Mulheres adultas maduras e idosas na EJA : caminhos e perspectivas no retorno à escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julio, Aline dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115727
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma reflexão acerca da escolarização de mulheres adultas maduras e idosas de uma turma de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos. Através da análise de suas trajetórias de vida, a autora busca compreender os motivos e as expectativas dessas mulheres no retorno à vida escolar. O tema abordado na pesquisa nasceu durante a realização do estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia, partindo das observações durante a prática docente e da aproximação com as alunas. A pesquisa de abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada, foi realizada com quatro alunas estudantes de uma Escola Estadual na cidade de Porto Alegre. Os referenciais do presente trabalho se apoiam nos teóricos estudados durante a graduação com revisão teórica das questões relacionadas à Gerontologia Educacional, à Educação de Jovens e Adultos e no Parecer CNE/CEB 11/2000. Os dados obtidos nas entrevistas foram transcritos e analisados. O trabalho precoce, a ausência de escola ou difícil acesso a ela se apresentaram como principais fatores de exclusão escolar na infância. O tempo livre, a busca por um espaço de socialização e a alfabetização se apresentaram como os principais motivadores para o retorno à escola.
id UFRGS-2_1f5de9d9f2812ddecc36d00406eef526
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115727
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Julio, Aline dos SantosDoll, Johannes2015-05-01T01:58:11Z2014http://hdl.handle.net/10183/115727000954094O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma reflexão acerca da escolarização de mulheres adultas maduras e idosas de uma turma de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos. Através da análise de suas trajetórias de vida, a autora busca compreender os motivos e as expectativas dessas mulheres no retorno à vida escolar. O tema abordado na pesquisa nasceu durante a realização do estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia, partindo das observações durante a prática docente e da aproximação com as alunas. A pesquisa de abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada, foi realizada com quatro alunas estudantes de uma Escola Estadual na cidade de Porto Alegre. Os referenciais do presente trabalho se apoiam nos teóricos estudados durante a graduação com revisão teórica das questões relacionadas à Gerontologia Educacional, à Educação de Jovens e Adultos e no Parecer CNE/CEB 11/2000. Os dados obtidos nas entrevistas foram transcritos e analisados. O trabalho precoce, a ausência de escola ou difícil acesso a ela se apresentaram como principais fatores de exclusão escolar na infância. O tempo livre, a busca por um espaço de socialização e a alfabetização se apresentaram como os principais motivadores para o retorno à escola.application/pdfporEducação de jovens e adultosMulherGerontologia educacionalMulheres adultas maduras e idosas na EJA : caminhos e perspectivas no retorno à escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulPorto Alegre, BR-RSPedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954094.pdf000954094.pdfTexto completoapplication/pdf570844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115727/1/000954094.pdfaf6c0109beeb7c92b4aa22608339f65fMD51TEXT000954094.pdf.txt000954094.pdf.txtExtracted Texttext/plain73830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115727/2/000954094.pdf.txtc583b18bd627d64a594f62bc12351ee8MD52THUMBNAIL000954094.pdf.jpg000954094.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115727/3/000954094.pdf.jpg99c3a6f00ce48d8c3eeeb421a59e1fe8MD5310183/1157272018-10-22 07:38:37.245oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115727Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:38:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mulheres adultas maduras e idosas na EJA : caminhos e perspectivas no retorno à escola
title Mulheres adultas maduras e idosas na EJA : caminhos e perspectivas no retorno à escola
spellingShingle Mulheres adultas maduras e idosas na EJA : caminhos e perspectivas no retorno à escola
Julio, Aline dos Santos
Educação de jovens e adultos
Mulher
Gerontologia educacional
title_short Mulheres adultas maduras e idosas na EJA : caminhos e perspectivas no retorno à escola
title_full Mulheres adultas maduras e idosas na EJA : caminhos e perspectivas no retorno à escola
title_fullStr Mulheres adultas maduras e idosas na EJA : caminhos e perspectivas no retorno à escola
title_full_unstemmed Mulheres adultas maduras e idosas na EJA : caminhos e perspectivas no retorno à escola
title_sort Mulheres adultas maduras e idosas na EJA : caminhos e perspectivas no retorno à escola
author Julio, Aline dos Santos
author_facet Julio, Aline dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Julio, Aline dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Doll, Johannes
contributor_str_mv Doll, Johannes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Mulher
Gerontologia educacional
topic Educação de jovens e adultos
Mulher
Gerontologia educacional
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma reflexão acerca da escolarização de mulheres adultas maduras e idosas de uma turma de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos. Através da análise de suas trajetórias de vida, a autora busca compreender os motivos e as expectativas dessas mulheres no retorno à vida escolar. O tema abordado na pesquisa nasceu durante a realização do estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia, partindo das observações durante a prática docente e da aproximação com as alunas. A pesquisa de abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada, foi realizada com quatro alunas estudantes de uma Escola Estadual na cidade de Porto Alegre. Os referenciais do presente trabalho se apoiam nos teóricos estudados durante a graduação com revisão teórica das questões relacionadas à Gerontologia Educacional, à Educação de Jovens e Adultos e no Parecer CNE/CEB 11/2000. Os dados obtidos nas entrevistas foram transcritos e analisados. O trabalho precoce, a ausência de escola ou difícil acesso a ela se apresentaram como principais fatores de exclusão escolar na infância. O tempo livre, a busca por um espaço de socialização e a alfabetização se apresentaram como os principais motivadores para o retorno à escola.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-01T01:58:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115727
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000954094
url http://hdl.handle.net/10183/115727
identifier_str_mv 000954094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115727/1/000954094.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115727/2/000954094.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115727/3/000954094.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv af6c0109beeb7c92b4aa22608339f65f
c583b18bd627d64a594f62bc12351ee8
99c3a6f00ce48d8c3eeeb421a59e1fe8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483887906816