Aula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Gilvana dos Santos de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262284
Resumo: O presente estudo discorre sobre a potência da pedagogia teatral capaz de mobilizar atores e atrizes sociais, fomentando suas capacidades de apercebimento e críticas em relação ao mundo onde vivem. Para tornar mais evidente essa proposição, mostro, por intermédio das vivências cênicas no Teatro Geração Bugiganga, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, bem como na Educação Integral através da prática como Educadora Social, modos possíveis de concretizá-la. Reflito acerca do papel do teatro na infância e adolescência, com indivíduos em processo de formação, sem certezas absolutas do que são ou quem serão futuramente. Identifico também os caminhos percorridos para a construção de vivências teatrais transformadoras na Educação Social através do protagonismo infanto-juvenil.
id UFRGS-2_21c7c482f20b504e7374592858f9d591
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262284
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Azevedo, Gilvana dos Santos deAlcântara, Celina Nunes de2023-07-18T03:28:40Z2023http://hdl.handle.net/10183/262284001173579O presente estudo discorre sobre a potência da pedagogia teatral capaz de mobilizar atores e atrizes sociais, fomentando suas capacidades de apercebimento e críticas em relação ao mundo onde vivem. Para tornar mais evidente essa proposição, mostro, por intermédio das vivências cênicas no Teatro Geração Bugiganga, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, bem como na Educação Integral através da prática como Educadora Social, modos possíveis de concretizá-la. Reflito acerca do papel do teatro na infância e adolescência, com indivíduos em processo de formação, sem certezas absolutas do que são ou quem serão futuramente. Identifico também os caminhos percorridos para a construção de vivências teatrais transformadoras na Educação Social através do protagonismo infanto-juvenil.The present study discusses the power of theatrical pedagogy capable of mobilizing social actors and actresses, fostering their capacities for awareness and criticism in relation to the world in which they live. To make this proposition more evident, I show, through the scenic experiences at Teatro Geração Bugiganga, in the Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation, as well as in Integral Education through the practice as a Social Educator, possible ways of realizing it. I reflect on the role of theater in childhood and adolescence, with individuals in the process of formation, without absolute certainty of what they are or who they will be in the future. I also identify the paths taken for the construction of transformative theatrical experiences in Social Education through child and youth protagonism.application/pdfporEducação socialArte : EducaçãoPedagogia teatralTheater classSocial educationArt educationSlamAula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2023Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173579.pdf.txt001173579.pdf.txtExtracted Texttext/plain83171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262284/2/001173579.pdf.txt60fd52e74a85e40cc48c560ac2473868MD52ORIGINAL001173579.pdfTexto completoapplication/pdf8659289http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262284/1/001173579.pdfd7abfc8be6c129c09d02afb407309f24MD5110183/2622842023-07-19 03:38:55.442781oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262284Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-19T06:38:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentes
title Aula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentes
spellingShingle Aula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentes
Azevedo, Gilvana dos Santos de
Educação social
Arte : Educação
Pedagogia teatral
Theater class
Social education
Art education
Slam
title_short Aula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentes
title_full Aula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentes
title_fullStr Aula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentes
title_full_unstemmed Aula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentes
title_sort Aula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentes
author Azevedo, Gilvana dos Santos de
author_facet Azevedo, Gilvana dos Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Gilvana dos Santos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alcântara, Celina Nunes de
contributor_str_mv Alcântara, Celina Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação social
Arte : Educação
Pedagogia teatral
topic Educação social
Arte : Educação
Pedagogia teatral
Theater class
Social education
Art education
Slam
dc.subject.eng.fl_str_mv Theater class
Social education
Art education
Slam
description O presente estudo discorre sobre a potência da pedagogia teatral capaz de mobilizar atores e atrizes sociais, fomentando suas capacidades de apercebimento e críticas em relação ao mundo onde vivem. Para tornar mais evidente essa proposição, mostro, por intermédio das vivências cênicas no Teatro Geração Bugiganga, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, bem como na Educação Integral através da prática como Educadora Social, modos possíveis de concretizá-la. Reflito acerca do papel do teatro na infância e adolescência, com indivíduos em processo de formação, sem certezas absolutas do que são ou quem serão futuramente. Identifico também os caminhos percorridos para a construção de vivências teatrais transformadoras na Educação Social através do protagonismo infanto-juvenil.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-18T03:28:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262284
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173579
url http://hdl.handle.net/10183/262284
identifier_str_mv 001173579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262284/2/001173579.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262284/1/001173579.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 60fd52e74a85e40cc48c560ac2473868
d7abfc8be6c129c09d02afb407309f24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447346065965056