Contribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia: o caso de uma instituição privada de Taquara/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257137 |
Resumo: | O artigo apresenta uma discussão sobre as contribuições do uso de um aplicativo móvel para a organização do retorno às atividades escolares presenciais de uma instituição de ensino privada, localizada no município de Taquara/RS, região do Paranhana, durante a pandemia ocasionada pelo Covid-19. Para tal, além de averiguar as funcionalidades da ferramenta tecnológica (suas características e funcionamentos), a pesquisa apresenta uma postura exploratória ao coletar e analisar dados relacionados à saúde dos discentes que foram gerados automaticamente pelo aplicativo móvel e fornecidos às pesquisadoras pela instituição de ensino. Destaca-se que todas informações que foram entregues às pesquisadoras não continham qualquer dado de identificação dos participantes, mantendo uma política de anonimato e respeitando questões éticas. Como resultado, foi diagnosticado que a ferramenta estimula a consciência coletiva na comunidade escolar ao fornecer informações atualizadas e úteis para a organização sanitária da escola no retorno às atividades presenciais. |
id |
UFRGS-2_213691e2fb3a827cd7bb3df22a9fd8ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257137 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tomasini, Ana CristinaOliveira, Fabiane LuizBorba, Eduardo Zilles2023-04-19T03:24:03Z20212594-4576http://hdl.handle.net/10183/257137001136431O artigo apresenta uma discussão sobre as contribuições do uso de um aplicativo móvel para a organização do retorno às atividades escolares presenciais de uma instituição de ensino privada, localizada no município de Taquara/RS, região do Paranhana, durante a pandemia ocasionada pelo Covid-19. Para tal, além de averiguar as funcionalidades da ferramenta tecnológica (suas características e funcionamentos), a pesquisa apresenta uma postura exploratória ao coletar e analisar dados relacionados à saúde dos discentes que foram gerados automaticamente pelo aplicativo móvel e fornecidos às pesquisadoras pela instituição de ensino. Destaca-se que todas informações que foram entregues às pesquisadoras não continham qualquer dado de identificação dos participantes, mantendo uma política de anonimato e respeitando questões éticas. Como resultado, foi diagnosticado que a ferramenta estimula a consciência coletiva na comunidade escolar ao fornecer informações atualizadas e úteis para a organização sanitária da escola no retorno às atividades presenciais.The article presents a discussion on the contributions of using a mobile application to organize the return to face-to-face school activities at a private educational institution, located in Taquara/RS, region of Paranhana, during the pandemic caused by Covid-19. So, in addition to researching functionalities of the technological tool (its characteristics and functioning), the research presents an exploratory approach by collecting and analyzing data related to the health of students that were automatically generated by the mobile application and provided to the researchers by the educational institution. It’s noteworthy that all information given to the researchers did not contain any identification data of the participants, maintaining an anonymous policy and respecting ethical issues. As results, it was diagnosed that the tool stimulates a collective awareness in the school community by providing updated and useful information gor the health organization of the school when returning to presential activities.application/pdfengREDIN: Revista Educacional Interdisciplinar [recurso eletrônico]. Taquara, RS : FACCAT. Vol. 10, n. 2 (2021), p. 74-90EducaçãoDispositivos móveisComunicaçãoPandemia de COVID-19 (2020-)EducationCovid-19.Mobile appMobile communicationHealth SecurityContribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia: o caso de uma instituição privada de Taquara/RSContributions of a mobile application for returning presential school activities during the pandemic: the case of a private institution in Taquara/RSinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136431.pdf.txt001136431.pdf.txtExtracted Texttext/plain39745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257137/2/001136431.pdf.txtfc2ca56b4a77d6f9536b592aaa41ba39MD52ORIGINAL001136431.pdfTexto completoapplication/pdf362791http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257137/1/001136431.pdfade281ca054296294f2b044f07207dd5MD5110183/2571372024-10-19 06:15:24.558213oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257137Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-19T09:15:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia: o caso de uma instituição privada de Taquara/RS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Contributions of a mobile application for returning presential school activities during the pandemic: the case of a private institution in Taquara/RS |
title |
Contribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia: o caso de uma instituição privada de Taquara/RS |
spellingShingle |
Contribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia: o caso de uma instituição privada de Taquara/RS Tomasini, Ana Cristina Educação Dispositivos móveis Comunicação Pandemia de COVID-19 (2020-) Education Covid-19. Mobile app Mobile communication Health Security |
title_short |
Contribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia: o caso de uma instituição privada de Taquara/RS |
title_full |
Contribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia: o caso de uma instituição privada de Taquara/RS |
title_fullStr |
Contribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia: o caso de uma instituição privada de Taquara/RS |
title_full_unstemmed |
Contribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia: o caso de uma instituição privada de Taquara/RS |
title_sort |
Contribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia: o caso de uma instituição privada de Taquara/RS |
author |
Tomasini, Ana Cristina |
author_facet |
Tomasini, Ana Cristina Oliveira, Fabiane Luiz Borba, Eduardo Zilles |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Fabiane Luiz Borba, Eduardo Zilles |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomasini, Ana Cristina Oliveira, Fabiane Luiz Borba, Eduardo Zilles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Dispositivos móveis Comunicação Pandemia de COVID-19 (2020-) |
topic |
Educação Dispositivos móveis Comunicação Pandemia de COVID-19 (2020-) Education Covid-19. Mobile app Mobile communication Health Security |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Covid-19. Mobile app Mobile communication Health Security |
description |
O artigo apresenta uma discussão sobre as contribuições do uso de um aplicativo móvel para a organização do retorno às atividades escolares presenciais de uma instituição de ensino privada, localizada no município de Taquara/RS, região do Paranhana, durante a pandemia ocasionada pelo Covid-19. Para tal, além de averiguar as funcionalidades da ferramenta tecnológica (suas características e funcionamentos), a pesquisa apresenta uma postura exploratória ao coletar e analisar dados relacionados à saúde dos discentes que foram gerados automaticamente pelo aplicativo móvel e fornecidos às pesquisadoras pela instituição de ensino. Destaca-se que todas informações que foram entregues às pesquisadoras não continham qualquer dado de identificação dos participantes, mantendo uma política de anonimato e respeitando questões éticas. Como resultado, foi diagnosticado que a ferramenta estimula a consciência coletiva na comunidade escolar ao fornecer informações atualizadas e úteis para a organização sanitária da escola no retorno às atividades presenciais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-19T03:24:03Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257137 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2594-4576 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001136431 |
identifier_str_mv |
2594-4576 001136431 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
REDIN: Revista Educacional Interdisciplinar [recurso eletrônico]. Taquara, RS : FACCAT. Vol. 10, n. 2 (2021), p. 74-90 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257137/2/001136431.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257137/1/001136431.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fc2ca56b4a77d6f9536b592aaa41ba39 ade281ca054296294f2b044f07207dd5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447825848205312 |