Psicodiagnóstico na internação psiquiátrica da infância e adolescência : panorama do triênio 2015-2016-2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guinsburg, Stephanie Zunino Noélli
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cunegatto, Fernanda Rohrsetzer, Lima, Flávia Moreira, Castan, Juliana Unis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204678
Resumo: Introdução: A internação psiquiátrica é um recurso terapêutico utilizado para a estabilização dos sintomas, contenção de riscos, elucidação diagnóstica e planejamento terapêutico. O psicodiagnóstico permite acesso a questões emocionais e cognitivas do indivíduo. Objetiva-se apresentar um panorama referente à realização de psicodiagnósticos em leitos da especialidade da Psiquiatria Infância e Adolescência de um hospital geral nos anos 2015, 2016 e 2017. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, em que foram obtidas informações a partir do prontuário eletrônico de pacientes internados em leitos da especialidade. Os dados analisados foram sexo, idade, naturalidade, realização de psicodiagnóstico, motivo e tempo de internação. Resultados: Durante o triênio estudado, houve realização de psicodiagnóstico em 65,1% das internações. Entretanto, constatou-se diminuição estatisticamente significativamente (p = 0,006) no número de psicodiagnósticos em relação ao número de internações: 82% em 2015; 63% em 2016; e 53% em 2017. Conclusão: Esta diminuição no número de psicodiagnósticos realizados durante a internação indica que houve uma mudança nesse processo, onde se passou de um período em que a grande maioria das crianças e adolescentes (82%) realizava a avaliação, para um panorama onde metade dos pacientes (53%) realiza o psicodiagnóstico. Esse resultado sugere que estratégias de psicoeducação, voltadas para equipes assistentes, tendo por objetivo otimizar custo-efetividade e qualidade da assistência, levaram esses profissionais a refletirem sobre relevância, riscos e benefícios da realização do psicodiagnóstico durante a internação psiquiátrica de crianças e adolescentes.
id UFRGS-2_1f8f5705d92b57249a19bc43f9652979
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204678
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guinsburg, Stephanie Zunino NoélliCunegatto, Fernanda RohrsetzerLima, Flávia MoreiraCastan, Juliana Unis2020-01-21T04:15:30Z20192357-9730http://hdl.handle.net/10183/204678001109798Introdução: A internação psiquiátrica é um recurso terapêutico utilizado para a estabilização dos sintomas, contenção de riscos, elucidação diagnóstica e planejamento terapêutico. O psicodiagnóstico permite acesso a questões emocionais e cognitivas do indivíduo. Objetiva-se apresentar um panorama referente à realização de psicodiagnósticos em leitos da especialidade da Psiquiatria Infância e Adolescência de um hospital geral nos anos 2015, 2016 e 2017. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, em que foram obtidas informações a partir do prontuário eletrônico de pacientes internados em leitos da especialidade. Os dados analisados foram sexo, idade, naturalidade, realização de psicodiagnóstico, motivo e tempo de internação. Resultados: Durante o triênio estudado, houve realização de psicodiagnóstico em 65,1% das internações. Entretanto, constatou-se diminuição estatisticamente significativamente (p = 0,006) no número de psicodiagnósticos em relação ao número de internações: 82% em 2015; 63% em 2016; e 53% em 2017. Conclusão: Esta diminuição no número de psicodiagnósticos realizados durante a internação indica que houve uma mudança nesse processo, onde se passou de um período em que a grande maioria das crianças e adolescentes (82%) realizava a avaliação, para um panorama onde metade dos pacientes (53%) realiza o psicodiagnóstico. Esse resultado sugere que estratégias de psicoeducação, voltadas para equipes assistentes, tendo por objetivo otimizar custo-efetividade e qualidade da assistência, levaram esses profissionais a refletirem sobre relevância, riscos e benefícios da realização do psicodiagnóstico durante a internação psiquiátrica de crianças e adolescentes.Introduction: Inpatient psychiatry is a therapeutic resource for symptom stabilization, risk management, diagnostic clarification and/or treatment planning. Psychological assessment provides information on emotional and cognitive functioning. This study aims to provide an overview of psychological assessment in a child and adolescent inpatient psychiatric unit at a general hospital in southern Brazil in 2015, 2016 and 2017. Methods: This cross-sectional retrospective study obtained information from electronic medical records of patients admitted to the hospital psychiatric unit. Data for analysis were sex, age, place of birth, psychological assessment, reason and length of stay. Results: In those three years, psychological assessments were requested in 65.1% of all unit admissions. However, there was a statistically significant decrease (p = 0.006) in the number of psychological assessments in relation to the number of admissions: 82% in 2015; 63% in 2016; and 53% in 2017. Conclusion: The decrease in the number of psychological assessments performed in the inpatient unit indicates that there was some changes in the process, as first most children and adolescents (82%) underwent the assessment and then the rate reduced to half of all patients (53%). This can be explained by the implementation of strategies to educate the health care team about psychological assessment, with the purpose of improving costeffectiveness and quality of care. This led to greater reflection on relevance, risks and benefits of psychological assessment in a child and adolescent inpatient psychiatric