O vínculo afetivo no fazer docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/183829 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta o resultado de um trabalho com a prática docente nas Disciplinas de Estágio de Docência I e II- Psicologia e Práticas Educativas do Curso de Licenciatura em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A docência foi desenvolvida no Curso de Técnico em Registros e Informações em Saúde (CTRIS) da Escola do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) na Disciplina de Ética e Relações Humanas. Neste trabalho se apresenta uma das propostas desenvolvidas com o grupo do CTRIS, um trabalho que diz respeito à metodologia de ensino e ao vínculo afetivo com esse fazer docente. Essa experiência docente aponta e discute a importância de uma reflexão sobre a responsabilidade ética do professor-psicólogo para as questões além da sala de aula, principalmente na dimensão do afeto nesse exercício docente, assim como temas correlatos a esse exercício, a exemplo do lugar do professor- psicólogo. |
id |
UFRGS-2_21b56f568970a9ab97f27e2aff4ec6bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183829 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Débora Lúcia de Souza eSoares, Rosângela de Fátima Rodrigues2018-10-20T03:16:32Z2016http://hdl.handle.net/10183/183829001002734O presente trabalho apresenta o resultado de um trabalho com a prática docente nas Disciplinas de Estágio de Docência I e II- Psicologia e Práticas Educativas do Curso de Licenciatura em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A docência foi desenvolvida no Curso de Técnico em Registros e Informações em Saúde (CTRIS) da Escola do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) na Disciplina de Ética e Relações Humanas. Neste trabalho se apresenta uma das propostas desenvolvidas com o grupo do CTRIS, um trabalho que diz respeito à metodologia de ensino e ao vínculo afetivo com esse fazer docente. Essa experiência docente aponta e discute a importância de uma reflexão sobre a responsabilidade ética do professor-psicólogo para as questões além da sala de aula, principalmente na dimensão do afeto nesse exercício docente, assim como temas correlatos a esse exercício, a exemplo do lugar do professor- psicólogo.This paper presents the results of a job with the teaching practice in Stage Disciplines Teaching I and II Psychology and Educational Practices Degree in Psychology at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The teaching was developed at the Curso de Técnico em Registros e Informações em Saúde (CTRIS) of Grupo Hospitalar Conceição (GHC) at discipline Ethics and Human Relations. This paper presents one of the proposals developed with CTRIS group, a job that relates to teaching methodology and the emotional bond with this teaching do. This teaching experience points and discusses the importance of reflection on the ethics of the teacher-psychologist responsibility for issues beyond the classroom, especially in the dimension of affection in this teaching practice, as well as related issues this year, such as the place of teacher- psychologist.application/pdfporÉticaComportamento de apegoPsicologia : EnsinoLicenciaturaTeachingAffective bondProfessor of PsychologyEthicO vínculo afetivo no fazer docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2016Psicologia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002734.pdfTexto completoapplication/pdf198528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183829/1/001002734.pdfc023b93f0253d4ce5a3a80a4d82d2469MD51TEXT001002734.pdf.txt001002734.pdf.txtExtracted Texttext/plain33079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183829/2/001002734.pdf.txt6730890f7d183630917b8b70a7d419acMD52THUMBNAIL001002734.pdf.jpg001002734.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183829/3/001002734.pdf.jpg3132e125344998af3586f26af29f21dcMD5310183/1838292018-10-22 07:19:31.107oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183829Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:19:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O vínculo afetivo no fazer docente |
title |
O vínculo afetivo no fazer docente |
spellingShingle |
O vínculo afetivo no fazer docente Silva, Débora Lúcia de Souza e Ética Comportamento de apego Psicologia : Ensino Licenciatura Teaching Affective bond Professor of Psychology Ethic |
title_short |
O vínculo afetivo no fazer docente |
title_full |
O vínculo afetivo no fazer docente |
title_fullStr |
O vínculo afetivo no fazer docente |
title_full_unstemmed |
O vínculo afetivo no fazer docente |
title_sort |
O vínculo afetivo no fazer docente |
author |
Silva, Débora Lúcia de Souza e |
author_facet |
Silva, Débora Lúcia de Souza e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Débora Lúcia de Souza e |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues |
contributor_str_mv |
Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Comportamento de apego Psicologia : Ensino Licenciatura |
topic |
Ética Comportamento de apego Psicologia : Ensino Licenciatura Teaching Affective bond Professor of Psychology Ethic |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Affective bond Professor of Psychology Ethic |
description |
O presente trabalho apresenta o resultado de um trabalho com a prática docente nas Disciplinas de Estágio de Docência I e II- Psicologia e Práticas Educativas do Curso de Licenciatura em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A docência foi desenvolvida no Curso de Técnico em Registros e Informações em Saúde (CTRIS) da Escola do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) na Disciplina de Ética e Relações Humanas. Neste trabalho se apresenta uma das propostas desenvolvidas com o grupo do CTRIS, um trabalho que diz respeito à metodologia de ensino e ao vínculo afetivo com esse fazer docente. Essa experiência docente aponta e discute a importância de uma reflexão sobre a responsabilidade ética do professor-psicólogo para as questões além da sala de aula, principalmente na dimensão do afeto nesse exercício docente, assim como temas correlatos a esse exercício, a exemplo do lugar do professor- psicólogo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-20T03:16:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/183829 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001002734 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/183829 |
identifier_str_mv |
001002734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183829/1/001002734.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183829/2/001002734.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183829/3/001002734.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c023b93f0253d4ce5a3a80a4d82d2469 6730890f7d183630917b8b70a7d419ac 3132e125344998af3586f26af29f21dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224561121820672 |