Parâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157736 |
Resumo: | Este trabalho identifica e analisa as necessidades e perfil de alunos de graduação de um curso de matemática na UFRGS com relação a um glossário da área de especialidade em questão. A partir dos levantamentos e análises realizados, o objetivo da pesquisa é estabelecer parâmetros para o desenvolvimento de um glossário online bilíngue em línguas inglesa e portuguesa com termos da área da matemática a partir das necessidades dos alunos da graduação em matemática. O trabalho utiliza os princípios teóricos da Teoria Comunicativa da Terminologia (Cabré, 1999), da Lexicografia Especializada Pedagógica (Fuertes - Oliveira, 2008, 2010), do ensino de Língua Inglesa para Fins Específicos (Hutchinson e Waters, 1987) e da Linguística de Corpus (Berber Sardinha, 2004) para atingir o objetivo proposto. O processo de identificação do perfil e das necessidades dos alunos, quanto a termos, estratégias de pesquisa, artigos utilizados e expectativas com relação a um glossário, aconteceu através de atividades desenvolvidas durante as aulas da disciplina de Inglês Instrumental e de um questionário online aplicado a um grupo de alunos de graduação. Os resultados do trabalho servem de insumo para construir parâmetros para a elaboração de dicionários especializados. |
id |
UFRGS-2_1f626e9d5560e16ceb60701bdd102892 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157736 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fortuna, Aline da RosaBocorny, Ana Eliza Pereira2017-05-11T02:25:30Z2016http://hdl.handle.net/10183/157736001018576Este trabalho identifica e analisa as necessidades e perfil de alunos de graduação de um curso de matemática na UFRGS com relação a um glossário da área de especialidade em questão. A partir dos levantamentos e análises realizados, o objetivo da pesquisa é estabelecer parâmetros para o desenvolvimento de um glossário online bilíngue em línguas inglesa e portuguesa com termos da área da matemática a partir das necessidades dos alunos da graduação em matemática. O trabalho utiliza os princípios teóricos da Teoria Comunicativa da Terminologia (Cabré, 1999), da Lexicografia Especializada Pedagógica (Fuertes - Oliveira, 2008, 2010), do ensino de Língua Inglesa para Fins Específicos (Hutchinson e Waters, 1987) e da Linguística de Corpus (Berber Sardinha, 2004) para atingir o objetivo proposto. O processo de identificação do perfil e das necessidades dos alunos, quanto a termos, estratégias de pesquisa, artigos utilizados e expectativas com relação a um glossário, aconteceu através de atividades desenvolvidas durante as aulas da disciplina de Inglês Instrumental e de um questionário online aplicado a um grupo de alunos de graduação. Os resultados do trabalho servem de insumo para construir parâmetros para a elaboração de dicionários especializados.This project identifies and analyzes the needs and profile of undergraduate students of a Math course at UFRGS concerning a glossary. From the analyses and surveys conducted, the objective of this research is to establish parameters to the development of an online glossary in Portuguese and English with terms in the field of Math based on the needs of undergraduate students of Math. For this paper are used the theoretical principles of Communicative Theory of Terminology (Cabré, 1999), Pedagogical Specialized Lexicography (Fuertes - Oliveira, 2008, 2010), teaching of English for Specific Purposes (Hutchinson and Waters, 1987) and Corpus Linguistics (Berber Sardinha, 2004) to achieve the intended goals. The process of identifying needs and profile of students, concerning terms, research strategies, articles used and expectations regarding a glossary, took place through tasks performed during the classes of the course Inglês Instrumental and an online questionnaire applied to a group of undergraduate students. The project results present parameters to the creation of specialized dictionaries.application/pdfporLexicografiaGlossários especializadosTerminologiaPedagogical specialized lexicographyTerminologyGlossaryTechnologyParâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018576.pdf001018576.pdfTexto completoapplication/pdf574387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157736/1/001018576.pdf6a07e62fbd15a26186654d1f6c7b37daMD51TEXT001018576.pdf.txt001018576.pdf.txtExtracted Texttext/plain68993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157736/2/001018576.pdf.txt2f656296364670a7afaf247395931c3aMD52THUMBNAIL001018576.pdf.jpg001018576.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157736/3/001018576.pdf.jpg0a3602be66df3f1d5015b983de9bddcdMD5310183/1577362018-10-29 09:16:41.413oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157736Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:16:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Parâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGS |
title |
Parâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGS |
spellingShingle |
Parâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGS Fortuna, Aline da Rosa Lexicografia Glossários especializados Terminologia Pedagogical specialized lexicography Terminology Glossary Technology |
title_short |
Parâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGS |
title_full |
Parâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGS |
title_fullStr |
Parâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGS |
title_full_unstemmed |
Parâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGS |
title_sort |
Parâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGS |
author |
Fortuna, Aline da Rosa |
author_facet |
Fortuna, Aline da Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortuna, Aline da Rosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bocorny, Ana Eliza Pereira |
contributor_str_mv |
Bocorny, Ana Eliza Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lexicografia Glossários especializados Terminologia |
topic |
Lexicografia Glossários especializados Terminologia Pedagogical specialized lexicography Terminology Glossary Technology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical specialized lexicography Terminology Glossary Technology |
description |
Este trabalho identifica e analisa as necessidades e perfil de alunos de graduação de um curso de matemática na UFRGS com relação a um glossário da área de especialidade em questão. A partir dos levantamentos e análises realizados, o objetivo da pesquisa é estabelecer parâmetros para o desenvolvimento de um glossário online bilíngue em línguas inglesa e portuguesa com termos da área da matemática a partir das necessidades dos alunos da graduação em matemática. O trabalho utiliza os princípios teóricos da Teoria Comunicativa da Terminologia (Cabré, 1999), da Lexicografia Especializada Pedagógica (Fuertes - Oliveira, 2008, 2010), do ensino de Língua Inglesa para Fins Específicos (Hutchinson e Waters, 1987) e da Linguística de Corpus (Berber Sardinha, 2004) para atingir o objetivo proposto. O processo de identificação do perfil e das necessidades dos alunos, quanto a termos, estratégias de pesquisa, artigos utilizados e expectativas com relação a um glossário, aconteceu através de atividades desenvolvidas durante as aulas da disciplina de Inglês Instrumental e de um questionário online aplicado a um grupo de alunos de graduação. Os resultados do trabalho servem de insumo para construir parâmetros para a elaboração de dicionários especializados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-11T02:25:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157736 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001018576 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157736 |
identifier_str_mv |
001018576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157736/1/001018576.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157736/2/001018576.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157736/3/001018576.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a07e62fbd15a26186654d1f6c7b37da 2f656296364670a7afaf247395931c3a 0a3602be66df3f1d5015b983de9bddcd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224529905713152 |