Contribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia: o caso de uma instituição privada de Taquara/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomasini, Ana Cristina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Fabiane Luiz, Borba, Eduardo Zilles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257137
Resumo: O artigo apresenta uma discussão sobre as contribuições do uso de um aplicativo móvel para a organização do retorno às atividades escolares presenciais de uma instituição de ensino privada, localizada no município de Taquara/RS, região do Paranhana, durante a pandemia ocasionada pelo Covid-19. Para tal, além de averiguar as funcionalidades da ferramenta tecnológica (suas características e funcionamentos), a pesquisa apresenta uma postura exploratória ao coletar e analisar dados relacionados à saúde dos discentes que foram gerados automaticamente pelo aplicativo móvel e fornecidos às pesquisadoras pela instituição de ensino. Destaca-se que todas informações que foram entregues às pesquisadoras não continham qualquer dado de identificação dos participantes, mantendo uma política de anonimato e respeitando questões éticas. Como resultado, foi diagnosticado que a ferramenta estimula a consciência coletiva na comunidade escolar ao fornecer informações atualizadas e úteis para a organização sanitária da escola no retorno às atividades presenciais.
id UFRGS-2_213691e2fb3a827cd7bb3df22a9fd8ba
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257137
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tomasini, Ana CristinaOliveira, Fabiane LuizBorba, Eduardo Zilles2023-04-19T03:24:03Z20212594-4576http://hdl.handle.net/10183/257137001136431O artigo apresenta uma discussão sobre as contribuições do uso de um aplicativo móvel para a organização do retorno às atividades escolares presenciais de uma instituição de ensino privada, localizada no município de Taquara/RS, região do Paranhana, durante a pandemia ocasionada pelo Covid-19. Para tal, além de averiguar as funcionalidades da ferramenta tecnológica (suas características e funcionamentos), a pesquisa apresenta uma postura exploratória ao coletar e analisar dados relacionados à saúde dos discentes que foram gerados automaticamente pelo aplicativo móvel e fornecidos às pesquisadoras pela instituição de ensino. Destaca-se que todas informações que foram entregues às pesquisadoras não continham qualquer dado de identificação dos participantes, mantendo uma política de anonimato e respeitando questões éticas. Como resultado, foi diagnosticado que a ferramenta estimula a consciência coletiva na comunidade escolar ao fornecer informações atualizadas e úteis para a organização sanitária da escola no retorno às atividades presenciais.The article presents a discussion on the contributions of using a mobile application to organize the return to face-to-face school activities at a private educational institution, located in Taquara/RS, region of Paranhana, during the pandemic caused by Covid-19. So, in addition to researching functionalities of the technological tool (its characteristics and functioning), the research presents an exploratory approach by collecting and analyzing data related to the health of students that were automatically generated by the mobile application and provided to the researchers by the educational institution. It’s noteworthy that all information given to the researchers did not contain any identification data of the participants, maintaining an anonymous policy and respecting ethical issues. As results, it was diagnosed that the tool stimulates a collective awareness in the school community by providing updated and useful information gor the health organization of the school when returning to presential activities.application/pdfengREDIN: Revista Educacional Interdisciplinar [recurso eletrônico]. Taquara, RS : FACCAT. Vol. 10, n. 2 (2021), p. 74-90EducaçãoDispositivos móveisComunicaçãoPandemia de COVID-19 (2020-)EducationCovid-19.Mobile appMobile communicationHealth SecurityContribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia: o caso de uma instituição privada de Taquara/RSContributions of a mobile application for returning presential school activities during the pandemic: the case of a private institution in Taquara/RSinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136431.pdf.txt001136431.pdf.txtExtracted Texttext/plain39745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257137/2/001136431.pdf.txtfc2ca56b4a77d6f9536b592aaa41ba39MD52ORIGINAL001136431.pdfTexto completoapplication/pdf362791http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257137/1/001136431.pdfade281ca054296294f2b044f07207dd5MD5110183/2571372024-10-19 06:15:24.558213oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257137Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-19T09:15:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia: o caso de uma instituição privada de Taquara/RS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Contributions of a mobile application for returning presential school activities during the pandemic: the case of a private institution in Taquara/RS
title Contribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia: o caso de uma instituição privada de Taquara/RS
spellingShingle Contribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia: o caso de uma instituição privada de Taquara/RS
Tomasini, Ana Cristina
Educação
Dispositivos móveis
Comunicação
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Education
Covid-19.
Mobile app
Mobile communication
Health Security
title_short Contribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia: o caso de uma instituição privada de Taquara/RS
title_full Contribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia: o caso de uma instituição privada de Taquara/RS
title_fullStr Contribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia: o caso de uma instituição privada de Taquara/RS
title_full_unstemmed Contribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia: o caso de uma instituição privada de Taquara/RS
title_sort Contribuições de um aplicativo móvel para o retorno de atividades escolares presenciais durante a pandemia: o caso de uma instituição privada de Taquara/RS
author Tomasini, Ana Cristina
author_facet Tomasini, Ana Cristina
Oliveira, Fabiane Luiz
Borba, Eduardo Zilles
author_role author
author2 Oliveira, Fabiane Luiz
Borba, Eduardo Zilles
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomasini, Ana Cristina
Oliveira, Fabiane Luiz
Borba, Eduardo Zilles
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Dispositivos móveis
Comunicação
Pandemia de COVID-19 (2020-)
topic Educação
Dispositivos móveis
Comunicação
Pandemia de COVID-19 (2020-)
Education
Covid-19.
Mobile app
Mobile communication
Health Security
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Covid-19.
Mobile app
Mobile communication
Health Security
description O artigo apresenta uma discussão sobre as contribuições do uso de um aplicativo móvel para a organização do retorno às atividades escolares presenciais de uma instituição de ensino privada, localizada no município de Taquara/RS, região do Paranhana, durante a pandemia ocasionada pelo Covid-19. Para tal, além de averiguar as funcionalidades da ferramenta tecnológica (suas características e funcionamentos), a pesquisa apresenta uma postura exploratória ao coletar e analisar dados relacionados à saúde dos discentes que foram gerados automaticamente pelo aplicativo móvel e fornecidos às pesquisadoras pela instituição de ensino. Destaca-se que todas informações que foram entregues às pesquisadoras não continham qualquer dado de identificação dos participantes, mantendo uma política de anonimato e respeitando questões éticas. Como resultado, foi diagnosticado que a ferramenta estimula a consciência coletiva na comunidade escolar ao fornecer informações atualizadas e úteis para a organização sanitária da escola no retorno às atividades presenciais.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-19T03:24:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257137
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2594-4576
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136431
identifier_str_mv 2594-4576
001136431
url http://hdl.handle.net/10183/257137
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REDIN: Revista Educacional Interdisciplinar [recurso eletrônico]. Taquara, RS : FACCAT. Vol. 10, n. 2 (2021), p. 74-90
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257137/2/001136431.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257137/1/001136431.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fc2ca56b4a77d6f9536b592aaa41ba39
ade281ca054296294f2b044f07207dd5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447825848205312