A construção de sentidos polifônicos no discurso narrativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dvorcshi, Ariele
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31919
Resumo: Este trabalho tem por objetivo verificar como os alunos, em final de ensino fundamental, reconhecem, por meio da leitura de uma crônica narrativa, as diferentes vozes presentes nesse gênero, valendo-se de mecanismos linguísticos para sustentarem tal distinção. Para realizar o objetivo proposto, o estudo ancora-se na perspectiva enunciativa e polifônica de Oswald Ducrot, com destaque especial à polifonia de locutor. A conclusão principal a que se chega no estudo é a de que os alunos que conseguiram recuperar e perceber no discurso a superposição de vozes existente entre os distintos locutores e o modo como essas vozes se entrelaçam foram os que mais atribuíram sentidos à crônica.
id UFRGS-2_1dfab2a586e83bd9351446a1c4bcff2f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31919
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dvorcshi, ArieleSilva, Carmem Luci da Costa2011-09-22T06:01:38Z2011http://hdl.handle.net/10183/31919000785012Este trabalho tem por objetivo verificar como os alunos, em final de ensino fundamental, reconhecem, por meio da leitura de uma crônica narrativa, as diferentes vozes presentes nesse gênero, valendo-se de mecanismos linguísticos para sustentarem tal distinção. Para realizar o objetivo proposto, o estudo ancora-se na perspectiva enunciativa e polifônica de Oswald Ducrot, com destaque especial à polifonia de locutor. A conclusão principal a que se chega no estudo é a de que os alunos que conseguiram recuperar e perceber no discurso a superposição de vozes existente entre os distintos locutores e o modo como essas vozes se entrelaçam foram os que mais atribuíram sentidos à crônica.The aim of this study is to examine how students recognize, through the reading of a narrative article based on an everyday event, the different voices in this genre by the end of Elementary School, making use of linguistic mechanisms to support such distinction. In order to achieve the final objective, this study was based on the enunciative and polyphonic approach by Oswald Ducrot, particularly the polyphony related to the locutor. It was possible to verify that the students who could regain and realize the superimposition of voices in speech among different locutors, as well as the way these voices connect to each other, were the ones who could give more meanings to the narrative article.application/pdfporPolifoniaDiscurso narrativoEnsino fundamentalPolyphonyEnunciationNarrativeReadingA construção de sentidos polifônicos no discurso narrativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2011Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000785012.pdf.txt000785012.pdf.txtExtracted Texttext/plain82278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31919/2/000785012.pdf.txt8a186c25f3118a4fd70809677d97ec33MD52ORIGINAL000785012.pdf000785012.pdfTexto completoapplication/pdf309776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31919/1/000785012.pdf3332d1df1855e1d8913daf3d6b043b68MD51THUMBNAIL000785012.pdf.jpg000785012.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31919/3/000785012.pdf.jpg0687d3fb6eefdc01099db8bbf72cb0d3MD5310183/319192022-08-06 04:42:31.132798oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31919Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:42:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção de sentidos polifônicos no discurso narrativo
title A construção de sentidos polifônicos no discurso narrativo
spellingShingle A construção de sentidos polifônicos no discurso narrativo
Dvorcshi, Ariele
Polifonia
Discurso narrativo
Ensino fundamental
Polyphony
Enunciation
Narrative
Reading
title_short A construção de sentidos polifônicos no discurso narrativo
title_full A construção de sentidos polifônicos no discurso narrativo
title_fullStr A construção de sentidos polifônicos no discurso narrativo
title_full_unstemmed A construção de sentidos polifônicos no discurso narrativo
title_sort A construção de sentidos polifônicos no discurso narrativo
author Dvorcshi, Ariele
author_facet Dvorcshi, Ariele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dvorcshi, Ariele
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Carmem Luci da Costa
contributor_str_mv Silva, Carmem Luci da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Polifonia
Discurso narrativo
Ensino fundamental
topic Polifonia
Discurso narrativo
Ensino fundamental
Polyphony
Enunciation
Narrative
Reading
dc.subject.eng.fl_str_mv Polyphony
Enunciation
Narrative
Reading
description Este trabalho tem por objetivo verificar como os alunos, em final de ensino fundamental, reconhecem, por meio da leitura de uma crônica narrativa, as diferentes vozes presentes nesse gênero, valendo-se de mecanismos linguísticos para sustentarem tal distinção. Para realizar o objetivo proposto, o estudo ancora-se na perspectiva enunciativa e polifônica de Oswald Ducrot, com destaque especial à polifonia de locutor. A conclusão principal a que se chega no estudo é a de que os alunos que conseguiram recuperar e perceber no discurso a superposição de vozes existente entre os distintos locutores e o modo como essas vozes se entrelaçam foram os que mais atribuíram sentidos à crônica.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-22T06:01:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31919
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000785012
url http://hdl.handle.net/10183/31919
identifier_str_mv 000785012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31919/2/000785012.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31919/1/000785012.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31919/3/000785012.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a186c25f3118a4fd70809677d97ec33
3332d1df1855e1d8913daf3d6b043b68
0687d3fb6eefdc01099db8bbf72cb0d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413229613056