Análise aeroelástica de uma estrutura alar de VANT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Todeschini, Artur Pletsch
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197453
Resumo: A indústria aeronáutica é conhecida por levar os conceitos de engenharia aos limites, projetando e construindo desde veículos com toneladas de massa que tem a capacidade de alçar voos de centenas de quilômetros até aeronaves pequenas para missões de curto alcance. Neste ambiente, o desenvolvimento de novos materiais leves é constante, por diversas razões, que vão desde o menor consumo de combustível até a maior agilidade de manobra da aeronave. Este avanço tecnológico de materiais tem produzido estruturas alares cada vez mais flexíveis que, em voo, estão sujeitas à ação de fenômenos aeroelásticos como o flutter, oriundo da ressonância de uma estrutura em decorrência do acoplamento dinâmico de modos de vibração estimulados por forças aerodinâmicas externas. A análise da possível ocorrência de flutter está presente em aeronaves comerciais, e até mesmo em projetos estudantis de competição, como o AeroDesign Brasil. Neste contexto, este trabalho apresenta o estudo de aeroelasticidade da asa do protótipo JF-01, utilizando dados de ensaios de flexão e torção na calibração de um modelo estrutural simplificado. Os resultados mostraram que dentro da faixa de operação da aeronave não será observado o fenômeno de flutter.
id UFRGS-2_1fe75c41b88d380dac30f6b13440e49b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197453
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Todeschini, Artur PletschVassoler, Jakson ManfrediniSouza, Carlos Eduardo de2019-07-26T02:32:02Z2019http://hdl.handle.net/10183/197453001098100A indústria aeronáutica é conhecida por levar os conceitos de engenharia aos limites, projetando e construindo desde veículos com toneladas de massa que tem a capacidade de alçar voos de centenas de quilômetros até aeronaves pequenas para missões de curto alcance. Neste ambiente, o desenvolvimento de novos materiais leves é constante, por diversas razões, que vão desde o menor consumo de combustível até a maior agilidade de manobra da aeronave. Este avanço tecnológico de materiais tem produzido estruturas alares cada vez mais flexíveis que, em voo, estão sujeitas à ação de fenômenos aeroelásticos como o flutter, oriundo da ressonância de uma estrutura em decorrência do acoplamento dinâmico de modos de vibração estimulados por forças aerodinâmicas externas. A análise da possível ocorrência de flutter está presente em aeronaves comerciais, e até mesmo em projetos estudantis de competição, como o AeroDesign Brasil. Neste contexto, este trabalho apresenta o estudo de aeroelasticidade da asa do protótipo JF-01, utilizando dados de ensaios de flexão e torção na calibração de um modelo estrutural simplificado. Os resultados mostraram que dentro da faixa de operação da aeronave não será observado o fenômeno de flutter.The aeronautic industry is known by taking the engineering concepts to its limits, projecting and building from vehicles with tons of mass which have the capacity of making hundreds of kilometers flights to small aircrafts for short range missions. In this environment, the development of new materials is constant, by diverse reasons, which go from the lesser spent of fuel to the highest maneuverability of the airship. This material technological advance has produced flexier wing structures that, during flight, are subjected to the action of aeroelastic phenomena like flutter, which arises from the resonance of a structure in consequence of de dynamic coupling of vibration modules stimulated by external aerodynamic forces. The analysis of the possible occurrence of flutter is present in commercial airships, and even in student competition projects, like AeroDesign Brasil. In this context, this paper presents the study of aeroelasticity at the JF-01 prototype, using flexion and torsion experimental tests in the calibration of a simplified structural model. The results have shown that inside the operation range of the aircraft won’t be observed the phenomenon of flutter.application/pdfporAnáliseAeroelasticidadeCalibraçãoFlutterAnalysisAeroelasticityCalibrationAnálise aeroelástica de uma estrutura alar de VANTAeroelastic analysis of a VANT wing structure info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2019Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098100.pdf.txt001098100.pdf.txtExtracted Texttext/plain37243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197453/2/001098100.pdf.txt72a53b138b53a71d39d89a79faf17dbeMD52ORIGINAL001098100.pdfTexto completoapplication/pdf800012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197453/1/001098100.pdfb4c99e382c2d1296c7bad4ed63744b85MD5110183/1974532019-07-27 02:32:37.986819oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197453Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-27T05:32:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise aeroelástica de uma estrutura alar de VANT
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Aeroelastic analysis of a VANT wing structure
title Análise aeroelástica de uma estrutura alar de VANT
spellingShingle Análise aeroelástica de uma estrutura alar de VANT
Todeschini, Artur Pletsch
Análise
Aeroelasticidade
Calibração
Flutter
Analysis
Aeroelasticity
Calibration
title_short Análise aeroelástica de uma estrutura alar de VANT
title_full Análise aeroelástica de uma estrutura alar de VANT
title_fullStr Análise aeroelástica de uma estrutura alar de VANT
title_full_unstemmed Análise aeroelástica de uma estrutura alar de VANT
title_sort Análise aeroelástica de uma estrutura alar de VANT
author Todeschini, Artur Pletsch
author_facet Todeschini, Artur Pletsch
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Todeschini, Artur Pletsch
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vassoler, Jakson Manfredini
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Souza, Carlos Eduardo de
contributor_str_mv Vassoler, Jakson Manfredini
Souza, Carlos Eduardo de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise
Aeroelasticidade
Calibração
topic Análise
Aeroelasticidade
Calibração
Flutter
Analysis
Aeroelasticity
Calibration
dc.subject.eng.fl_str_mv Flutter
Analysis
Aeroelasticity
Calibration
description A indústria aeronáutica é conhecida por levar os conceitos de engenharia aos limites, projetando e construindo desde veículos com toneladas de massa que tem a capacidade de alçar voos de centenas de quilômetros até aeronaves pequenas para missões de curto alcance. Neste ambiente, o desenvolvimento de novos materiais leves é constante, por diversas razões, que vão desde o menor consumo de combustível até a maior agilidade de manobra da aeronave. Este avanço tecnológico de materiais tem produzido estruturas alares cada vez mais flexíveis que, em voo, estão sujeitas à ação de fenômenos aeroelásticos como o flutter, oriundo da ressonância de uma estrutura em decorrência do acoplamento dinâmico de modos de vibração estimulados por forças aerodinâmicas externas. A análise da possível ocorrência de flutter está presente em aeronaves comerciais, e até mesmo em projetos estudantis de competição, como o AeroDesign Brasil. Neste contexto, este trabalho apresenta o estudo de aeroelasticidade da asa do protótipo JF-01, utilizando dados de ensaios de flexão e torção na calibração de um modelo estrutural simplificado. Os resultados mostraram que dentro da faixa de operação da aeronave não será observado o fenômeno de flutter.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-26T02:32:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197453
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098100
url http://hdl.handle.net/10183/197453
identifier_str_mv 001098100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197453/2/001098100.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197453/1/001098100.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 72a53b138b53a71d39d89a79faf17dbe
b4c99e382c2d1296c7bad4ed63744b85
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224576923860992