O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25658 |
Resumo: | Este estudo investigou 77 episódios de conflito, envolvendo 18 crianças de 3 a 4 anos de uma pré-escola pública de Porto Alegre. Considerou-se o gênero das crianças, o contexto onde aconteciam os conflitos (pátio ou sala), os tipos de brinquedos e brincadeiras presentes nos episódios de conflito. Os dados foram registrados com câmeras VHS e notas de campo e tratados através da Análise de Correspondência e de Resíduos. Os resultados indicaram que os conflitos envolvendo brincadeiras simbólicas ocorreram mais na sala de aula e entre meninos, enquanto meninas conflituaram mais quando brincavam com jogos de acoplagem. Grupos formados por meninos e meninas conflitaram mais quando a brincadeira envolvia regras. Brinquedos orientados para adultos relacionaram-se mais com conflitos quando os grupos eram mistos, enquanto brinquedos orientados para crianças, quando os grupos eram formados somente por meninos. No caso das meninas nenhuma associação foi evidenciada ao tipo de brinquedo. |
id |
UFRGS-2_2189b7ae93148c71471c4b5eb938eae4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25658 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sager, FabioSperb, Tania Mara2010-09-11T04:20:29Z19980102-7972http://hdl.handle.net/10183/25658000223722Este estudo investigou 77 episódios de conflito, envolvendo 18 crianças de 3 a 4 anos de uma pré-escola pública de Porto Alegre. Considerou-se o gênero das crianças, o contexto onde aconteciam os conflitos (pátio ou sala), os tipos de brinquedos e brincadeiras presentes nos episódios de conflito. Os dados foram registrados com câmeras VHS e notas de campo e tratados através da Análise de Correspondência e de Resíduos. Os resultados indicaram que os conflitos envolvendo brincadeiras simbólicas ocorreram mais na sala de aula e entre meninos, enquanto meninas conflituaram mais quando brincavam com jogos de acoplagem. Grupos formados por meninos e meninas conflitaram mais quando a brincadeira envolvia regras. Brinquedos orientados para adultos relacionaram-se mais com conflitos quando os grupos eram mistos, enquanto brinquedos orientados para crianças, quando os grupos eram formados somente por meninos. No caso das meninas nenhuma associação foi evidenciada ao tipo de brinquedo.This study investigated 77 conflict episodes, involving 3 to 4 yearolds enrolled in a public preschool in Porto Alegre, Brazil. Children's gender, the context in which conflicts occurred (playground or classroom), types of toys and of play activities involved in conflict episodes were considered. Data were registered through video recording and field notes and were analyzed using Analysis of Correspondence and of Residues. Results indicated that while conflicts involving symbolic play occurred more often in the classroom and among boys, girls showed a greater number of conflicts when playing with blocks. Rule-based play showed conflicts more often when groups were mixed. While adult oriented toys related with conflicts in mixed groups, child oriented toys occurred more frequently in groups of boys only. No association was found between girls and type of toys used during conflict episodes.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 11, n. 2 (1998), p. 309-326CriançaBrinquedoConflictToyPlayO brincar e os brinquedos nos conflitos entre criançasPlay, toys and children's conflicts info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000223722.pdf.txt000223722.pdf.txtExtracted Texttext/plain41443http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25658/2/000223722.pdf.txt548725f3717ef97d2472ffb445ce5ed8MD52ORIGINAL000223722.pdf000223722.pdfTexto completoapplication/pdf82899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25658/1/000223722.pdf8a9ca143359b4f1559db30a93f2a1d49MD51THUMBNAIL000223722.pdf.jpg000223722.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25658/3/000223722.pdf.jpg4e7bfbc2df2bb06cc52374be89b7e15eMD5310183/256582018-10-17 08:39:46.946oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25658Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:39:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Play, toys and children's conflicts |
title |
O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças |
spellingShingle |
O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças Sager, Fabio Criança Brinquedo Conflict Toy Play |
title_short |
O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças |
title_full |
O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças |
title_fullStr |
O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças |
title_full_unstemmed |
O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças |
title_sort |
O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças |
author |
Sager, Fabio |
author_facet |
Sager, Fabio Sperb, Tania Mara |
author_role |
author |
author2 |
Sperb, Tania Mara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sager, Fabio Sperb, Tania Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Brinquedo |
topic |
Criança Brinquedo Conflict Toy Play |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Conflict Toy Play |
description |
Este estudo investigou 77 episódios de conflito, envolvendo 18 crianças de 3 a 4 anos de uma pré-escola pública de Porto Alegre. Considerou-se o gênero das crianças, o contexto onde aconteciam os conflitos (pátio ou sala), os tipos de brinquedos e brincadeiras presentes nos episódios de conflito. Os dados foram registrados com câmeras VHS e notas de campo e tratados através da Análise de Correspondência e de Resíduos. Os resultados indicaram que os conflitos envolvendo brincadeiras simbólicas ocorreram mais na sala de aula e entre meninos, enquanto meninas conflituaram mais quando brincavam com jogos de acoplagem. Grupos formados por meninos e meninas conflitaram mais quando a brincadeira envolvia regras. Brinquedos orientados para adultos relacionaram-se mais com conflitos quando os grupos eram mistos, enquanto brinquedos orientados para crianças, quando os grupos eram formados somente por meninos. No caso das meninas nenhuma associação foi evidenciada ao tipo de brinquedo. |
publishDate |
1998 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1998 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-11T04:20:29Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25658 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-7972 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000223722 |
identifier_str_mv |
0102-7972 000223722 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 11, n. 2 (1998), p. 309-326 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25658/2/000223722.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25658/1/000223722.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25658/3/000223722.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
548725f3717ef97d2472ffb445ce5ed8 8a9ca143359b4f1559db30a93f2a1d49 4e7bfbc2df2bb06cc52374be89b7e15e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224722681167872 |