A experiência do estágio de docência em ciências sociais : reflexões autobiográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sérgio Luiz dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267324
Resumo: Este trabalho apresenta, com o uso do método autobiográfico e em diálogo com a Sociologia Escolar, parte de minha trajetória de vida até o presente momento, passando por épocas que considero fundamentais e que contribuíram para a minha formação como cidadão e me direcionaram a ser estudante de Ciências Sociais. Épocas das quais posso destacar os diferentes destinos para os quais fui direcionado, por diversos motivos e acontecimentos, diversas profissões e ocupações que tive, assim como períodos sombrios e de grande aprendizado. Todas as diferentes situações impostas direcionaram-me para o que culminou na inspiração para escrever este trabalho, e também no objetivo desta pesquisa: analisar o meu estágio docente supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizado no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, que é o colégio no qual fiz meu ensino médio, 40 anos atrás, articulando esse episódio com a minha biografia. Através de tudo o que aconteceu na minha vida, eu discorro sobre os fatos que contribuíram para a formação do meu pensamento como cidadão, política e socialmente. Além disso, levando em conta o que vivi, o que aprendi em minha graduação e em meu estágio docente, debato sobre a relevância do ensino da Sociologia no Ensino Médio. This work presents, using the autobiographical method and in dialogue with School Sociology, part of my life trajectory up to the present moment, passing through times that I consider fundamental and that contributed to my formation as a citizen and directed me to be a student. of Social Sciences. Times from which I can highlight the different destinations to which I was directed, for different reasons and events, different professions and occupations that I had, as well as dark periods and of great learning. All the different imposed situations led me to what culminated in the inspiration to write this work, and also in the objective of this research: to analyze my supervised teaching internship in the Degree in Social Sciences at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), held at Colégio Estadual Júlio de Castilhos, which is the school where I did my high school, 40 years ago, articulating this episode with my biography. Through everything that happened in my life, I discuss the facts that contributed to the formation of my thinking as a citizen, politically and socially. In addition, taking into account what I experienced, what I learned in my graduation and in my teaching internship, I discuss the relevance of teaching Sociology in High School.
id UFRGS-2_1ef78d669ab30b4cc9fbc5a441494795
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267324
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Sérgio Luiz dosCaprara, Bernardo Mattes2023-11-21T03:30:19Z2023http://hdl.handle.net/10183/267324001188068Este trabalho apresenta, com o uso do método autobiográfico e em diálogo com a Sociologia Escolar, parte de minha trajetória de vida até o presente momento, passando por épocas que considero fundamentais e que contribuíram para a minha formação como cidadão e me direcionaram a ser estudante de Ciências Sociais. Épocas das quais posso destacar os diferentes destinos para os quais fui direcionado, por diversos motivos e acontecimentos, diversas profissões e ocupações que tive, assim como períodos sombrios e de grande aprendizado. Todas as diferentes situações impostas direcionaram-me para o que culminou na inspiração para escrever este trabalho, e também no objetivo desta pesquisa: analisar o meu estágio docente supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizado no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, que é o colégio no qual fiz meu ensino médio, 40 anos atrás, articulando esse episódio com a minha biografia. Através de tudo o que aconteceu na minha vida, eu discorro sobre os fatos que contribuíram para a formação do meu pensamento como cidadão, política e socialmente. Além disso, levando em conta o que vivi, o que aprendi em minha graduação e em meu estágio docente, debato sobre a relevância do ensino da Sociologia no Ensino Médio. This work presents, using the autobiographical method and in dialogue with School Sociology, part of my life trajectory up to the present moment, passing through times that I consider fundamental and that contributed to my formation as a citizen and directed me to be a student. of Social Sciences. Times from which I can highlight the different destinations to which I was directed, for different reasons and events, different professions and occupations that I had, as well as dark periods and of great learning. All the different imposed situations led me to what culminated in the inspiration to write this work, and also in the objective of this research: to analyze my supervised teaching internship in the Degree in Social Sciences at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), held at Colégio Estadual Júlio de Castilhos, which is the school where I did my high school, 40 years ago, articulating this episode with my biography. Through everything that happened in my life, I discuss the facts that contributed to the formation of my thinking as a citizen, politically and socially. In addition, taking into account what I experienced, what I learned in my graduation and in my teaching internship, I discuss the