Fatores motivacionais de escolares para a prática do mountain bike

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, João Vítor
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196560
Resumo: Introdução: O Mountain Bike é um esporte de aventura, praticado em trilhas e estradas em contato direto com a natureza, praticado com todos as dificuldades apresentadas pelo solo (terra e areia) e clima (calor, frio, chuva e vento). Este estudo teve como objetivo analisar os fatores motivacionais dos alunos que praticam a modalidade do Mountain Bike ofertado para escolares regularmente matriculados nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental do Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim em 2018. Procedimentos metodológicos: a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso institucional tendo a escola uma proposta pedagógica alternativa. A amostra intencional, foi composta de 37 participantes na modalidade de Mountain Bike na categoria Infantil, nos naipes masculino e feminino. As crianças deste estudo foram avaliadas durante as aulas de educação física, com duração de 50 minutos cada, da seguinte forma: a) visita in loco da aula – observação qualitativa dos pesquisadores realizada por uso de observação direta; b) Aplicação do questionário após a realização da aula. Para a análise dos fatores motivacionais utilizamos o questionário sugerido por Gaya e Cardoso (1998). Foram classificados em três categorias. A competência desportiva (CD) – questões 1, 4, 6, 8, 9, 15, 16 e 17; b) amizade e lazer (AL) – questões 3, 7, 12, 13 e 19; e c) saúde (S) – questões 2, 5 10, 11 14 e 18. Cada motivo possui três níveis de resposta, ou seja, Nada Importante (NI), Pouco Importante (PI) e Muito Importante (MI). Para o tratamento dos dados foram utilizadas análises descritivas, ilustradas em gráficos de barra com os valores de ocorrência em percentuais. As perguntas 20, 21, 22 e 23 são descritivas e foram analisadas da seguinte forma: (1) quantificamos a ocorrência do número de modalidades praticadas na escola conforme a proposta pedagógica da mesma; (2) descrevemos de forma textual os motivos reportados pelos estudantes que os levavam a praticar atividade ao ar livre e na natureza (Mountain Bike); (3) determinamos a ocorrência em percentuais as respostas referentes ao clima e o tempo em que os alunos consideram melhor para realizar a prática do Mountain Bike; e (4) descrevemos de forma textual como é a participação do professor durante as aulas. Resultados: Podemos constatar que o fator encontrado nos resultados da pesquisa para os alunos de educação física, modalidade moutain bike para motivação da prática do esporte foram os cuidados com a saúde. Cerca de 65% dos jovens entrevistados consideram muito importante o fator motivacional Saúde em praticar o Mountain Bike, seguido da categoria Amizade e Lazer com 47,1% das respostas dos escolares. Participação junto com a turma para vivenciar a modalidade mountain bike na educação física Conclusão: É possível realizar uma prática esportiva alternativa de aventura como o mountain bike, na qual o fator motivacional mais destacado entre os alunos é o cuidado com a saúde e a vontade de andar de bicicleta fazendo trilhas.
