O vínculo afetivo no fazer docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Débora Lúcia de Souza e
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183829
Resumo: O presente trabalho apresenta o resultado de um trabalho com a prática docente nas Disciplinas de Estágio de Docência I e II- Psicologia e Práticas Educativas do Curso de Licenciatura em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A docência foi desenvolvida no Curso de Técnico em Registros e Informações em Saúde (CTRIS) da Escola do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) na Disciplina de Ética e Relações Humanas. Neste trabalho se apresenta uma das propostas desenvolvidas com o grupo do CTRIS, um trabalho que diz respeito à metodologia de ensino e ao vínculo afetivo com esse fazer docente. Essa experiência docente aponta e discute a importância de uma reflexão sobre a responsabilidade ética do professor-psicólogo para as questões além da sala de aula, principalmente na dimensão do afeto nesse exercício docente, assim como temas correlatos a esse exercício, a exemplo do lugar do professor- psicólogo.
id UFRGS-2_21b56f568970a9ab97f27e2aff4ec6bc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183829
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Débora Lúcia de Souza eSoares, Rosângela de Fátima Rodrigues2018-10-20T03:16:32Z2016http://hdl.handle.net/10183/183829001002734O presente trabalho apresenta o resultado de um trabalho com a prática docente nas Disciplinas de Estágio de Docência I e II- Psicologia e Práticas Educativas do Curso de Licenciatura em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A docência foi desenvolvida no Curso de Técnico em Registros e Informações em Saúde (CTRIS) da Escola do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) na Disciplina de Ética e Relações Humanas. Neste trabalho se apresenta uma das propostas desenvolvidas com o grupo do CTRIS, um trabalho que diz respeito à metodologia de ensino e ao vínculo afetivo com esse fazer docente. Essa experiência docente aponta e discute a importância de uma reflexão sobre a responsabilidade ética do professor-psicólogo para as questões além da sala de aula, principalmente na dimensão do afeto nesse exercício docente, assim como temas correlatos a esse exercício, a exemplo do lugar do professor- psicólogo.This paper presents the results of a job with the teaching practice in Stage Disciplines Teaching I and II Psychology and Educational Practices Degree in Psychology at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The teaching was developed at the Curso de Técnico em Registros e Informações em Saúde (CTRIS) of Grupo Hospitalar Conceição (GHC) at discipline Ethics and Human Relations. This paper presents one of the proposals developed with CTRIS group, a job that relates to teaching methodology and the emotional bond with this teaching do. This teaching experience points and discusses the importance of reflection on the ethics of the teacher-psychologist responsibility for issues beyond the classroom, especially in the dimension of affection in this teaching practice, as well as related issues this year, such as the place of teacher- psychologist.application/pdfporÉticaComportamento de apegoPsicologia : EnsinoLicenciaturaTeachingAffective bondProfessor of PsychologyEthicO vínculo afetivo no fazer docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2016Psicologia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002734.pdfTexto completoapplication/pdf198528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183829/1/001002734.pdfc023b93f0253d4ce5a3a80a4d82d2469MD51TEXT001002734.pdf.txt001002734.pdf.txtExtracted Texttext/plain33079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183829/2/001002734.pdf.txt6730890f7d183630917b8b70a7d419acMD52THUMBNAIL001002734.pdf.jpg001002734.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183829/3/001002734.pdf.jpg3132e125344998af3586f26af29f21dcMD5310183/1838292018-10-22 07:19:31.107oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183829Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:19:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O vínculo afetivo no fazer docente
title O vínculo afetivo no fazer docente
spellingShingle O vínculo afetivo no fazer docente
Silva, Débora Lúcia de Souza e
Ética
Comportamento de apego
Psicologia : Ensino
Licenciatura
Teaching
Affective bond
Professor of Psychology
Ethic
title_short O vínculo afetivo no fazer docente
title_full O vínculo afetivo no fazer docente
title_fullStr O vínculo afetivo no fazer docente
title_full_unstemmed O vínculo afetivo no fazer docente
title_sort O vínculo afetivo no fazer docente
author Silva, Débora Lúcia de Souza e
author_facet Silva, Débora Lúcia de Souza e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Débora Lúcia de Souza e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues
contributor_str_mv Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Comportamento de apego
Psicologia : Ensino
Licenciatura
topic Ética
Comportamento de apego
Psicologia : Ensino
Licenciatura
Teaching
Affective bond
Professor of Psychology
Ethic
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Affective bond
Professor of Psychology
Ethic
description O presente trabalho apresenta o resultado de um trabalho com a prática docente nas Disciplinas de Estágio de Docência I e II- Psicologia e Práticas Educativas do Curso de Licenciatura em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A docência foi desenvolvida no Curso de Técnico em Registros e Informações em Saúde (CTRIS) da Escola do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) na Disciplina de Ética e Relações Humanas. Neste trabalho se apresenta uma das propostas desenvolvidas com o grupo do CTRIS, um trabalho que diz respeito à metodologia de ensino e ao vínculo afetivo com esse fazer docente. Essa experiência docente aponta e discute a importância de uma reflexão sobre a responsabilidade ética do professor-psicólogo para as questões além da sala de aula, principalmente na dimensão do afeto nesse exercício docente, assim como temas correlatos a esse exercício, a exemplo do lugar do professor- psicólogo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-20T03:16:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/183829
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001002734
url http://hdl.handle.net/10183/183829
identifier_str_mv 001002734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183829/1/001002734.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183829/2/001002734.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183829/3/001002734.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c023b93f0253d4ce5a3a80a4d82d2469
6730890f7d183630917b8b70a7d419ac
3132e125344998af3586f26af29f21dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224561121820672