relevance of teaching Sociology in High School.application/pdfporSociologia da educaçãoAutobiografiaEstágio de docênciaSupervisãoSupervised teaching internshipSchool sociologyAutobiographyA experiência do estágio de docência em ciências sociais : reflexões autobiográficasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001188068.pdf.txt001188068.pdf.txtExtracted Texttext/plain84867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267324/2/001188068.pdf.txt91aaba4ddfefb1e9b7a296e3abb53229MD52ORIGINAL001188068.pdfTexto completoapplication/pdf642506http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267324/1/001188068.pdfad78a759b95c707193d7b99e0e5aa97dMD5110183/2673242023-11-22 04:27:58.416347oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267324Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-22T06:27:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A experiência do estágio de docência em ciências sociais : reflexões autobiográficas
title A experiência do estágio de docência em ciências sociais : reflexões autobiográficas
spellingShingle A experiência do estágio de docência em ciências sociais : reflexões autobiográficas
Santos, Sérgio Luiz dos
Sociologia da educação
Autobiografia
Estágio de docência
Supervisão
Supervised teaching internship
School sociology
Autobiography
title_short A experiência do estágio de docência em ciências sociais : reflexões autobiográficas
title_full A experiência do estágio de docência em ciências sociais : reflexões autobiográficas
title_fullStr A experiência do estágio de docência em ciências sociais : reflexões autobiográficas
title_full_unstemmed A experiência do estágio de docência em ciências sociais : reflexões autobiográficas
title_sort A experiência do estágio de docência em ciências sociais : reflexões autobiográficas
author Santos, Sérgio Luiz dos
author_facet Santos, Sérgio Luiz dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sérgio Luiz dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caprara, Bernardo Mattes
contributor_str_mv Caprara, Bernardo Mattes
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da educação
Autobiografia
Estágio de docência
Supervisão
topic Sociologia da educação
Autobiografia
Estágio de docência
Supervisão
Supervised teaching internship
School sociology
Autobiography
dc.subject.eng.fl_str_mv Supervised teaching internship
School sociology
Autobiography
description Este trabalho apresenta, com o uso do método autobiográfico e em diálogo com a Sociologia Escolar, parte de minha trajetória de vida até o presente momento, passando por épocas que considero fundamentais e que contribuíram para a minha formação como cidadão e me direcionaram a ser estudante de Ciências Sociais. Épocas das quais posso destacar os diferentes destinos para os quais fui direcionado, por diversos motivos e acontecimentos, diversas profissões e ocupações que tive, assim como períodos sombrios e de grande aprendizado. Todas as diferentes situações impostas direcionaram-me para o que culminou na inspiração para escrever este trabalho, e também no objetivo desta pesquisa: analisar o meu estágio docente supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizado no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, que é o colégio no qual fiz meu ensino médio, 40 anos atrás, articulando esse episódio com a minha biografia. Através de tudo o que aconteceu na minha vida, eu discorro sobre os fatos que contribuíram para a formação do meu pensamento como cidadão, política e socialmente. Além disso, levando em conta o que vivi, o que aprendi em minha graduação e em meu estágio docente, debato sobre a relevância do ensino da Sociologia no Ensino Médio. This work presents, using the autobiographical method and in dialogue with School Sociology, part of my life trajectory up to the present moment, passing through times that I consider fundamental and that contributed to my formation as a citizen and directed me to be a student. of Social Sciences. Times from which I can highlight the different destinations to which I was directed, for different reasons and events, different professions and occupations that I had, as well as dark periods and of great learning. All the different imposed situations led me to what culminated in the inspiration to write this work, and also in the objective of this research: to analyze my supervised teaching internship in the Degree in Social Sciences at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), held at Colégio Estadual Júlio de Castilhos, which is the school where I did my high school, 40 years ago, articulating this episode with my biography. Through everything that happened in my life, I discuss the facts that contributed to the formation of my thinking as a citizen, politically and socially. In addition, taking into account what I experienced, what I learned in my graduation and in my teaching internship, I discuss the relevance of teaching Sociology in High School.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-21T03:30:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267324
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001188068
url http://hdl.handle.net/10183/267324
identifier_str_mv 001188068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267324/2/001188068.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267324/1/001188068.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 91aaba4ddfefb1e9b7a296e3abb53229
ad78a759b95c707193d7b99e0e5aa97d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224670292213760