A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/79627 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um estudo de caso dos anúncios veiculados no primeiro semestre de 2013, pelas Lojas Pompéia, e procura compreender como a marca comunica ao público da Classe C. Para a realização da pesquisa, buscamos referências teóricas sobre a sociedade de consumo e como ela é enxergada pelos teóricos do campo. Apresentam-se estudos realizados que buscam compreender quem são os integrantes da classe C e como ela se comporta. Mostra-se ainda, um breve cenário sobre o varejo no Brasil, tanto voltando para o campo da moda, quanto para a classe C. A metodologia utilizada para a análise foi a revisão bibliográfica e a análise de conteúdo dos anúncios que nos propusemos a estudar. Dentre as principais conclusões, vemos que a marca transmite de forma adequada a mensagem publicitária ao público alvo e que a comunicação é uma ferramenta importante quando o objetivo comercial é vender produtos para a classe C. |
id |
UFRGS-2_1eb83475072bf3636d843a06ed7f8b49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79627 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Meirelles, Helena BarrosKowarick, Adriana Coelho Borges2013-10-25T01:50:16Z2013http://hdl.handle.net/10183/79627000902697O presente trabalho apresenta um estudo de caso dos anúncios veiculados no primeiro semestre de 2013, pelas Lojas Pompéia, e procura compreender como a marca comunica ao público da Classe C. Para a realização da pesquisa, buscamos referências teóricas sobre a sociedade de consumo e como ela é enxergada pelos teóricos do campo. Apresentam-se estudos realizados que buscam compreender quem são os integrantes da classe C e como ela se comporta. Mostra-se ainda, um breve cenário sobre o varejo no Brasil, tanto voltando para o campo da moda, quanto para a classe C. A metodologia utilizada para a análise foi a revisão bibliográfica e a análise de conteúdo dos anúncios que nos propusemos a estudar. Dentre as principais conclusões, vemos que a marca transmite de forma adequada a mensagem publicitária ao público alvo e que a comunicação é uma ferramenta importante quando o objetivo comercial é vender produtos para a classe C.The main objective of the work is to present a case study based on advertisements of the Pompéia shops on the first semester of 2013 aiming to understand its communication strategy oriented to the C class public. Theoretical references about the consumer society and how it is approached by main authors in this field was utilized on the research. In addition, a number of foremost studies where Class C is defined and its behavior was analyzed were presented. A short scenario of the retailing sector oriented to the fashion industry and Class C was also presented. Methodological strategy was based on literature review and analysis of four campaigns of advertisements on the period. Among the main findings the brand conveys adequately the advertising message to the target audience and communication is an important tool when the goal is to sell commercial products for the class C.application/pdfporComportamento do consumidorAnúncio publicitárioConsumptionConsumer behaviorClass CRetailPompéia storesA classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000902697.pdf000902697.pdfTexto completoapplication/pdf1359248http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79627/1/000902697.pdfd19ebc393ec87514fd1a6936cba9493bMD51TEXT000902697.pdf.txt000902697.pdf.txtExtracted Texttext/plain113445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79627/2/000902697.pdf.txt8f03e362f15204b93b639a18ed755ca7MD52THUMBNAIL000902697.pdf.jpg000902697.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79627/3/000902697.pdf.jpg4a216c3ec977ee0fb91d2959b1ca07b5MD5310183/796272018-10-17 08:59:21.121oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79627Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:59:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia |
title |
A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia |
spellingShingle |
A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia Meirelles, Helena Barros Comportamento do consumidor Anúncio publicitário Consumption Consumer behavior Class C Retail Pompéia stores |
title_short |
A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia |
title_full |
A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia |
title_fullStr |
A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia |
title_full_unstemmed |
A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia |
title_sort |
A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia |
author |
Meirelles, Helena Barros |
author_facet |
Meirelles, Helena Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meirelles, Helena Barros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kowarick, Adriana Coelho Borges |
contributor_str_mv |
Kowarick, Adriana Coelho Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Anúncio publicitário |
topic |
Comportamento do consumidor Anúncio publicitário Consumption Consumer behavior Class C Retail Pompéia stores |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consumption Consumer behavior Class C Retail Pompéia stores |
description |
O presente trabalho apresenta um estudo de caso dos anúncios veiculados no primeiro semestre de 2013, pelas Lojas Pompéia, e procura compreender como a marca comunica ao público da Classe C. Para a realização da pesquisa, buscamos referências teóricas sobre a sociedade de consumo e como ela é enxergada pelos teóricos do campo. Apresentam-se estudos realizados que buscam compreender quem são os integrantes da classe C e como ela se comporta. Mostra-se ainda, um breve cenário sobre o varejo no Brasil, tanto voltando para o campo da moda, quanto para a classe C. A metodologia utilizada para a análise foi a revisão bibliográfica e a análise de conteúdo dos anúncios que nos propusemos a estudar. Dentre as principais conclusões, vemos que a marca transmite de forma adequada a mensagem publicitária ao público alvo e que a comunicação é uma ferramenta importante quando o objetivo comercial é vender produtos para a classe C. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-25T01:50:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/79627 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000902697 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/79627 |
identifier_str_mv |
000902697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79627/1/000902697.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79627/2/000902697.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79627/3/000902697.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d19ebc393ec87514fd1a6936cba9493b 8f03e362f15204b93b639a18ed755ca7 4a216c3ec977ee0fb91d2959b1ca07b5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224456020951040 |