Evidências de validade de critério do inventário dimensional de avaliação do desenvolvimento infantil : discriminação de grupo com e sem transtorno do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Juliana Rodriguez
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235872
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição neurodesenvolvimental caracterizada por déficits significativos em habilidades sociocomunicativas e pela presença de interesses restritos e comportamentos repetitivos e estereotipados. De modo geral, os primeiros sintomas, de acordo com os critérios diagnósticos do DSM-5, podem ser observados antes dos 36 meses de idade. Avaliar os marcos do desenvolvimento infantil permite observar detalhada e precocemente comportamentos e habilidades sutis que podem estar prejudicadas desde os primeiros meses de vida da criança. Tendo isto em vista, foi desenvolvido o Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil - IDADI um instrumento de avaliação multidimensional do desenvolvimento de crianças em cinco domínios teóricos a partir do relato parental. Considerando as habilidades avaliadas pelo IDADI e aquelas que se apresentam precocemente prejudicadas no TEA, propõe-se com este estudo investigar evidências de validade baseadas na relação com critério e de sensibilidade e especificidade do referido instrumento comparando grupos com e sem TEA. Participaram 25 mães de crianças com TEA (19 meninos e 6 meninas) e 50 eram mães de crianças sem nenhum tipo de diagnóstico (38 meninos e 12 meninas). Os dados relacionados à idade e sexo da criança, escolaridade da mãe e renda familiar foram pareados de acordo com a amostra coletada de crianças com diagnóstico de TEA. Nas análises multivariadas de covariância, o diagnóstico apresentou um maior tamanho de efeito nos domínios de Comunicação e Linguagem Expressiva e Receptiva, Socioemocional e Comportamento Adaptativo em comparação com a idade da criança. Os índices de sensibilidade e especificidade foram favoráveis ao uso do instrumento na identificação de crianças com suspeita de TEA nos domínios de Comunicação e Linguagem Receptiva e Expressiva, Socioemocional e Comportamento Adaptativo. Salienta-se que as evidências de validade encontradas neste estudo favorecem o uso do IDADI como um instrumento de avaliação do desenvolvimento no contexto de crianças com TEA.
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Tendo isto em vista, foi desenvolvido o Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil - IDADI um instrumento de avaliação multidimensional do desenvolvimento de crianças em cinco domínios teóricos a partir do relato parental. Considerando as habilidades avaliadas pelo IDADI e aquelas que se apresentam precocemente prejudicadas no TEA, propõe-se com este estudo investigar evidências de validade baseadas na relação com critério e de sensibilidade e especificidade do referido instrumento comparando grupos com e sem TEA. Participaram 25 mães de crianças com TEA (19 meninos e 6 meninas) e 50 eram mães de crianças sem nenhum tipo de diagnóstico (38 meninos e 12 meninas). Os dados relacionados à idade e sexo da criança, escolaridade da mãe e renda familiar foram pareados de acordo com a amostra coletada de crianças com diagnóstico de TEA. Nas análises multivariadas de covariância, o diagnóstico apresentou um maior tamanho de efeito nos domínios de Comunicação e Linguagem Expressiva e Receptiva, Socioemocional e Comportamento Adaptativo em comparação com a idade da criança. Os índices de sensibilidade e especificidade foram favoráveis ao uso do instrumento na identificação de crianças com suspeita de TEA nos domínios de Comunicação e Linguagem Receptiva e Expressiva, Socioemocional e Comportamento Adaptativo. Salienta-se que as evidências de validade encontradas neste estudo favorecem o uso do IDADI como um instrumento de avaliação do desenvolvimento no contexto de crianças com TEA.Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental condition characterized by significant deficits in sociocommunicative skills and by the presence of restricted interests and repetitive and stereotyped behaviors. The first symptoms, according to the diagnostic criteria of DSM-5, can be observed before 36 months of age. Assessing child development milestones allows detailed and early observation of subtle behaviors and skills that may be impaired from the earliest months of the child's life. Therefore, it has been developed an inventory called Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil – IDADI which assesses child development in five theoretical domains from parental report. This study aims to investigate validity evidences and sensitivity and specificity from IDADI comparing groups with and without ASD. 25 mothers of children with ASD (19 boys and 6 girls) and 50 mothers of children without any kind of diagnosis took part in this study. Data related to age, child sex, mother’s schooling and family income have been paired. In multivariate analysis of covariance, the diagnosis presented a greater effect size in the domains of Communication and Expressive and Receptive Language, Socioemotional and Adaptive Behavior in comparison to the age of the child. Sensitivity and specificity indexes support the use of IDADI in the identification of children with suspected ASD in the domains of Communication and Receptive Language and Expressive, Socioemotional and Adaptive Behavior. The validity evidences found in this study support the use of IDADI as an instrument for evaluating development in the context of children with ASD.application/pdfporPsicologia do desenvolvimentoDesenvolvimento infantilAutismoAutism Spectrum DisordersChild developmentValidity evidencesValidity evidencesEvidências de validade de critério do inventário dimensional de avaliação do desenvolvimento infantil : discriminação de grupo com e sem transtorno do espectro do autismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2017Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001066057.pdf.txt001066057.pdf.txtExtracted Texttext/plain73382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235872/2/001066057.pdf.txte0c69790c71bfda77b74d96d8d6a1c69MD52ORIGINAL001066057.pdfTexto completoapplication/pdf384728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235872/1/001066057.pdf438e313ba9705f3b8c81801cd3a91dacMD5110183/2358722022-03-26 05:12:33.319298oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235872Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:12:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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