O papel da educação superior na integração dos povos latino-americanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Rândala Maria de Morais Nogueira y
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nez, Egeslaine de, Fonseca, Janete Rosa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263152
Resumo: Este artigo parte de uma construção teórica que objetivou identificar que, para que ocorra a integração estatuída na Constituição Federal Brasileira de 1988 entre os povos latino-americanos, é necessário fomentar uma política cultural no país. Esse processo deve ser iniciado ainda na escola de Educação Básica, proporcionando uma educação que rompa com os paradigmas tradicionais de cultura, raça, etnia e padrões normativos caminhando para a Universidade, espaço onde a interculturalidade crítica e não somente a funcional necessita se fazer presente. Nessa direção, a proposta é incentivar o trabalho com as diversidades culturais existentes, buscando o consenso entre os povos integrantes do Cone Sul. Metodologicamente, o estudo fundamenta-se numa pesquisa bibliográfica, que busca elencar pontos definidores para a construção de uma política de integração regional. Finalmente, vislumbra-se que o Brasil precisa incitar ações de integração entre os povos latino-americanos, e que a Educação Superior se constitui no lócus apropriado para que essas discussões e reflexões sejam gestadas e colocadas em prática.
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spelling Rocha, Rândala Maria de Morais Nogueira yNez, Egeslaine deFonseca, Janete Rosa da2023-08-03T03:34:47Z20222358-8322http://hdl.handle.net/10183/263152001173411Este artigo parte de uma construção teórica que objetivou identificar que, para que ocorra a integração estatuída na Constituição Federal Brasileira de 1988 entre os povos latino-americanos, é necessário fomentar uma política cultural no país. Esse processo deve ser iniciado ainda na escola de Educação Básica, proporcionando uma educação que rompa com os paradigmas tradicionais de cultura, raça, etnia e padrões normativos caminhando para a Universidade, espaço onde a interculturalidade crítica e não somente a funcional necessita se fazer presente. Nessa direção, a proposta é incentivar o trabalho com as diversidades culturais existentes, buscando o consenso entre os povos integrantes do Cone Sul. Metodologicamente, o estudo fundamenta-se numa pesquisa bibliográfica, que busca elencar pontos definidores para a construção de uma política de integração regional. Finalmente, vislumbra-se que o Brasil precisa incitar ações de integração entre os povos latino-americanos, e que a Educação Superior se constitui no lócus apropriado para que essas discussões e reflexões sejam gestadas e colocadas em prática.This article starts from a theoretical construction that aimed to identify that, for the integration established in the Brazilian Federal Constitution of 1988 to occur among Latin American peoples, it is necessary to promote a cultural policy in the country. This process must be started in the Basic Education school, providing an education that breaks with the traditional paradigms of culture, race, ethnicity and normative standards, moving towards the University, a space where critical interculturality and not only the functional one needs to be present. In this direction, the proposal is to encourage work with existing cultural diversities, seeking consensus among the peoples that make up the Southern Cone. Methodologically, the study is based on a bibliographic research, which seeks to list defining points for the construction of an integration policy regional. Finally, it can be seen that Brazil needs to encourage integration actions among Latin American peoples, and that Higher Education constitutes the appropriate locus for these discussions and reflections to be managed and put into practice.application/pdfporRevista Humanidades & Inovação. Palmas-Tocantins, 2022. Vol. 9, n. 2 ( 2022), p. 95-108Ensino superiorAmérica LatinaIntegraçãoHiger educacionLatin AmericaIntegrationO papel da educação superior na integração dos povos latino-americanosThe role of higher education in the integration of latin american peoples info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173411.pdf.txt001173411.pdf.txtExtracted Texttext/plain52309http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263152/2/001173411.pdf.txta0c3f55aa48ea7ec1a671b92286898c4MD52ORIGINAL001173411.pdfTexto completoapplication/pdf467327http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263152/1/001173411.pdfc7bdda02e4355512f37c9e6fd84b356aMD5110183/2631522023-08-04 03:34:14.098233oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263152Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:34:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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