Abordagens de psicoterapia para pessoas com deficiência : revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severo, Charlie Trelles
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Bárbara Tietbohl Martins Quadros dos, Severo, Andréa Asti, Pereira, Marilú Mourão, Oliveira, Lucas Mendes de, Monteiro, Gabriela Massaro Carneiro, Bastos, Tamires Martins, Laskoski, Pricilla Braga, Hauck, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225214
Resumo: Quinze por cento da população mundial apresenta algum tipo de deficiência. Isso pode ser caracterizado por vários tipos de condições, cada uma com sua complexidade específica. Assim sendo, esta revisão da literatura objetiva identificar recentes estudos científicos, no quinquênio 2014-2019, que descrevem cuidados psicoterapêuticos com pessoas com deficiência. Foram consultados: PubMed, EMBASE, Web of Science, PsycINFO (APA), BVS (Bireme/LILACS) e SciELO. Encontrou-se um total de 1.330 artigos. Após dois processos de seleção, 26 pesquisas corresponderam aos critérios de inclusão. A metodologia de pesquisa predominante foi ensaio clínico randomizado, seguido por estudos de caso e estudos descritivos/qualitativos. Pessoas com deficiência intelectual e/ou física, deficiência visual e/ou auditiva e autismo foram as populações mais estudadas. As técnicas comportamentais prevalecem nos estudos incluídos, com menor incidência de técnicas psicodinâmicas. A psicoterapia favorece inclusive o enfrentamento de situações adversas impostas na vida de qualquer ser humano. Pessoas com deficiência também podem apresentar necessidades psicoterápicas, uma vez que, na realidade de suas vidas, incluem complexidades além de sua deficiência. Existem fortes evidências para o uso da psicoterapia como recurso eficaz para a elaboração terapêutica de problemas relacionados à saúde, à educação e à vida social de pessoas com deficiência, independentemente do tipo de intervenção psicoterápica.
id UFRGS-2_21a23e62a972a9c7ca1129bf65896656
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225214
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Severo, Charlie TrellesSantos, Bárbara Tietbohl Martins Quadros dosSevero, Andréa AstiPereira, Marilú MourãoOliveira, Lucas Mendes deMonteiro, Gabriela Massaro CarneiroBastos, Tamires MartinsLaskoski, Pricilla BragaHauck, Simone2021-08-05T04:31:09Z20211413-6538http://hdl.handle.net/10183/225214001129178Quinze por cento da população mundial apresenta algum tipo de deficiência. Isso pode ser caracterizado por vários tipos de condições, cada uma com sua complexidade específica. Assim sendo, esta revisão da literatura objetiva identificar recentes estudos científicos, no quinquênio 2014-2019, que descrevem cuidados psicoterapêuticos com pessoas com deficiência. Foram consultados: PubMed, EMBASE, Web of Science, PsycINFO (APA), BVS (Bireme/LILACS) e SciELO. Encontrou-se um total de 1.330 artigos. Após dois processos de seleção, 26 pesquisas corresponderam aos critérios de inclusão. A metodologia de pesquisa predominante foi ensaio clínico randomizado, seguido por estudos de caso e estudos descritivos/qualitativos. Pessoas com deficiência intelectual e/ou física, deficiência visual e/ou auditiva e autismo foram as populações mais estudadas. As técnicas comportamentais prevalecem nos estudos incluídos, com menor incidência de técnicas psicodinâmicas. A psicoterapia favorece inclusive o enfrentamento de situações adversas impostas na vida de qualquer ser humano. Pessoas com deficiência também podem apresentar necessidades psicoterápicas, uma vez que, na realidade de suas vidas, incluem complexidades além de sua deficiência. Existem fortes evidências para o uso da psicoterapia como recurso eficaz para a elaboração terapêutica de problemas relacionados à saúde, à educação e à vida social de pessoas com deficiência, independentemente do tipo de intervenção psicoterápica.Fifteen percent of the world’s population has some form of disability. This can be characterized by several types of conditions, each with its specific complexity. Thus, this literature review aims to identify recent scientific studies, in the 2014- 2019 five-year period, which describe psychotherapeutic care for people with disabilities. PubMed, EMBASE, Web of Science, PsycINFO (APA), BVS (Bireme/LILACS) and SciELO were consulted. It was found a total of 1,330 articles. After two selection processes, 26 research met the inclusion criteria. The predominant research methodology was the randomized clinical trial, followed by case studies and descriptive/qualitative studies. People with intellectual and/or physical disabilities, visual and/or hearing disabilities and autism were the most studied populations. Behavioral techniques prevail in the studies included, with a lower incidence of psychodynamic techniques. Psychotherapy also favors coping with adverse situations imposed on the life of any human being. People with disabilities may also have psychotherapeutic needs, since, in the reality of their lives, they also include complexities in addition to their disability. There is strong evidence for the use of psychotherapy as an effective resource for the therapeutic elaboration of problems related to health, education and social life of people with disabilities, regardless