Parâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortuna, Aline da Rosa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157736
Resumo: Este trabalho identifica e analisa as necessidades e perfil de alunos de graduação de um curso de matemática na UFRGS com relação a um glossário da área de especialidade em questão. A partir dos levantamentos e análises realizados, o objetivo da pesquisa é estabelecer parâmetros para o desenvolvimento de um glossário online bilíngue em línguas inglesa e portuguesa com termos da área da matemática a partir das necessidades dos alunos da graduação em matemática. O trabalho utiliza os princípios teóricos da Teoria Comunicativa da Terminologia (Cabré, 1999), da Lexicografia Especializada Pedagógica (Fuertes - Oliveira, 2008, 2010), do ensino de Língua Inglesa para Fins Específicos (Hutchinson e Waters, 1987) e da Linguística de Corpus (Berber Sardinha, 2004) para atingir o objetivo proposto. O processo de identificação do perfil e das necessidades dos alunos, quanto a termos, estratégias de pesquisa, artigos utilizados e expectativas com relação a um glossário, aconteceu através de atividades desenvolvidas durante as aulas da disciplina de Inglês Instrumental e de um questionário online aplicado a um grupo de alunos de graduação. Os resultados do trabalho servem de insumo para construir parâmetros para a elaboração de dicionários especializados.
id UFRGS-2_1f626e9d5560e16ceb60701bdd102892
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157736
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fortuna, Aline da RosaBocorny, Ana Eliza Pereira2017-05-11T02:25:30Z2016http://hdl.handle.net/10183/157736001018576Este trabalho identifica e analisa as necessidades e perfil de alunos de graduação de um curso de matemática na UFRGS com relação a um glossário da área de especialidade em questão. A partir dos levantamentos e análises realizados, o objetivo da pesquisa é estabelecer parâmetros para o desenvolvimento de um glossário online bilíngue em línguas inglesa e portuguesa com termos da área da matemática a partir das necessidades dos alunos da graduação em matemática. O trabalho utiliza os princípios teóricos da Teoria Comunicativa da Terminologia (Cabré, 1999), da Lexicografia Especializada Pedagógica (Fuertes - Oliveira, 2008, 2010), do ensino de Língua Inglesa para Fins Específicos (Hutchinson e Waters, 1987) e da Linguística de Corpus (Berber Sardinha, 2004) para atingir o objetivo proposto. O processo de identificação do perfil e das necessidades dos alunos, quanto a termos, estratégias de pesquisa, artigos utilizados e expectativas com relação a um glossário, aconteceu através de atividades desenvolvidas durante as aulas da disciplina de Inglês Instrumental e de um questionário online aplicado a um grupo de alunos de graduação. Os resultados do trabalho servem de insumo para construir parâmetros para a elaboração de dicionários especializados.This project identifies and analyzes the needs and profile of undergraduate students of a Math course at UFRGS concerning a glossary. From the analyses and surveys conducted, the objective of this research is to establish parameters to the development of an online glossary in Portuguese and English with terms in the field of Math based on the needs of undergraduate students of Math. For this paper are used the theoretical principles of Communicative Theory of Terminology (Cabré, 1999), Pedagogical Specialized Lexicography (Fuertes - Oliveira, 2008, 2010), teaching of English for Specific Purposes (Hutchinson and Waters, 1987) and Corpus Linguistics (Berber Sardinha, 2004) to achieve the intended goals. The process of identifying needs and profile of students, concerning terms, research strategies, articles used and expectations regarding a glossary, took place through tasks performed during the classes of the course Inglês Instrumental and an online questionnaire applied to a group of undergraduate students. The project results present parameters to the creation of specialized dictionaries.application/pdfporLexicografiaGlossários especializadosTerminologiaPedagogical specialized lexicographyTerminologyGlossaryTechnologyParâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001018576.pdf001018576.pdfTexto completoapplication/pdf574387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157736/1/001018576.pdf6a07e62fbd15a26186654d1f6c7b37daMD51TEXT001018576.pdf.txt001018576.pdf.txtExtracted Texttext/plain68993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157736/2/001018576.pdf.txt2f656296364670a7afaf247395931c3aMD52THUMBNAIL001018576.pdf.jpg001018576.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157736/3/001018576.pdf.jpg0a3602be66df3f1d5015b983de9bddcdMD5310183/1577362018-10-29 09:16:41.413oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157736Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:16:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Parâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGS
title Parâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGS
spellingShingle Parâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGS
Fortuna, Aline da Rosa
Lexicografia
Glossários especializados
Terminologia
Pedagogical specialized lexicography
Terminology
Glossary
Technology
title_short Parâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGS
title_full Parâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGS
title_fullStr Parâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGS
title_full_unstemmed Parâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGS
title_sort Parâmetros para a construção de um glossário online bilíngue de matemática baseado nas necessidades dos alunos da graduação na UFRGS
author Fortuna, Aline da Rosa
author_facet Fortuna, Aline da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortuna, Aline da Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bocorny, Ana Eliza Pereira
contributor_str_mv Bocorny, Ana Eliza Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Lexicografia
Glossários especializados
Terminologia
topic Lexicografia
Glossários especializados
Terminologia
Pedagogical specialized lexicography
Terminology
Glossary
Technology
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical specialized lexicography
Terminology
Glossary
Technology
description Este trabalho identifica e analisa as necessidades e perfil de alunos de graduação de um curso de matemática na UFRGS com relação a um glossário da área de especialidade em questão. A partir dos levantamentos e análises realizados, o objetivo da pesquisa é estabelecer parâmetros para o desenvolvimento de um glossário online bilíngue em línguas inglesa e portuguesa com termos da área da matemática a partir das necessidades dos alunos da graduação em matemática. O trabalho utiliza os princípios teóricos da Teoria Comunicativa da Terminologia (Cabré, 1999), da Lexicografia Especializada Pedagógica (Fuertes - Oliveira, 2008, 2010), do ensino de Língua Inglesa para Fins Específicos (Hutchinson e Waters, 1987) e da Linguística de Corpus (Berber Sardinha, 2004) para atingir o objetivo proposto. O processo de identificação do perfil e das necessidades dos alunos, quanto a termos, estratégias de pesquisa, artigos utilizados e expectativas com relação a um glossário, aconteceu através de atividades desenvolvidas durante as aulas da disciplina de Inglês Instrumental e de um questionário online aplicado a um grupo de alunos de graduação. Os resultados do trabalho servem de insumo para construir parâmetros para a elaboração de dicionários especializados.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-11T02:25:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157736
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001018576
url http://hdl.handle.net/10183/157736
identifier_str_mv 001018576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157736/1/001018576.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157736/2/001018576.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157736/3/001018576.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a07e62fbd15a26186654d1f6c7b37da
2f656296364670a7afaf247395931c3a
0a3602be66df3f1d5015b983de9bddcd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224529905713152