Os cânticos de guerra de grupos Kaingang na grande Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arnt, Mônica de Andrade
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32862
Resumo: Esta pesquisa apresenta a etnografia e a análise das performances coreográfico-musicais de grupos indígenas Kaingang da região metropolitana de Porto Alegre. Busca-se relacionar características musicais com a cosmologia desta sociedade e os processos étnico e de luta pela terra vividos pelas comunidades Kaingang atualmente. Tais performances costumam ocorrer em cerimônias públicas, nas quais o grupo dança e canta para públicos formados por não-indígenas. O confronto entre diferenças culturais e entre interesses políticos que caracteriza estes contextos rituais é fundamental na compreensão de sua constituição. Os “cânticos de guerra” remetem ao passado histórico-mítico da sociedade Kaingang, quando os antigos guerreavam com outros grupos indígenas. Impossibilitados de guerrear com seus inimigos tradicionais, os Kaingang têm acionado o “cântico de guerra” como um sinal diacrítico que, combinado a outros, comunica sua identidade, cujo reconhecimento pela sociedade nacional é fundamental no processo de reivindicação dos direitos originários, especialmente de ocupação dos territórios tradicionais. A análise da expressão musical produzida em tais performances, que articulam as estruturas prescritivas da mitologia com as contingências de sua luta na urbe, contribui para a compreensão da cosmologia Kaingang e, em um nível mais amplo, das problemáticas que relacionam territorialidade e visibilidade.
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