A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meirelles, Helena Barros
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79627
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo de caso dos anúncios veiculados no primeiro semestre de 2013, pelas Lojas Pompéia, e procura compreender como a marca comunica ao público da Classe C. Para a realização da pesquisa, buscamos referências teóricas sobre a sociedade de consumo e como ela é enxergada pelos teóricos do campo. Apresentam-se estudos realizados que buscam compreender quem são os integrantes da classe C e como ela se comporta. Mostra-se ainda, um breve cenário sobre o varejo no Brasil, tanto voltando para o campo da moda, quanto para a classe C. A metodologia utilizada para a análise foi a revisão bibliográfica e a análise de conteúdo dos anúncios que nos propusemos a estudar. Dentre as principais conclusões, vemos que a marca transmite de forma adequada a mensagem publicitária ao público alvo e que a comunicação é uma ferramenta importante quando o objetivo comercial é vender produtos para a classe C.
id UFRGS-2_1eb83475072bf3636d843a06ed7f8b49
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79627
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Meirelles, Helena BarrosKowarick, Adriana Coelho Borges2013-10-25T01:50:16Z2013http://hdl.handle.net/10183/79627000902697O presente trabalho apresenta um estudo de caso dos anúncios veiculados no primeiro semestre de 2013, pelas Lojas Pompéia, e procura compreender como a marca comunica ao público da Classe C. Para a realização da pesquisa, buscamos referências teóricas sobre a sociedade de consumo e como ela é enxergada pelos teóricos do campo. Apresentam-se estudos realizados que buscam compreender quem são os integrantes da classe C e como ela se comporta. Mostra-se ainda, um breve cenário sobre o varejo no Brasil, tanto voltando para o campo da moda, quanto para a classe C. A metodologia utilizada para a análise foi a revisão bibliográfica e a análise de conteúdo dos anúncios que nos propusemos a estudar. Dentre as principais conclusões, vemos que a marca transmite de forma adequada a mensagem publicitária ao público alvo e que a comunicação é uma ferramenta importante quando o objetivo comercial é vender produtos para a classe C.The main objective of the work is to present a case study based on advertisements of the Pompéia shops on the first semester of 2013 aiming to understand its communication strategy oriented to the C class public. Theoretical references about the consumer society and how it is approached by main authors in this field was utilized on the research. In addition, a number of foremost studies where Class C is defined and its behavior was analyzed were presented. A short scenario of the retailing sector oriented to the fashion industry and Class C was also presented. Methodological strategy was based on literature review and analysis of four campaigns of advertisements on the period. Among the main findings the brand conveys adequately the advertising message to the target audience and communication is an important tool when the goal is to sell commercial products for the class C.application/pdfporComportamento do consumidorAnúncio publicitárioConsumptionConsumer behaviorClass CRetailPompéia storesA classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000902697.pdf000902697.pdfTexto completoapplication/pdf1359248http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79627/1/000902697.pdfd19ebc393ec87514fd1a6936cba9493bMD51TEXT000902697.pdf.txt000902697.pdf.txtExtracted Texttext/plain113445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79627/2/000902697.pdf.txt8f03e362f15204b93b639a18ed755ca7MD52THUMBNAIL000902697.pdf.jpg000902697.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79627/3/000902697.pdf.jpg4a216c3ec977ee0fb91d2959b1ca07b5MD5310183/796272018-10-17 08:59:21.121oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79627Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:59:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia
title A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia
spellingShingle A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia
Meirelles, Helena Barros
Comportamento do consumidor
Anúncio publicitário
Consumption
Consumer behavior
Class C
Retail
Pompéia stores
title_short A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia
title_full A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia
title_fullStr A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia
title_full_unstemmed A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia
title_sort A classe C vai às compras : estudo de caso das Lojas Pompéia
author Meirelles, Helena Barros
author_facet Meirelles, Helena Barros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meirelles, Helena Barros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
contributor_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Anúncio publicitário
topic Comportamento do consumidor
Anúncio publicitário
Consumption
Consumer behavior
Class C
Retail
Pompéia stores
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumption
Consumer behavior
Class C
Retail
Pompéia stores
description O presente trabalho apresenta um estudo de caso dos anúncios veiculados no primeiro semestre de 2013, pelas Lojas Pompéia, e procura compreender como a marca comunica ao público da Classe C. Para a realização da pesquisa, buscamos referências teóricas sobre a sociedade de consumo e como ela é enxergada pelos teóricos do campo. Apresentam-se estudos realizados que buscam compreender quem são os integrantes da classe C e como ela se comporta. Mostra-se ainda, um breve cenário sobre o varejo no Brasil, tanto voltando para o campo da moda, quanto para a classe C. A metodologia utilizada para a análise foi a revisão bibliográfica e a análise de conteúdo dos anúncios que nos propusemos a estudar. Dentre as principais conclusões, vemos que a marca transmite de forma adequada a mensagem publicitária ao público alvo e que a comunicação é uma ferramenta importante quando o objetivo comercial é vender produtos para a classe C.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-25T01:50:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/79627
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000902697
url http://hdl.handle.net/10183/79627
identifier_str_mv 000902697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79627/1/000902697.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79627/2/000902697.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79627/3/000902697.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d19ebc393ec87514fd1a6936cba9493b
8f03e362f15204b93b639a18ed755ca7
4a216c3ec977ee0fb91d2959b1ca07b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224456020951040