A hierarquia de valor do jovem adulto em relação ao jornal impresso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thayse Schneider da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/97109
Resumo: O presente estudo visa investigar a hierarquia de valor do jovem adulto em relação ao jornal impresso. Para tanto, realizou-se dezessete entrevistas individuais, em profundidade, semi-estruturadas, com pessoas escolhidas por conveniência. O trabalho apoiou-se na técnica Grand Tour para a identificação e compreensão da hierarquia de valor. Para analisar os dados, construiu-se a hierarquia de valor, conforme proposto por Woodruff e Gardial (1996). Após o término das entrevistas, foram analisadas e interpretadas cada resposta, detalhando uma relação de cadeia de meios-fins, ressaltando-se os atributos, as consequências, tanto positivas como negativas, e os valores de estado final. Como resultado, detectou-se cinco valores finais que expressam os propósitos dos jovens ao consumir o jornal impresso. São eles: desejo de reconhecimento e aceitação pelo grupo social; valorização do tempo: multitarefas e velocidade de informação; desejo de estar bem informado e atualizado; desejo de se entreter e passar o tempo; e be green: desejo de agir sustentável. Vinculados a esses valores, revelaram-se consequências como o status, não compartilhamento instantâneo das informações, comodidade, falta de praticidade, sentir-se atualizado, ter se informado por outros meios de comunicação, leitura prazerosa, falta de interesse prolongado, acúmulo de lixo. Alguns dos principais atributos que os jovens mencionaram foram: fonte de informação, não interatividade, acessível, presença de colunistas, tendencioso, variedade de notícias e morosidade na atualização.
id UFRGS-2_1fbc2f6fa7004fb21db2e5cc3ec915c7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97109
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Thayse Schneider daSantos, Cristiane Pizzutti dos2014-07-02T02:06:48Z2013http://hdl.handle.net/10183/97109000919297O presente estudo visa investigar a hierarquia de valor do jovem adulto em relação ao jornal impresso. Para tanto, realizou-se dezessete entrevistas individuais, em profundidade, semi-estruturadas, com pessoas escolhidas por conveniência. O trabalho apoiou-se na técnica Grand Tour para a identificação e compreensão da hierarquia de valor. Para analisar os dados, construiu-se a hierarquia de valor, conforme proposto por Woodruff e Gardial (1996). Após o término das entrevistas, foram analisadas e interpretadas cada resposta, detalhando uma relação de cadeia de meios-fins, ressaltando-se os atributos, as consequências, tanto positivas como negativas, e os valores de estado final. Como resultado, detectou-se cinco valores finais que expressam os propósitos dos jovens ao consumir o jornal impresso. São eles: desejo de reconhecimento e aceitação pelo grupo social; valorização do tempo: multitarefas e velocidade de informação; desejo de estar bem informado e atualizado; desejo de se entreter e passar o tempo; e be green: desejo de agir sustentável. Vinculados a esses valores, revelaram-se consequências como o status, não compartilhamento instantâneo das informações, comodidade, falta de praticidade, sentir-se atualizado, ter se informado por outros meios de comunicação, leitura prazerosa, falta de interesse prolongado, acúmulo de lixo. Alguns dos principais atributos que os jovens mencionaram foram: fonte de informação, não interatividade, acessível, presença de colunistas, tendencioso, variedade de notícias e morosidade na atualização.application/pdfporHierarquia de valorJornal impressoPercepçãoA hierarquia de valor do jovem adulto em relação ao jornal impressoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919297.pdf000919297.pdfTexto completoapplication/pdf1260864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97109/1/000919297.pdfec47dfa6fcc4efec7a711f6f61f9735fMD51TEXT000919297.pdf.txt000919297.pdf.txtExtracted Texttext/plain139743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97109/2/000919297.pdf.txt218f0a402672630f0914f6a466a54f5eMD52THUMBNAIL000919297.pdf.jpg000919297.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97109/3/000919297.pdf.jpgae7fc5b2b58a2dd7a4b3d5589034ce08MD5310183/971092018-10-18 09:23:10.66oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97109Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T12:23:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A hierarquia de valor do jovem adulto em relação ao jornal impresso
title A hierarquia de valor do jovem adulto em relação ao jornal impresso
spellingShingle A hierarquia de valor do jovem adulto em relação ao jornal impresso
Silva, Thayse Schneider da
Hierarquia de valor
Jornal impresso
Percepção
title_short A hierarquia de valor do jovem adulto em relação ao jornal impresso
title_full A hierarquia de valor do jovem adulto em relação ao jornal impresso
title_fullStr A hierarquia de valor do jovem adulto em relação ao jornal impresso
title_full_unstemmed A hierarquia de valor do jovem adulto em relação ao jornal impresso
title_sort A hierarquia de valor do jovem adulto em relação ao jornal impresso
author Silva, Thayse Schneider da
author_facet Silva, Thayse Schneider da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thayse Schneider da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
contributor_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
dc.subject.por.fl_str_mv Hierarquia de valor
Jornal impresso
Percepção
topic Hierarquia de valor
Jornal impresso
Percepção
description O presente estudo visa investigar a hierarquia de valor do jovem adulto em relação ao jornal impresso. Para tanto, realizou-se dezessete entrevistas individuais, em profundidade, semi-estruturadas, com pessoas escolhidas por conveniência. O trabalho apoiou-se na técnica Grand Tour para a identificação e compreensão da hierarquia de valor. Para analisar os dados, construiu-se a hierarquia de valor, conforme proposto por Woodruff e Gardial (1996). Após o término das entrevistas, foram analisadas e interpretadas cada resposta, detalhando uma relação de cadeia de meios-fins, ressaltando-se os atributos, as consequências, tanto positivas como negativas, e os valores de estado final. Como resultado, detectou-se cinco valores finais que expressam os propósitos dos jovens ao consumir o jornal impresso. São eles: desejo de reconhecimento e aceitação pelo grupo social; valorização do tempo: multitarefas e velocidade de informação; desejo de estar bem informado e atualizado; desejo de se entreter e passar o tempo; e be green: desejo de agir sustentável. Vinculados a esses valores, revelaram-se consequências como o status, não compartilhamento instantâneo das informações, comodidade, falta de praticidade, sentir-se atualizado, ter se informado por outros meios de comunicação, leitura prazerosa, falta de interesse prolongado, acúmulo de lixo. Alguns dos principais atributos que os jovens mencionaram foram: fonte de informação, não interatividade, acessível, presença de colunistas, tendencioso, variedade de notícias e morosidade na atualização.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-02T02:06:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/97109
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000919297
url http://hdl.handle.net/10183/97109
identifier_str_mv 000919297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97109/1/000919297.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97109/2/000919297.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97109/3/000919297.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ec47dfa6fcc4efec7a711f6f61f9735f
218f0a402672630f0914f6a466a54f5e
ae7fc5b2b58a2dd7a4b3d5589034ce08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224467939065856