Formação docente para a educação profissional : estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140229 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo de casos múltiplos sobre a formação docente para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, tendo em vista as visões de três professores do magistério federal sobre o curso de formação pedagógica que realizaram no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Também foi realizado o estudo da estrutura curricular do referido curso, considerando-se os diferentes tempos e espaços disponibilizados. Os dados principais foram coletados a partir de duas fontes distintas (um questionário aplicado aos docentes e o Projeto Pedagógico do Curso) e interpretados pela análise de conteúdo. Os excertos analíticos, por um lado, mostraram relativa convergência entre a proposta curricular do curso e os requisitos da legislação; por outro, constatou-se que esses elementos divergem das visões dos sujeitos sobre a especificidade da docência na articulação do Ensino Médio com a Educação Profissional. |
id |
UFRGS-2_211a7f70018bd5b4d83da2cb129a4f24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140229 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fonseca, Carlos VenturaSantos, Flávia Maria Teixeira dos2016-05-04T02:08:15Z20152238-8079http://hdl.handle.net/10183/140229000982836Este trabalho apresenta um estudo de casos múltiplos sobre a formação docente para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, tendo em vista as visões de três professores do magistério federal sobre o curso de formação pedagógica que realizaram no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Também foi realizado o estudo da estrutura curricular do referido curso, considerando-se os diferentes tempos e espaços disponibilizados. Os dados principais foram coletados a partir de duas fontes distintas (um questionário aplicado aos docentes e o Projeto Pedagógico do Curso) e interpretados pela análise de conteúdo. Os excertos analíticos, por um lado, mostraram relativa convergência entre a proposta curricular do curso e os requisitos da legislação; por outro, constatou-se que esses elementos divergem das visões dos sujeitos sobre a especificidade da docência na articulação do Ensino Médio com a Educação Profissional.This paper presents a multiple case study about teacher training in the Vocational Middle-Level Technical Education according to the point of view of three teachers from the Federal Education System over a pedagogical training program which was performed at the Federal Institute of Rio Grande do Sul. It was also studied the curriculum framework, considering the different times and spaces available. The main data were collected from two different sources (a questionnaire for teachers and the Pedagogical Project of the Program) and which was interpreted by content analysis method. The analytical data, on the one hand, showed relative convergence between the proposed curriculum of the course and the requirements of the legislation, on the other; it was found that those elements differ from the views of the subjects on the teaching of specificity in the joint High School with Vocational Education.application/pdfporTear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 4, n. 2 (2015), 21 p.Formação de professoresEducação profissionalTeacher trainingVocational educationPedagogical trainingFormação docente para a educação profissional : estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do SulTeacher training in the vocational education : multiple case study in relation to teachers at federal institute of Rio Grande do Sul - Brazilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982836.pdf000982836.pdfTexto completoapplication/pdf544575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140229/1/000982836.pdf35cbe94672e99d9e4fc75782bf279714MD51TEXT000982836.pdf.txt000982836.pdf.txtExtracted Texttext/plain54388http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140229/2/000982836.pdf.txt228437bc2534319881269ff3d3109917MD52THUMBNAIL000982836.pdf.jpg000982836.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140229/3/000982836.pdf.jpg6fbc68871c4ca6e425d5ea48509ca074MD5310183/1402292019-10-02 03:43:39.737048oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140229Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-02T06:43:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação docente para a educação profissional : estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teacher training in the vocational education : multiple case study in relation to teachers at federal institute of Rio Grande do Sul - Brazil |
title |
Formação docente para a educação profissional : estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Formação docente para a educação profissional : estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul Fonseca, Carlos Ventura Formação de professores Educação profissional Teacher training Vocational education Pedagogical training |
title_short |
Formação docente para a educação profissional : estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul |
title_full |
Formação docente para a educação profissional : estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Formação docente para a educação profissional : estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Formação docente para a educação profissional : estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Formação docente para a educação profissional : estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul |
author |
Fonseca, Carlos Ventura |
author_facet |
Fonseca, Carlos Ventura Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Carlos Ventura Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação profissional |
topic |
Formação de professores Educação profissional Teacher training Vocational education Pedagogical training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher training Vocational education Pedagogical training |
description |
Este trabalho apresenta um estudo de casos múltiplos sobre a formação docente para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, tendo em vista as visões de três professores do magistério federal sobre o curso de formação pedagógica que realizaram no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Também foi realizado o estudo da estrutura curricular do referido curso, considerando-se os diferentes tempos e espaços disponibilizados. Os dados principais foram coletados a partir de duas fontes distintas (um questionário aplicado aos docentes e o Projeto Pedagógico do Curso) e interpretados pela análise de conteúdo. Os excertos analíticos, por um lado, mostraram relativa convergência entre a proposta curricular do curso e os requisitos da legislação; por outro, constatou-se que esses elementos divergem das visões dos sujeitos sobre a especificidade da docência na articulação do Ensino Médio com a Educação Profissional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-04T02:08:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/140229 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-8079 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982836 |
identifier_str_mv |
2238-8079 000982836 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/140229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Tear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 4, n. 2 (2015), 21 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140229/1/000982836.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140229/2/000982836.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140229/3/000982836.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
35cbe94672e99d9e4fc75782bf279714 228437bc2534319881269ff3d3109917 6fbc68871c4ca6e425d5ea48509ca074 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447610436091904 |