Reflexões sobre o suicídio em Graça Infinita : uma perspectiva pós-humanista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lucas Demingos de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/171693
Resumo: A narrativa antropocentrista do sujeito homem, sua superioridade e diferença ontológica do restante do universo (máquinas, matéria, animais e etc.) não é mais um relato suficiente ou mesmo adequado para explicar a realidade (BADMINGTON, 2011). O pós-humanismo traz uma mudança qualitativa na maneira de encarar o mundo à medida que busca desfazer o pensamento de oposições binárias fundamentadas na tradição humanista através de novos “esquemas sociais, éticos e discursivos de subjetivação” (BRAIDOTTI, 2013, p.12), demonstrando contínuos entre o que anteriormente eram consideradas oposições e reavaliando o que é ser humano e suas relações com o não-humano. O presente trabalho consiste em uma análise do romance Graça Infinita (2014), do autor estadunidense David Foster Wallace. O romance narra de forma não-linear acontecimentos nas esferas política e privada do Ano da Fralda Geriátrica Depend, centrando em três eixos principais de personagens: os alunos da Academia de Tênis Enfield; Casa Ennet de Recuperação de Drogas e Álcool e, por último, a encosta de uma montanha, onde conversam dois agentes secretos. A proposta da análise contempla dois objetivos interdependentes: primeiro, investigar os elementos do discurso póshumanista na narrativa e suas contribuições na exploração de subjetividades pós-humanas (BADMINGTON, 2011; BRAIDOTTI, 2013; WOLFE, 2010); segundo, argumentar que os elementos pós-humanistas no romance permitem uma discussão sobre o tema suicídio a partir de diversas perspectivas fundadas em diferentes discursos, sem que uma se sobreponha sobre as outras e, desse modo, interpele reflexões sobre o tema que superam paradigmas dicotômicos.
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