Formação docente para a educação profissional : estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Carlos Ventura
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos, Flávia Maria Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140229
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de casos múltiplos sobre a formação docente para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, tendo em vista as visões de três professores do magistério federal sobre o curso de formação pedagógica que realizaram no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Também foi realizado o estudo da estrutura curricular do referido curso, considerando-se os diferentes tempos e espaços disponibilizados. Os dados principais foram coletados a partir de duas fontes distintas (um questionário aplicado aos docentes e o Projeto Pedagógico do Curso) e interpretados pela análise de conteúdo. Os excertos analíticos, por um lado, mostraram relativa convergência entre a proposta curricular do curso e os requisitos da legislação; por outro, constatou-se que esses elementos divergem das visões dos sujeitos sobre a especificidade da docência na articulação do Ensino Médio com a Educação Profissional.
id UFRGS-2_211a7f70018bd5b4d83da2cb129a4f24
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140229
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, Carlos VenturaSantos, Flávia Maria Teixeira dos2016-05-04T02:08:15Z20152238-8079http://hdl.handle.net/10183/140229000982836Este trabalho apresenta um estudo de casos múltiplos sobre a formação docente para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, tendo em vista as visões de três professores do magistério federal sobre o curso de formação pedagógica que realizaram no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Também foi realizado o estudo da estrutura curricular do referido curso, considerando-se os diferentes tempos e espaços disponibilizados. Os dados principais foram coletados a partir de duas fontes distintas (um questionário aplicado aos docentes e o Projeto Pedagógico do Curso) e interpretados pela análise de conteúdo. Os excertos analíticos, por um lado, mostraram relativa convergência entre a proposta curricular do curso e os requisitos da legislação; por outro, constatou-se que esses elementos divergem das visões dos sujeitos sobre a especificidade da docência na articulação do Ensino Médio com a Educação Profissional.This paper presents a multiple case study about teacher training in the Vocational Middle-Level Technical Education according to the point of view of three teachers from the Federal Education System over a pedagogical training program which was performed at the Federal Institute of Rio Grande do Sul. It was also studied the curriculum framework, considering the different times and spaces available. The main data were collected from two different sources (a questionnaire for teachers and the Pedagogical Project of the Program) and which was interpreted by content analysis method. The analytical data, on the one hand, showed relative convergence between the proposed curriculum of the course and the requirements of the legislation, on the other; it was found that those elements differ from the views of the subjects on the teaching of specificity in the joint High School with Vocational Education.application/pdfporTear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 4, n. 2 (2015), 21 p.Formação de professoresEducação profissionalTeacher trainingVocational educationPedagogical trainingFormação docente para a educação profissional : estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do SulTeacher training in the vocational education : multiple case study in relation to teachers at federal institute of Rio Grande do Sul - Brazilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982836.pdf000982836.pdfTexto completoapplication/pdf544575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140229/1/000982836.pdf35cbe94672e99d9e4fc75782bf279714MD51TEXT000982836.pdf.txt000982836.pdf.txtExtracted Texttext/plain54388http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140229/2/000982836.pdf.txt228437bc2534319881269ff3d3109917MD52THUMBNAIL000982836.pdf.jpg000982836.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140229/3/000982836.pdf.jpg6fbc68871c4ca6e425d5ea48509ca074MD5310183/1402292019-10-02 03:43:39.737048oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140229Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-02T06:43:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação docente para a educação profissional : estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teacher training in the vocational education : multiple case study in relation to teachers at federal institute of Rio Grande do Sul - Brazil
title Formação docente para a educação profissional : estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle Formação docente para a educação profissional : estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Fonseca, Carlos Ventura
Formação de professores
Educação profissional
Teacher training
Vocational education
Pedagogical training
title_short Formação docente para a educação profissional : estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
title_full Formação docente para a educação profissional : estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr Formação docente para a educação profissional : estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Formação docente para a educação profissional : estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
title_sort Formação docente para a educação profissional : estudo de casos múltiplos envolvendo professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
author Fonseca, Carlos Ventura
author_facet Fonseca, Carlos Ventura
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author_role author
author2 Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Carlos Ventura
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação profissional
topic Formação de professores
Educação profissional
Teacher training
Vocational education
Pedagogical training
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Vocational education
Pedagogical training
description Este trabalho apresenta um estudo de casos múltiplos sobre a formação docente para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, tendo em vista as visões de três professores do magistério federal sobre o curso de formação pedagógica que realizaram no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Também foi realizado o estudo da estrutura curricular do referido curso, considerando-se os diferentes tempos e espaços disponibilizados. Os dados principais foram coletados a partir de duas fontes distintas (um questionário aplicado aos docentes e o Projeto Pedagógico do Curso) e interpretados pela análise de conteúdo. Os excertos analíticos, por um lado, mostraram relativa convergência entre a proposta curricular do curso e os requisitos da legislação; por outro, constatou-se que esses elementos divergem das visões dos sujeitos sobre a especificidade da docência na articulação do Ensino Médio com a Educação Profissional.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-04T02:08:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140229
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-8079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982836
identifier_str_mv 2238-8079
000982836
url http://hdl.handle.net/10183/140229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Tear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 4, n. 2 (2015), 21 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140229/1/000982836.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140229/2/000982836.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140229/3/000982836.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 35cbe94672e99d9e4fc75782bf279714
228437bc2534319881269ff3d3109917
6fbc68871c4ca6e425d5ea48509ca074
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447610436091904