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As crianças deste estudo foram avaliadas durante as aulas de educação física, com duração de 50 minutos cada, da seguinte forma: a) visita in loco da aula – observação qualitativa dos pesquisadores realizada por uso de observação direta; b) Aplicação do questionário após a realização da aula. Para a análise dos fatores motivacionais utilizamos o questionário sugerido por Gaya e Cardoso (1998). Foram classificados em três categorias. A competência desportiva (CD) – questões 1, 4, 6, 8, 9, 15, 16 e 17; b) amizade e lazer (AL) – questões 3, 7, 12, 13 e 19; e c) saúde (S) – questões 2, 5 10, 11 14 e 18. Cada motivo possui três níveis de resposta, ou seja, Nada Importante (NI), Pouco Importante (PI) e Muito Importante (MI). Para o tratamento dos dados foram utilizadas análises descritivas, ilustradas em gráficos de barra com os valores de ocorrência em percentuais. As perguntas 20, 21, 22 e 23 são descritivas e foram analisadas da seguinte forma: (1) quantificamos a ocorrência do número de modalidades praticadas na escola conforme a proposta pedagógica da mesma; (2) descrevemos de forma textual os motivos reportados pelos estudantes que os levavam a praticar atividade ao ar livre e na natureza (Mountain Bike); (3) determinamos a ocorrência em percentuais as respostas referentes ao clima e o tempo em que os alunos consideram melhor para realizar a prática do Mountain Bike; e (4) descrevemos de forma textual como é a participação do professor durante as aulas. Resultados: Podemos constatar que o fator encontrado nos resultados da pesquisa para os alunos de educação física, modalidade moutain bike para motivação da prática do esporte foram os cuidados com a saúde. Cerca de 65% dos jovens entrevistados consideram muito importante o fator motivacional Saúde em praticar o Mountain Bike, seguido da categoria Amizade e Lazer com 47,1% das respostas dos escolares. Participação junto com a turma para vivenciar a modalidade mountain bike na educação física Conclusão: É possível realizar uma prática esportiva alternativa de aventura como o mountain bike, na qual o fator motivacional mais destacado entre os alunos é o cuidado com a saúde e a vontade de andar de bicicleta fazendo trilhas.Introduction: The Mountain Bike is an adventure sport, practiced in trails and roads in direct contact with nature, practiced with all the difficulties presented by the soil (earth and sand) and climate (Heat, cold, rain and wind).This study had as objective to analyze the motivational factors of the students who practice the mountain bike modality offered to schoolchildren regularly enrolled in the basic education physical education classes of the state institute of education. Methodological procedures: The research is characterized as an institutional case study having the school an alternative pedagogical proposal. The intentional sample was composed of 37 participants in the mountain bike modality in the infant category, in both sexes. The children of this study were evaluated during the physical education classes, lasting 50 minutes each, as follows: a) on-site visit of the class - qualitative observation of the researchers performed through direct observation; b) Application of the survey after the lesson. For the analysis of motivational factors we used the survey suggested by Gaya and Cardoso (1998). They were classified into three categories. The sporting competence (CD) - questions 1, 4, 6, 8, 9, 15, 16 and 17; b) friendship and leisure (LA) - questions 3, 7, 12, 13 and 19; and c) health (S) - questions 2, 5, 10, 11, 14 and 18. Each motive has three levels of response, Not Important (NI), Little Important (PI), and Very Important (MI). For the treatment of the data, descriptive analyzes were used, illustrated in bar graphs with the occurrence values in percentages. Questions 20, 21, 22 and 23 are descriptive and were analyzed as follows; (1) we quantify the occurrence of the number of modalities practiced in the school according to the pedagogical proposal of the same; (2) we describe in a textual way the reasons reported by the students that led them to practice the outdoor activity in the wild (Mountain Bike); (3) we determine the occurrence in percentages the answers regarding the climate and the time in which the students consider better to carry out the practice of Mountain Bike; and (4) we describe in a textural way how is the teacher's participation during the classes. Results: We can verify that the most important factor presented by the students was the concern with health. About 65% of the young people interviewed consider the motivational health aspect of mountain biking to be very important, followed by the friendship and leisure category with 47.1% of the students' responses. Conclusion: It is possible to carry out an alternative sports practice of adventure such as mountain biking, where the most important motivational factor among the students is the health care and the will to walk bike trails.application/pdfporCiclismoMotivaçãoMountain bikeSchoolchildrenMotivationFatores motivacionais de escolares para a prática do mountain bikeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094522.pdf.txt001094522.pdf.txtExtracted Texttext/plain67159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196560/2/001094522.pdf.txtebc6e6527005172baee74756a508274bMD52ORIGINAL001094522.pdfTexto completoapplication/pdf419195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196560/1/001094522.pdf6c0da2d2be57d675323276b373f28c82MD5110183/1965602019-07-05 02:34:05.421943oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196560Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-05T05:34:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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