Resiliência : instrumentos de avaliação no contexto brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/40112 |
Resumo: | Situações de dificuldade são enfrentadas diariamente, através de perdas, acidentes, separações, entre outros. O indivíduo com dificuldades de adaptar-se a elas e manejá-las pode ser afetado de maneira negativa nas dimensões física, emocional e social, em maior ou menor intensidade. As situações estressantes são consideradas fatores de risco e as habilidades pessoais e vínculos apoiadores que auxiliam na superação dessas dificuldades são considerados fatores de proteção (auto-estima, apoio familiar, rede social apoiadora). A resposta positiva ou adaptada a eventos negativos/estressores é considerada um processo chamado resiliência, que possibilita ao indivíduo desenvolver-se normalmente mesmo enfrentando muitas dificuldades, ou dificuldades consideradas de grave impacto. Inúmeros estudos têm sido conduzidos para auxiliar no entendimento da resiliência e seu impacto sobre o indivíduo. Para auxiliar este entendimento, alguns testes estão sendo desenvolvidos, enquanto outros, que não são específicos para resiliência (mas possuem características ligadas a ela), são utilizados na prática profissional. Contudo, no Brasil, ainda há uma carência de instrumentos aprovados pelos órgãos reguladores que avaliem diretamente o construto. Dessa forma, esse estudo propõe uma revisão dos instrumentos (listados pelo Conselho Federal de Psicologia) para identificar alguns que possam, através de suas características avaliadas, instrumentalizar o psicólogo brasileiro na sua prática, frente a questões relacionadas à resiliência. |
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