O ensino da gestão no estágio curricular supervisionado II da Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Vitória Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206087
Resumo: Introdução: A experiência de Estágio Curricular analisada pelo estudo insere estudantes de graduação em odontologia em processos de Integração Ensino-Serviço e de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde. Constitui-se em uma experiência estruturada de aprendizado sobre gestão na saúde bucal, que combina a preparação profissional com a problematização do mundo do trabalho na saúde da atualidade. Objetivo: Possui o objetivo principal de analisar e compreender o ensino da gestão no Estágio Curricular Supervisionado II da Odontologia do Curso de Odontologia Diurno da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa em que foi realizada a análise documental de projetos de gestão elaborados por estudantes que cursaram o Estágio Curricular Supervisionado no décimo e último semestre do curso em questão, no período de 2016 a 2018. Os projetos analisados foram obtidos de arquivos submetidos pelos alunos para serem avaliados pelos docentes na plataforma virtual de aprendizagem Moodle da UFRGS utilizada pelo Estágio Curricular no referido período. A categorização temática dos projetos foi realizada por meio da análise textual discursiva. As seguintes categorias temáticas foram encontradas: Avaliação da Demanda, Educação Permanente, Avaliação de Serviços, Regulação, Gerenciamento de Materiais e Gestão de equipes. Resultados e discussão: Os principais problemas de gestão abordados pelos projetos analisados (n=61) foram categorizados nas seguintes temáticas. Sobre Avaliação das Demandas dos Usuários (n=6): fortalece princípios do SUS da equidade, integralidade e regionalização. Sobre Avaliação de Serviços e Equipes (n=13): problematização das análises obtidas no PMAQ para serem usadas nos processos das equipes. Sobre Gestão de equipes (n=16): a responsabilização de cirurgiões dentistas distritais em processos de gestão e a informatização da rede. Sobre Regulação de consultas (n=8): a implementação de sistemas de regulação nas redes de saúde bucal e suas relações com o absenteísmo. Sobre Gerenciamento de Materiais (n=5): a organização de listas e fluxos de solicitação de materiais. Sobre Educação Permanente em Saúde (n=9): da necessidade de atualizações e consolidação de espaços de EPS e o uso da plataforma de telessaúde. Considerações finais: A pesquisa mostrou que os alunos do Estágio Curricular Supervisionado II no âmbito da gestão tem a oportunidade de vivenciar criticamente a realidade de serviços e redes de saúde bucal no Sistema Único de Saúde. O Estágio Curricular Supervisionado II analisado além de oportunizar a interação entre experiências de Integração Ensino Serviço e Educação Permanente, busca contribuir com soluções para problemas das realidades dos serviços de saúde na Rede de Atenção a Saúde
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Metodologia: Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa em que foi realizada a análise documental de projetos de gestão elaborados por estudantes que cursaram o Estágio Curricular Supervisionado no décimo e último semestre do curso em questão, no período de 2016 a 2018. Os projetos analisados foram obtidos de arquivos submetidos pelos alunos para serem avaliados pelos docentes na plataforma virtual de aprendizagem Moodle da UFRGS utilizada pelo Estágio Curricular no referido período. A categorização temática dos projetos foi realizada por meio da análise textual discursiva. As seguintes categorias temáticas foram encontradas: Avaliação da Demanda, Educação Permanente, Avaliação de Serviços, Regulação, Gerenciamento de Materiais e Gestão de equipes. Resultados e discussão: Os principais problemas de gestão abordados pelos projetos analisados (n=61) foram categorizados nas seguintes temáticas. Sobre Avaliação das Demandas dos Usuários (n=6): fortalece princípios do SUS da equidade, integralidade e regionalização. Sobre Avaliação de Serviços e Equipes (n=13): problematização das análises obtidas no PMAQ para serem usadas nos processos das equipes. Sobre Gestão de equipes (n=16): a responsabilização de cirurgiões dentistas distritais em processos de gestão e a informatização da rede. Sobre Regulação de consultas (n=8): a implementação de sistemas de regulação nas redes de saúde bucal e suas relações com o absenteísmo. Sobre Gerenciamento de Materiais (n=5): a organização de listas e fluxos de solicitação de materiais. Sobre Educação Permanente em Saúde (n=9): da necessidade de atualizações e consolidação de espaços de EPS e o uso da plataforma de telessaúde. Considerações finais: A pesquisa mostrou que os alunos do Estágio Curricular Supervisionado II no âmbito da gestão tem a oportunidade de vivenciar criticamente a realidade de serviços e redes de saúde bucal no Sistema Único de Saúde. O Estágio Curricular Supervisionado II analisado além de oportunizar a interação entre experiências de Integração Ensino Serviço e Educação Permanente, busca contribuir com soluções para problemas das realidades dos serviços de saúde na Rede de Atenção a SaúdeIntroduction: The Curricular Internship experience analyzed by the study inserts undergraduate dentistry students in the Teaching-Service Integration and Permanent Health Education processes in the Unified Health System. It is a structured learning experience about oral health management, which combines professional preparation with the problematization of today's world of health work. Objective: It has the main objective to analyze and understand the teaching of management in Supervised Curricular Stage II of Dentistry of the Day Dentistry Course of the Federal University of Rio Grande do Sul. Methodology: This is a case study with a qualitative approach in which The documentary analysis of management projects prepared by students who attended the Supervised Curricular Internship in the tenth and last semester of the course in question, from 2016 to 2018 was performed. The analyzed projects were obtained from files submitted by the students to be evaluated by the teachers. UFRGS's virtual learning platform Moodle used by the Curricular Internship in that period. The thematic categorization of the projects was performed through discursive textual analysis. The following thematic categories were found: Demand Assessment, Continuing Education, Service Evaluation, Regulation, Materials Management and Team Management. Results and discussion: The main management problems addressed by the analyzed projects (n = 61) were categorized into the following themes. On User Demand Assessment (n = 6): strengthens SUS principles of equity, integrality and regionalization. About Service and Team Evaluation (n = 13): problematizing the analyzes obtained from PMAQ to be used in team processes. About Team Management (n = 16): Accountability of district dental surgeons in management processes and computerization of the network. About Consultation Regulation (n = 8): the implementation of regulation systems in oral health networks and their relationship with absenteeism. About Materials Management (n = 5): The organization of lists and material request flows. On Permanent Health Education (n = 9): the need for updates and consolidation of EPS spaces and the use of the telehealth platform. Concluding remarks: : Research has shown that Supervised Internship II students in management have the opportunity to critically experience the reality of oral health services and networks in the Unified Health System. The Supervised Internship II analyzed in addition to providing an opportunity for interaction between experiences Integration Service Teaching and Permanent Education, seeks to contribute solutions to problems of the realities of health services in the Health Care Networkapplication/pdfporAdministração de serviços de saúdeEducação em saúdeSistema Único de SaúdeHealth Services AdministrationHealth EducationUnified Health SystemO ensino da gestão no estágio curricular supervisionado II da Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2019Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112457.pdf.txt001112457.pdf.txtExtracted Texttext/plain61648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206087/2/001112457.pdf.txte0e63a15a78189269b0b360ad8192006MD52ORIGINAL001112457.pdfTexto completoapplication/pdf395770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206087/1/001112457.pdf9c030a4248dba3caa10949be6c414a90MD5110183/2060872020-02-20 04:16:31.823336oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206087Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-20T07:16:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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