Acesso à educação superior para refugiados em universidades públicas federais do sul do Brasil : uma análise dos editais de ingresso como política pública educacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259822 |
Resumo: | Essa pesquisa apresenta como tema central o acesso à educação superior no Brasil para refugiados em universidades públicas federais do sul do Brasil. Tem por objetivo geral discutir a qualidade dos editais de ingresso para refugiados e como esses instrumentos viabilizam ou inviabilizam o ingresso dessa população às instituições de ensino superior. Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa, por meio de revisão documental dos editais mais recentes disponibilizados publicamente pelas universidades públicas federais do sul do Brasil. Foram mapeadas, ao todo, dez universidades públicas federais. A coleta desses dados foi feita através do site oficial de cada instituição. A análise dos dados foi realizada por meio do conteúdo dos próprios editais e organizada em quatro tabelas com o instituto a aferir a existência de critérios excessivos e também de critérios efetivos para o ingresso. O resultado obtido foi de que apesar dos esforços de viabilização de acesso por meio de política educacional, a falta de padronização dos editais pode gerar insegurança e dificultar o acesso dos refugiados ao ensino superior, Dessa forma, é necessário que as universidades aprimorem os seus processos seletivos e revisem os seus critérios de seleção. |
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Santos, Ana Paula Silveira dosOlivar Jimenez, Martha Lucia2023-07-04T03:49:29Z2023http://hdl.handle.net/10183/259822001168661Essa pesquisa apresenta como tema central o acesso à educação superior no Brasil para refugiados em universidades públicas federais do sul do Brasil. Tem por objetivo geral discutir a qualidade dos editais de ingresso para refugiados e como esses instrumentos viabilizam ou inviabilizam o ingresso dessa população às instituições de ensino superior. Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa, por meio de revisão documental dos editais mais recentes disponibilizados publicamente pelas universidades públicas federais do sul do Brasil. Foram mapeadas, ao todo, dez universidades públicas federais. A coleta desses dados foi feita através do site oficial de cada instituição. A análise dos dados foi realizada por meio do conteúdo dos próprios editais e organizada em quatro tabelas com o instituto a aferir a existência de critérios excessivos e também de critérios efetivos para o ingresso. O resultado obtido foi de que apesar dos esforços de viabilização de acesso por meio de política educacional, a falta de padronização dos editais pode gerar insegurança e dificultar o acesso dos refugiados ao ensino superior, Dessa forma, é necessário que as universidades aprimorem os seus processos seletivos e revisem os seus critérios de seleção.This research presents as its central theme the access to higher education in Brazil for refugees in federal public universities in the southern region of Brazil. Its general objective is to discuss the quality of entrance notices for refugees and how these instruments make possible or impossible the entrance of this population to higher education institutions. This is a quantitative-qualitative research, through document review of the most recent notices publicly available from federal public universities in southern Brazil. A total of ten federal public universities were mapped. Data collection was carried out through the official website of each institution. Data analysis was carried out through the content of the notices themselves and organized into four tables to assess the existence of excessive and effective criteria for admission. The result obtained was that despite the efforts to facilitate access through educational policy, the lack of standardization of notices can generate insecurity and hinder refugees' access to higher education. Therefore, it is necessary for universities to improve their selection processes and review their selection criteria.application/pdfporDireito à educaçãoEnsino superiorRefugiadosPolíticas públicasEducação públicaUndergraduate educational rightsRefugeesPublic policiesHuman rightsPublic educationAcesso à educação superior para refugiados em universidades públicas federais do sul do Brasil : uma análise dos editais de ingresso como política pública educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de DireitoPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Jurídicas e Sociaisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168661.pdf.txt001168661.pdf.txtExtracted Texttext/plain96902http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259822/2/001168661.pdf.txtb8a3385858894d218d0308b2887c00cfMD52ORIGINAL001168661.pdfTexto completoapplication/pdf1083960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259822/1/001168661.pdf52f02dfba09786961453afd5b8eea4a1MD5110183/2598222023-07-05 03:47:20.453937oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259822Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-05T06:47:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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