Perfil dos usuários e dos atendimentos na especialidade de endodontia do CEO-UFRGS entre 2016 e 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ehlert, Valéria Rozales
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Luisi, Simone Bonato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198778
Resumo: Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) são uma estratégia da Política Nacional de Saúde Bucal para garantir a atenção secundária em Odontologia, constituindo-se em unidades de referência para a atenção primária. Este estudo transversal analisou as características dos usuários e dos atendimentos na Especialidade de Endodontia do CEO da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi formulado um questionário baseado no Manual de Especialidades em Saúde Bucal, acrescido de perguntas que caracterizavam o perfil do usuário e aplicado aos estagiários atuantes no CEO a cada tratamento endodôntico concluído. A amostra totalizou 48 pacientes, obtida por conveniência, em amostragem consecutiva do tipo censo onde foram concluídos 56 tratamentos endodônticos, durante o período de agosto de 2016 a julho de 2017. O perfil dos usuários encaminhados foi, predominantemente, do sexo feminino (62,50%), na faixa etária de 31 a 50 anos (41,67%) e da raça branca (64,58%); os dentes que mais necessitaram tratamento foram os molares (67,86%); e na maioria dos casos encontravam-se em condições compatíveis com as preconizadas pelo Manual de Especialidades em Saúde Bucal; os tratamentos foram concluídos em 2 ou 3 consultas (66,67%); o tempo de espera dos usuários para atendimento foi inferior a 6 meses (83,33%). Os pacientes foram encaminhados por meio da ficha de referência (93,75%). O estudo evidenciou dados que podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias que ampliem a produtividade por meio de investimentos em novas tecnologias e equipamentos que possam reduzir o número de consultas necessárias para a finalização dos tratamentos endodônticos, proporcionando atendimento para um número maior pacientes e reduzindo o tempo de espera.
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