O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sager, Fabio
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Sperb, Tania Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25658
Resumo: Este estudo investigou 77 episódios de conflito, envolvendo 18 crianças de 3 a 4 anos de uma pré-escola pública de Porto Alegre. Considerou-se o gênero das crianças, o contexto onde aconteciam os conflitos (pátio ou sala), os tipos de brinquedos e brincadeiras presentes nos episódios de conflito. Os dados foram registrados com câmeras VHS e notas de campo e tratados através da Análise de Correspondência e de Resíduos. Os resultados indicaram que os conflitos envolvendo brincadeiras simbólicas ocorreram mais na sala de aula e entre meninos, enquanto meninas conflituaram mais quando brincavam com jogos de acoplagem. Grupos formados por meninos e meninas conflitaram mais quando a brincadeira envolvia regras. Brinquedos orientados para adultos relacionaram-se mais com conflitos quando os grupos eram mistos, enquanto brinquedos orientados para crianças, quando os grupos eram formados somente por meninos. No caso das meninas nenhuma associação foi evidenciada ao tipo de brinquedo.
id UFRGS-2_2189b7ae93148c71471c4b5eb938eae4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25658
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sager, FabioSperb, Tania Mara2010-09-11T04:20:29Z19980102-7972http://hdl.handle.net/10183/25658000223722Este estudo investigou 77 episódios de conflito, envolvendo 18 crianças de 3 a 4 anos de uma pré-escola pública de Porto Alegre. Considerou-se o gênero das crianças, o contexto onde aconteciam os conflitos (pátio ou sala), os tipos de brinquedos e brincadeiras presentes nos episódios de conflito. Os dados foram registrados com câmeras VHS e notas de campo e tratados através da Análise de Correspondência e de Resíduos. Os resultados indicaram que os conflitos envolvendo brincadeiras simbólicas ocorreram mais na sala de aula e entre meninos, enquanto meninas conflituaram mais quando brincavam com jogos de acoplagem. Grupos formados por meninos e meninas conflitaram mais quando a brincadeira envolvia regras. Brinquedos orientados para adultos relacionaram-se mais com conflitos quando os grupos eram mistos, enquanto brinquedos orientados para crianças, quando os grupos eram formados somente por meninos. No caso das meninas nenhuma associação foi evidenciada ao tipo de brinquedo.This study investigated 77 conflict episodes, involving 3 to 4 yearolds enrolled in a public preschool in Porto Alegre, Brazil. Children's gender, the context in which conflicts occurred (playground or classroom), types of toys and of play activities involved in conflict episodes were considered. Data were registered through video recording and field notes and were analyzed using Analysis of Correspondence and of Residues. Results indicated that while conflicts involving symbolic play occurred more often in the classroom and among boys, girls showed a greater number of conflicts when playing with blocks. Rule-based play showed conflicts more often when groups were mixed. While adult oriented toys related with conflicts in mixed groups, child oriented toys occurred more frequently in groups of boys only. No association was found between girls and type of toys used during conflict episodes.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 11, n. 2 (1998), p. 309-326CriançaBrinquedoConflictToyPlayO brincar e os brinquedos nos conflitos entre criançasPlay, toys and children's conflicts info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000223722.pdf.txt000223722.pdf.txtExtracted Texttext/plain41443http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25658/2/000223722.pdf.txt548725f3717ef97d2472ffb445ce5ed8MD52ORIGINAL000223722.pdf000223722.pdfTexto completoapplication/pdf82899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25658/1/000223722.pdf8a9ca143359b4f1559db30a93f2a1d49MD51THUMBNAIL000223722.pdf.jpg000223722.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25658/3/000223722.pdf.jpg4e7bfbc2df2bb06cc52374be89b7e15eMD5310183/256582018-10-17 08:39:46.946oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25658Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:39:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Play, toys and children's conflicts
title O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças
spellingShingle O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças
Sager, Fabio
Criança
Brinquedo
Conflict
Toy
Play
title_short O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças
title_full O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças
title_fullStr O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças
title_full_unstemmed O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças
title_sort O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças
author Sager, Fabio
author_facet Sager, Fabio
Sperb, Tania Mara
author_role author
author2 Sperb, Tania Mara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sager, Fabio
Sperb, Tania Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Brinquedo
topic Criança
Brinquedo
Conflict
Toy
Play
dc.subject.eng.fl_str_mv Conflict
Toy
Play
description Este estudo investigou 77 episódios de conflito, envolvendo 18 crianças de 3 a 4 anos de uma pré-escola pública de Porto Alegre. Considerou-se o gênero das crianças, o contexto onde aconteciam os conflitos (pátio ou sala), os tipos de brinquedos e brincadeiras presentes nos episódios de conflito. Os dados foram registrados com câmeras VHS e notas de campo e tratados através da Análise de Correspondência e de Resíduos. Os resultados indicaram que os conflitos envolvendo brincadeiras simbólicas ocorreram mais na sala de aula e entre meninos, enquanto meninas conflituaram mais quando brincavam com jogos de acoplagem. Grupos formados por meninos e meninas conflitaram mais quando a brincadeira envolvia regras. Brinquedos orientados para adultos relacionaram-se mais com conflitos quando os grupos eram mistos, enquanto brinquedos orientados para crianças, quando os grupos eram formados somente por meninos. No caso das meninas nenhuma associação foi evidenciada ao tipo de brinquedo.
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-11T04:20:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25658
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7972
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000223722
identifier_str_mv 0102-7972
000223722
url http://hdl.handle.net/10183/25658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 11, n. 2 (1998), p. 309-326
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25658/2/000223722.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25658/1/000223722.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25658/3/000223722.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 548725f3717ef97d2472ffb445ce5ed8
8a9ca143359b4f1559db30a93f2a1d49
4e7bfbc2df2bb06cc52374be89b7e15e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224722681167872