unit.application/pdfporClinical and biomedical research. Porto Alegre. vol. 39, no. 3 (2019), p. 216-219.Entrevista psicológicaHospitalizaçãoCriançaAdolescentePsychological diagnosisPsychological assessmentInpatient psychiatric unitBrazilChildrenAdolescentsPsicodiagnóstico na internação psiquiátrica da infância e adolescência : panorama do triênio 2015-2016-2017Psychological assessment in a child and adolescent inpatient psychiatric unit : 2015-2016-2017 triennial overviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109798.pdf.txt001109798.pdf.txtExtracted Texttext/plain19552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204678/2/001109798.pdf.txt2fd76668642adaf7fba550cfc5d7aa07MD52ORIGINAL001109798.pdfTexto completoapplication/pdf238019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204678/1/001109798.pdff728fbdc0585656c6188bfcc929eb04aMD5110183/2046782020-01-22 05:11:02.568388oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204678Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-22T07:11:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Psicodiagnóstico na internação psiquiátrica da infância e adolescência : panorama do triênio 2015-2016-2017
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Psychological assessment in a child and adolescent inpatient psychiatric unit : 2015-2016-2017 triennial overview
title Psicodiagnóstico na internação psiquiátrica da infância e adolescência : panorama do triênio 2015-2016-2017
spellingShingle Psicodiagnóstico na internação psiquiátrica da infância e adolescência : panorama do triênio 2015-2016-2017
Guinsburg, Stephanie Zunino Noélli
Entrevista psicológica
Hospitalização
Criança
Adolescente
Psychological diagnosis
Psychological assessment
Inpatient psychiatric unit
Brazil
Children
Adolescents
title_short Psicodiagnóstico na internação psiquiátrica da infância e adolescência : panorama do triênio 2015-2016-2017
title_full Psicodiagnóstico na internação psiquiátrica da infância e adolescência : panorama do triênio 2015-2016-2017
title_fullStr Psicodiagnóstico na internação psiquiátrica da infância e adolescência : panorama do triênio 2015-2016-2017
title_full_unstemmed Psicodiagnóstico na internação psiquiátrica da infância e adolescência : panorama do triênio 2015-2016-2017
title_sort Psicodiagnóstico na internação psiquiátrica da infância e adolescência : panorama do triênio 2015-2016-2017
author Guinsburg, Stephanie Zunino Noélli
author_facet Guinsburg, Stephanie Zunino Noélli
Cunegatto, Fernanda Rohrsetzer
Lima, Flávia Moreira
Castan, Juliana Unis
author_role author
author2 Cunegatto, Fernanda Rohrsetzer
Lima, Flávia Moreira
Castan, Juliana Unis
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guinsburg, Stephanie Zunino Noélli
Cunegatto, Fernanda Rohrsetzer
Lima, Flávia Moreira
Castan, Juliana Unis
dc.subject.por.fl_str_mv Entrevista psicológica
Hospitalização
Criança
Adolescente
topic Entrevista psicológica
Hospitalização
Criança
Adolescente
Psychological diagnosis
Psychological assessment
Inpatient psychiatric unit
Brazil
Children
Adolescents
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychological diagnosis
Psychological assessment
Inpatient psychiatric unit
Brazil
Children
Adolescents
description Introdução: A internação psiquiátrica é um recurso terapêutico utilizado para a estabilização dos sintomas, contenção de riscos, elucidação diagnóstica e planejamento terapêutico. O psicodiagnóstico permite acesso a questões emocionais e cognitivas do indivíduo. Objetiva-se apresentar um panorama referente à realização de psicodiagnósticos em leitos da especialidade da Psiquiatria Infância e Adolescência de um hospital geral nos anos 2015, 2016 e 2017. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, em que foram obtidas informações a partir do prontuário eletrônico de pacientes internados em leitos da especialidade. Os dados analisados foram sexo, idade, naturalidade, realização de psicodiagnóstico, motivo e tempo de internação. Resultados: Durante o triênio estudado, houve realização de psicodiagnóstico em 65,1% das internações. Entretanto, constatou-se diminuição estatisticamente significativamente (p = 0,006) no número de psicodiagnósticos em relação ao número de internações: 82% em 2015; 63% em 2016; e 53% em 2017. Conclusão: Esta diminuição no número de psicodiagnósticos realizados durante a internação indica que houve uma mudança nesse processo, onde se passou de um período em que a grande maioria das crianças e adolescentes (82%) realizava a avaliação, para um panorama onde metade dos pacientes (53%) realiza o psicodiagnóstico. Esse resultado sugere que estratégias de psicoeducação, voltadas para equipes assistentes, tendo por objetivo otimizar custo-efetividade e qualidade da assistência, levaram esses profissionais a refletirem sobre relevância, riscos e benefícios da realização do psicodiagnóstico durante a internação psiquiátrica de crianças e adolescentes.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-21T04:15:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204678
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2357-9730
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109798
identifier_str_mv 2357-9730
001109798
url http://hdl.handle.net/10183/204678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Clinical and biomedical research. Porto Alegre. vol. 39, no. 3 (2019), p. 216-219.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204678/2/001109798.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204678/1/001109798.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2fd76668642adaf7fba550cfc5d7aa07
f728fbdc0585656c6188bfcc929eb04a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447704070782976