Qual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151292 |
Resumo: | Este trabalho trata sobre o tema representação de mulheres na história da arte, em livros didáticos e na escola em que foi realizado o estágio pela autora. Dividido em três diferentes momentos no primeiro questiono a falta de mulheres artistas na história em geral, e na arte, para por em xeque o cânone histórico ocidental estabelecido por homens brancos, buscando responder questões como: De que pontos de vista são contadas essas histórias? Onde está a mulher na história da arte? Qual a importância da representação na história da arte? Para tornar possível essa pesquisa, analiso quatro livros didáticos aprovados pelo PNLD - Arte 2017, questionando, principalmente, a representação de mulheres artistas em tais livros. Assim, procuro responder as questões: Que artistas estão nos livros didáticos de Artes Visuais hoje? Como são mostradas as mulheres artistas nos livros? De onde são os artistas visuais brasileiros que estão nos livros didáticos? Também é interrogado no texto a atuação da autora como professora, pensando no papel da mulher na escola e no desenvolvimento das atividades realizadas no estágio. A teoria se apoia em autoras como Chimamanda Adichie, Gerda Lerner, entre outras. Quanto a resultados, sobre a representação das mulheres em sala de aula, nos livros didáticos e na história da arte foi notável na pesquisa a falta das mesmas, apontando que é necessário insistir, mostrar essas mulheres e também as pessoas das mais diversas etnias, por exemplo, revelar que elas existem e que fazem parte da história. |
id |
UFRGS-2_1f0344a5af692d89efe37de883882c57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151292 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Maria Paula MagalhãesVitelli, Celso2017-01-26T02:29:01Z2016http://hdl.handle.net/10183/151292001011104Este trabalho trata sobre o tema representação de mulheres na história da arte, em livros didáticos e na escola em que foi realizado o estágio pela autora. Dividido em três diferentes momentos no primeiro questiono a falta de mulheres artistas na história em geral, e na arte, para por em xeque o cânone histórico ocidental estabelecido por homens brancos, buscando responder questões como: De que pontos de vista são contadas essas histórias? Onde está a mulher na história da arte? Qual a importância da representação na história da arte? Para tornar possível essa pesquisa, analiso quatro livros didáticos aprovados pelo PNLD - Arte 2017, questionando, principalmente, a representação de mulheres artistas em tais livros. Assim, procuro responder as questões: Que artistas estão nos livros didáticos de Artes Visuais hoje? Como são mostradas as mulheres artistas nos livros? De onde são os artistas visuais brasileiros que estão nos livros didáticos? Também é interrogado no texto a atuação da autora como professora, pensando no papel da mulher na escola e no desenvolvimento das atividades realizadas no estágio. A teoria se apoia em autoras como Chimamanda Adichie, Gerda Lerner, entre outras. Quanto a resultados, sobre a representação das mulheres em sala de aula, nos livros didáticos e na história da arte foi notável na pesquisa a falta das mesmas, apontando que é necessário insistir, mostrar essas mulheres e também as pessoas das mais diversas etnias, por exemplo, revelar que elas existem e que fazem parte da história.application/pdfporMulherLivro didáticoEnsinoArteHistóriaQual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2016Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001011104.pdf001011104.pdfTexto completoapplication/pdf6923676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151292/1/001011104.pdf930d02e95c054e1931a4767c83c06c22MD51TEXT001011104.pdf.txt001011104.pdf.txtExtracted Texttext/plain108221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151292/2/001011104.pdf.txt9da51555e124e58af3a4cb3d0793243aMD5210183/1512922017-01-27 02:19:51.546317oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151292Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-01-27T04:19:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Qual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorte |
title |
Qual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorte |
spellingShingle |
Qual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorte Silva, Maria Paula Magalhães Mulher Livro didático Ensino Arte História |
title_short |
Qual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorte |
title_full |
Qual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorte |
title_fullStr |
Qual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorte |
title_full_unstemmed |
Qual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorte |
title_sort |
Qual o espaço de representação das mulheres nos livros didáticos de ensino de arte? um olhar em recorte |
author |
Silva, Maria Paula Magalhães |
author_facet |
Silva, Maria Paula Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Paula Magalhães |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vitelli, Celso |
contributor_str_mv |
Vitelli, Celso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulher Livro didático Ensino Arte História |
topic |
Mulher Livro didático Ensino Arte História |
description |
Este trabalho trata sobre o tema representação de mulheres na história da arte, em livros didáticos e na escola em que foi realizado o estágio pela autora. Dividido em três diferentes momentos no primeiro questiono a falta de mulheres artistas na história em geral, e na arte, para por em xeque o cânone histórico ocidental estabelecido por homens brancos, buscando responder questões como: De que pontos de vista são contadas essas histórias? Onde está a mulher na história da arte? Qual a importância da representação na história da arte? Para tornar possível essa pesquisa, analiso quatro livros didáticos aprovados pelo PNLD - Arte 2017, questionando, principalmente, a representação de mulheres artistas em tais livros. Assim, procuro responder as questões: Que artistas estão nos livros didáticos de Artes Visuais hoje? Como são mostradas as mulheres artistas nos livros? De onde são os artistas visuais brasileiros que estão nos livros didáticos? Também é interrogado no texto a atuação da autora como professora, pensando no papel da mulher na escola e no desenvolvimento das atividades realizadas no estágio. A teoria se apoia em autoras como Chimamanda Adichie, Gerda Lerner, entre outras. Quanto a resultados, sobre a representação das mulheres em sala de aula, nos livros didáticos e na história da arte foi notável na pesquisa a falta das mesmas, apontando que é necessário insistir, mostrar essas mulheres e também as pessoas das mais diversas etnias, por exemplo, revelar que elas existem e que fazem parte da história. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-26T02:29:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151292 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001011104 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151292 |
identifier_str_mv |
001011104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151292/1/001011104.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151292/2/001011104.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
930d02e95c054e1931a4767c83c06c22 9da51555e124e58af3a4cb3d0793243a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224522778542080 |