"Posso ser o que você é sem deixar de ser o que sou!" : a presença de estudantes indígenas na UFRGS : perspectivas para pensar a indigenização da "modernidade"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/105109 |
Resumo: | Este trabalho objetiva problematizar acerca da crescente presença de estudantes indígenas em universidades brasileiras, tendo como principal enfoque para essa análise a situação vivenciada na UFRGS onde esse processo passa a se acentuado pela aplicação de políticas de Ações Afirmativas a partir do ano de 2008. Essa análise é então contextualizada com as lutas dos povos indígena por inclusão no ensino superior. Tal temático é então pensada a partir das ideias de Marshall Sahlins de “indigenização da modernidade”. Trata-se de uma reflexão antropológica estimulada pala perspectiva pós-estruturalista. O trabalho esta amparado em uma pesquisa ampla sobre o tema e um trabalho de campo produzido e exposto enquanto “alegoria etnográfica” tal como argumentado por James Clifford. |
id |
UFRGS-2_1e752758002775f66ec03c3eb640e83a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105109 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carneiro, Leonardo GarciaSouza, José Otávio Catafesto de2014-10-31T02:17:02Z2014http://hdl.handle.net/10183/105109000940600Este trabalho objetiva problematizar acerca da crescente presença de estudantes indígenas em universidades brasileiras, tendo como principal enfoque para essa análise a situação vivenciada na UFRGS onde esse processo passa a se acentuado pela aplicação de políticas de Ações Afirmativas a partir do ano de 2008. Essa análise é então contextualizada com as lutas dos povos indígena por inclusão no ensino superior. Tal temático é então pensada a partir das ideias de Marshall Sahlins de “indigenização da modernidade”. Trata-se de uma reflexão antropológica estimulada pala perspectiva pós-estruturalista. O trabalho esta amparado em uma pesquisa ampla sobre o tema e um trabalho de campo produzido e exposto enquanto “alegoria etnográfica” tal como argumentado por James Clifford.This paper aims to discuss about the growing presence of Indian students in Brazilian universities, with the main focus for this analysis the situation experienced in UFRGS where this process shall be marked by the implementation of policies of Affirmative Action from 2008. This analysis is then contextualized with the claims of indigenous peoples for inclusion in university education. This theme is then considered from the ideas of Marshall Sahlins of "indigenization of modernity". This is an anthropological reflection stimulated by the prospect poststructuralist. The work is supported in a comprehensive survey on the topic and fieldwork produced and exposed as "ethnographic allegory" as argued by Clifford James.application/pdfporEnsino superiorIndígenasEstudantes indígenasUniversidade Federal do Rio Grande do Sulindigenização da modernidadeAlegoria etnográficaIndigenous and higher educationIndian students at UFRGS"Indigenization of modernity"Ethnographic allegory"Posso ser o que você é sem deixar de ser o que sou!" : a presença de estudantes indígenas na UFRGS : perspectivas para pensar a indigenização da "modernidade"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000940600.pdf000940600.pdfTexto completoapplication/pdf1096194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105109/1/000940600.pdfafe4f9ab6fb307a330ec359b11d82827MD51TEXT000940600.pdf.txt000940600.pdf.txtExtracted Texttext/plain177724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105109/2/000940600.pdf.txte54b2e9e7b68f26e224c1da4775e737cMD52THUMBNAIL000940600.pdf.jpg000940600.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105109/3/000940600.pdf.jpgf21f7d2e77a4ea98d908d52617a13977MD5310183/1051092022-08-06 04:45:38.076615oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105109Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:45:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Posso ser o que você é sem deixar de ser o que sou!" : a presença de estudantes indígenas na UFRGS : perspectivas para pensar a indigenização da "modernidade" |
title |
"Posso ser o que você é sem deixar de ser o que sou!" : a presença de estudantes indígenas na UFRGS : perspectivas para pensar a indigenização da "modernidade" |
spellingShingle |
"Posso ser o que você é sem deixar de ser o que sou!" : a presença de estudantes indígenas na UFRGS : perspectivas para pensar a indigenização da "modernidade" Carneiro, Leonardo Garcia Ensino superior Indígenas Estudantes indígenas Universidade Federal do Rio Grande do Sul indigenização da modernidade Alegoria etnográfica Indigenous and higher education Indian students at UFRGS "Indigenization of modernity" Ethnographic allegory |
title_short |
"Posso ser o que você é sem deixar de ser o que sou!" : a presença de estudantes indígenas na UFRGS : perspectivas para pensar a indigenização da "modernidade" |
title_full |
"Posso ser o que você é sem deixar de ser o que sou!" : a presença de estudantes indígenas na UFRGS : perspectivas para pensar a indigenização da "modernidade" |
title_fullStr |
"Posso ser o que você é sem deixar de ser o que sou!" : a presença de estudantes indígenas na UFRGS : perspectivas para pensar a indigenização da "modernidade" |
title_full_unstemmed |
"Posso ser o que você é sem deixar de ser o que sou!" : a presença de estudantes indígenas na UFRGS : perspectivas para pensar a indigenização da "modernidade" |
title_sort |
"Posso ser o que você é sem deixar de ser o que sou!" : a presença de estudantes indígenas na UFRGS : perspectivas para pensar a indigenização da "modernidade" |
author |
Carneiro, Leonardo Garcia |
author_facet |
Carneiro, Leonardo Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Leonardo Garcia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, José Otávio Catafesto de |
contributor_str_mv |
Souza, José Otávio Catafesto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Indígenas Estudantes indígenas Universidade Federal do Rio Grande do Sul indigenização da modernidade Alegoria etnográfica |
topic |
Ensino superior Indígenas Estudantes indígenas Universidade Federal do Rio Grande do Sul indigenização da modernidade Alegoria etnográfica Indigenous and higher education Indian students at UFRGS "Indigenization of modernity" Ethnographic allegory |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Indigenous and higher education Indian students at UFRGS "Indigenization of modernity" Ethnographic allegory |
description |
Este trabalho objetiva problematizar acerca da crescente presença de estudantes indígenas em universidades brasileiras, tendo como principal enfoque para essa análise a situação vivenciada na UFRGS onde esse processo passa a se acentuado pela aplicação de políticas de Ações Afirmativas a partir do ano de 2008. Essa análise é então contextualizada com as lutas dos povos indígena por inclusão no ensino superior. Tal temático é então pensada a partir das ideias de Marshall Sahlins de “indigenização da modernidade”. Trata-se de uma reflexão antropológica estimulada pala perspectiva pós-estruturalista. O trabalho esta amparado em uma pesquisa ampla sobre o tema e um trabalho de campo produzido e exposto enquanto “alegoria etnográfica” tal como argumentado por James Clifford. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-10-31T02:17:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/105109 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000940600 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/105109 |
identifier_str_mv |
000940600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105109/1/000940600.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105109/2/000940600.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105109/3/000940600.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
afe4f9ab6fb307a330ec359b11d82827 e54b2e9e7b68f26e224c1da4775e737c f21f7d2e77a4ea98d908d52617a13977 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486801145397248 |