"Posso ser o que você é sem deixar de ser o que sou!" : a presença de estudantes indígenas na UFRGS : perspectivas para pensar a indigenização da "modernidade"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Leonardo Garcia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/105109
Resumo: Este trabalho objetiva problematizar acerca da crescente presença de estudantes indígenas em universidades brasileiras, tendo como principal enfoque para essa análise a situação vivenciada na UFRGS onde esse processo passa a se acentuado pela aplicação de políticas de Ações Afirmativas a partir do ano de 2008. Essa análise é então contextualizada com as lutas dos povos indígena por inclusão no ensino superior. Tal temático é então pensada a partir das ideias de Marshall Sahlins de “indigenização da modernidade”. Trata-se de uma reflexão antropológica estimulada pala perspectiva pós-estruturalista. O trabalho esta amparado em uma pesquisa ampla sobre o tema e um trabalho de campo produzido e exposto enquanto “alegoria etnográfica” tal como argumentado por James Clifford.
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