of the type of psychotherapeutic intervention.application/pdfporRevista brasileira de educação especial. Vol. 27 (jan./dez. 2021), e0151, p. 427-444.Pessoas com deficiênciaPsicoterapiaRevisãoPerson with a disabilityPsychotherapyResearchAbordagens de psicoterapia para pessoas com deficiência : revisão da literaturaPsychotherapy approaches for people with disabilities : literature reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129178.pdf.txt001129178.pdf.txtExtracted Texttext/plain57549http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225214/2/001129178.pdf.txtb61c3633dccce7ae069d157953f6d97cMD52ORIGINAL001129178.pdfTexto completoapplication/pdf676151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225214/1/001129178.pdf1fae18782b029899b7d1a6ad5eab7792MD5110183/2252142021-08-18 04:48:18.790968oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225214Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:48:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abordagens de psicoterapia para pessoas com deficiência : revisão da literatura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Psychotherapy approaches for people with disabilities : literature review
title Abordagens de psicoterapia para pessoas com deficiência : revisão da literatura
spellingShingle Abordagens de psicoterapia para pessoas com deficiência : revisão da literatura
Severo, Charlie Trelles
Pessoas com deficiência
Psicoterapia
Revisão
Person with a disability
Psychotherapy
Research
title_short Abordagens de psicoterapia para pessoas com deficiência : revisão da literatura
title_full Abordagens de psicoterapia para pessoas com deficiência : revisão da literatura
title_fullStr Abordagens de psicoterapia para pessoas com deficiência : revisão da literatura
title_full_unstemmed Abordagens de psicoterapia para pessoas com deficiência : revisão da literatura
title_sort Abordagens de psicoterapia para pessoas com deficiência : revisão da literatura
author Severo, Charlie Trelles
author_facet Severo, Charlie Trelles
Santos, Bárbara Tietbohl Martins Quadros dos
Severo, Andréa Asti
Pereira, Marilú Mourão
Oliveira, Lucas Mendes de
Monteiro, Gabriela Massaro Carneiro
Bastos, Tamires Martins
Laskoski, Pricilla Braga
Hauck, Simone
author_role author
author2 Santos, Bárbara Tietbohl Martins Quadros dos
Severo, Andréa Asti
Pereira, Marilú Mourão
Oliveira, Lucas Mendes de
Monteiro, Gabriela Massaro Carneiro
Bastos, Tamires Martins
Laskoski, Pricilla Braga
Hauck, Simone
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Severo, Charlie Trelles
Santos, Bárbara Tietbohl Martins Quadros dos
Severo, Andréa Asti
Pereira, Marilú Mourão
Oliveira, Lucas Mendes de
Monteiro, Gabriela Massaro Carneiro
Bastos, Tamires Martins
Laskoski, Pricilla Braga
Hauck, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoas com deficiência
Psicoterapia
Revisão
topic Pessoas com deficiência
Psicoterapia
Revisão
Person with a disability
Psychotherapy
Research
dc.subject.eng.fl_str_mv Person with a disability
Psychotherapy
Research
description Quinze por cento da população mundial apresenta algum tipo de deficiência. Isso pode ser caracterizado por vários tipos de condições, cada uma com sua complexidade específica. Assim sendo, esta revisão da literatura objetiva identificar recentes estudos científicos, no quinquênio 2014-2019, que descrevem cuidados psicoterapêuticos com pessoas com deficiência. Foram consultados: PubMed, EMBASE, Web of Science, PsycINFO (APA), BVS (Bireme/LILACS) e SciELO. Encontrou-se um total de 1.330 artigos. Após dois processos de seleção, 26 pesquisas corresponderam aos critérios de inclusão. A metodologia de pesquisa predominante foi ensaio clínico randomizado, seguido por estudos de caso e estudos descritivos/qualitativos. Pessoas com deficiência intelectual e/ou física, deficiência visual e/ou auditiva e autismo foram as populações mais estudadas. As técnicas comportamentais prevalecem nos estudos incluídos, com menor incidência de técnicas psicodinâmicas. A psicoterapia favorece inclusive o enfrentamento de situações adversas impostas na vida de qualquer ser humano. Pessoas com deficiência também podem apresentar necessidades psicoterápicas, uma vez que, na realidade de suas vidas, incluem complexidades além de sua deficiência. Existem fortes evidências para o uso da psicoterapia como recurso eficaz para a elaboração terapêutica de problemas relacionados à saúde, à educação e à vida social de pessoas com deficiência, independentemente do tipo de intervenção psicoterápica.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-05T04:31:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225214
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-6538
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001129178
identifier_str_mv 1413-6538
001129178
url http://hdl.handle.net/10183/225214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial. Vol. 27 (jan./dez. 2021), e0151, p. 427-444.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225214/2/001129178.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225214/1/001129178.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b61c3633dccce7ae069d157953f6d97c
1fae18782b029899b7d1a6ad5eab7792
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447761002168320