tradicionalismo do Rio Grande do Sul através da narração da história
title_sort “ Cri cri o grilo gaudério ” : resgate dos elementos do tradicionalismo do Rio Grande do Sul através da narração da história
author Moura, Carlos Eduardo Silveira de
author_facet Moura, Carlos Eduardo Silveira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Carlos Eduardo Silveira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Narração de histórias
Cultura : Rio Grande do Sul
topic Narração de histórias
Cultura : Rio Grande do Sul
Traditionalism
Storytelling
Gaúcho
Gaúcho culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Traditionalism
Storytelling
Gaúcho
Gaúcho culture
description O presente estudo relata como a atividade de contação de histórias contribui para o processo de aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental da 4ª série sobre as tradições gaúchas e a cultura do nosso Estado. Apresenta aspectos que o texto contribui para suscitar o imaginário do aluno, responder indagações, enriquecer o vocabulário, favorecer a reflexão crítica, respeitar os momentos de falar e de ouvir, auxiliar na leitura e na escrita, conhecer aspectos da própria cultura e possibilitar a interação social. A prática da leitura de histórias que relatam as tradições, os costumes e o cotidiano do gaúcho na sala de aula nas escolas Públicas de Porto Alegre é um instrumento de fomento que contribuiu para a aprendizagem do aluno. Evidencia a importância da leitura de histórias com temática da tradição gaúcha transformando e ampliando o conhecimento dos alunos, de uma maneira que permite a eles se apropriarem dos elementos do livro, das histórias, os quais, talvez em outros momentos, não teriam acesso. As atividades de leitura possibilitam manter vivos na escola a vivência e o aprendizado acerca dos costumes e das tradições da cultura gaúcha. Este estudo apresenta como aporte teórico, os estudos de Infante, Bamberger, Neves, Busatto, Fagundes, Saraiva, Cortês e Lessa a respeito da importância da leitura no ambiente escolar, a narração, a arte de contar histórias e o Tradicionalismo. Apresenta também o gaúcho e a sua identidade regional no âmbito sociocultural, embasado em Vygotsky, que é um autor sóciointeracionista. O texto trabalhado foi de autoria de Jerônimo Jardim o livro de literatura infantil intitulado "Cri Cri o Grilo Gaudério" que enfatiza os elementos do tradicionalismo gaúcho e estimula os alunos a conhecerem as lendas gauchescas contribuindo para o enriquecimento de atividades que o currículo escolar desenvolve.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-02-11T05:59:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27797
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000766867
url http://hdl.handle.net/10183/27797
identifier_str_mv 000766867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27797/2/000766867.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27797/1/000766867.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27797/3/000766867.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1fe5af7569457952bca56b0d4633db29
12cee44331a28b98e95f425e286c95cc
6038035a635f3f3dba14a26fb5995eda
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447052886212608