Acesso à educação superior para refugiados em universidades públicas federais do sul do Brasil : uma análise dos editais de ingresso como política pública educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Paula Silveira dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259822
Resumo: Essa pesquisa apresenta como tema central o acesso à educação superior no Brasil para refugiados em universidades públicas federais do sul do Brasil. Tem por objetivo geral discutir a qualidade dos editais de ingresso para refugiados e como esses instrumentos viabilizam ou inviabilizam o ingresso dessa população às instituições de ensino superior. Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa, por meio de revisão documental dos editais mais recentes disponibilizados publicamente pelas universidades públicas federais do sul do Brasil. Foram mapeadas, ao todo, dez universidades públicas federais. A coleta desses dados foi feita através do site oficial de cada instituição. A análise dos dados foi realizada por meio do conteúdo dos próprios editais e organizada em quatro tabelas com o instituto a aferir a existência de critérios excessivos e também de critérios efetivos para o ingresso. O resultado obtido foi de que apesar dos esforços de viabilização de acesso por meio de política educacional, a falta de padronização dos editais pode gerar insegurança e dificultar o acesso dos refugiados ao ensino superior, Dessa forma, é necessário que as universidades aprimorem os seus processos seletivos e revisem os seus critérios de seleção.
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