Qual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Paula Magalhães
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151292
Resumo: Este trabalho trata sobre o tema representação de mulheres na história da arte, em livros didáticos e na escola em que foi realizado o estágio pela autora. Dividido em três diferentes momentos no primeiro questiono a falta de mulheres artistas na história em geral, e na arte, para por em xeque o cânone histórico ocidental estabelecido por homens brancos, buscando responder questões como: De que pontos de vista são contadas essas histórias? Onde está a mulher na história da arte? Qual a importância da representação na história da arte? Para tornar possível essa pesquisa, analiso quatro livros didáticos aprovados pelo PNLD - Arte 2017, questionando, principalmente, a representação de mulheres artistas em tais livros. Assim, procuro responder as questões: Que artistas estão nos livros didáticos de Artes Visuais hoje? Como são mostradas as mulheres artistas nos livros? De onde são os artistas visuais brasileiros que estão nos livros didáticos? Também é interrogado no texto a atuação da autora como professora, pensando no papel da mulher na escola e no desenvolvimento das atividades realizadas no estágio. A teoria se apoia em autoras como Chimamanda Adichie, Gerda Lerner, entre outras. Quanto a resultados, sobre a representação das mulheres em sala de aula, nos livros didáticos e na história da arte foi notável na pesquisa a falta das mesmas, apontando que é necessário insistir, mostrar essas mulheres e também as pessoas das mais diversas etnias, por exemplo, revelar que elas existem e que fazem parte da história.
id UFRGS-2_1f0344a5af692d89efe37de883882c57
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151292
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Maria Paula MagalhãesVitelli, Celso2017-01-26T02:29:01Z2016http://hdl.handle.net/10183/151292001011104Este trabalho trata sobre o tema representação de mulheres na história da arte, em livros didáticos e na escola em que foi realizado o estágio pela autora. Dividido em três diferentes momentos no primeiro questiono a falta de mulheres artistas na história em geral, e na arte, para por em xeque o cânone histórico ocidental estabelecido por homens brancos, buscando responder questões como: De que pontos de vista são contadas essas histórias? Onde está a mulher na história da arte? Qual a importância da representação na história da arte? Para tornar possível essa pesquisa, analiso quatro livros didáticos aprovados pelo PNLD - Arte 2017, questionando, principalmente, a representação de mulheres artistas em tais livros. Assim, procuro responder as questões: Que artistas estão nos livros didáticos de Artes Visuais hoje? Como são mostradas as mulheres artistas nos livros? De onde são os artistas visuais brasileiros que estão nos livros didáticos? Também é interrogado no texto a atuação da autora como professora, pensando no papel da mulher na escola e no desenvolvimento das atividades realizadas no estágio. A teoria se apoia em autoras como Chimamanda Adichie, Gerda Lerner, entre outras. Quanto a resultados, sobre a representação das mulheres em sala de aula, nos livros didáticos e na história da arte foi notável na pesquisa a falta das mesmas, apontando que é necessário insistir, mostrar essas mulheres e também as pessoas das mais diversas etnias, por exemplo, revelar que elas existem e que fazem parte da história.application/pdfporMulherLivro didáticoEnsinoArteHistóriaQual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2016Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001011104.pdf001011104.pdfTexto completoapplication/pdf6923676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151292/1/001011104.pdf930d02e95c054e1931a4767c83c06c22MD51TEXT001011104.pdf.txt001011104.pdf.txtExtracted Texttext/plain108221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151292/2/001011104.pdf.txt9da51555e124e58af3a4cb3d0793243aMD5210183/1512922017-01-27 02:19:51.546317oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151292Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-01-27T04:19:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Qual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorte
title Qual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorte
spellingShingle Qual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorte
Silva, Maria Paula Magalhães
Mulher
Livro didático
Ensino
Arte
História
title_short Qual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorte
title_full Qual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorte
title_fullStr Qual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorte
title_full_unstemmed Qual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorte
title_sort Qual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorte
author Silva, Maria Paula Magalhães
author_facet Silva, Maria Paula Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Paula Magalhães
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vitelli, Celso
contributor_str_mv Vitelli, Celso
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
Livro didático
Ensino
Arte
História
topic Mulher
Livro didático
Ensino
Arte
História
description Este trabalho trata sobre o tema representação de mulheres na história da arte, em livros didáticos e na escola em que foi realizado o estágio pela autora. Dividido em três diferentes momentos no primeiro questiono a falta de mulheres artistas na história em geral, e na arte, para por em xeque o cânone histórico ocidental estabelecido por homens brancos, buscando responder questões como: De que pontos de vista são contadas essas histórias? Onde está a mulher na história da arte? Qual a importância da representação na história da arte? Para tornar possível essa pesquisa, analiso quatro livros didáticos aprovados pelo PNLD - Arte 2017, questionando, principalmente, a representação de mulheres artistas em tais livros. Assim, procuro responder as questões: Que artistas estão nos livros didáticos de Artes Visuais hoje? Como são mostradas as mulheres artistas nos livros? De onde são os artistas visuais brasileiros que estão nos livros didáticos? Também é interrogado no texto a atuação da autora como professora, pensando no papel da mulher na escola e no desenvolvimento das atividades realizadas no estágio. A teoria se apoia em autoras como Chimamanda Adichie, Gerda Lerner, entre outras. Quanto a resultados, sobre a representação das mulheres em sala de aula, nos livros didáticos e na história da arte foi notável na pesquisa a falta das mesmas, apontando que é necessário insistir, mostrar essas mulheres e também as pessoas das mais diversas etnias, por exemplo, revelar que elas existem e que fazem parte da história.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-26T02:29:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151292
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001011104
url http://hdl.handle.net/10183/151292
identifier_str_mv 001011104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151292/1/001011104.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151292/2/001011104.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 930d02e95c054e1931a4767c83c06c22
9da51555e124e58af3a4cb3d0793243a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224522778542080