Aula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262284 |
Resumo: | O presente estudo discorre sobre a potência da pedagogia teatral capaz de mobilizar atores e atrizes sociais, fomentando suas capacidades de apercebimento e críticas em relação ao mundo onde vivem. Para tornar mais evidente essa proposição, mostro, por intermédio das vivências cênicas no Teatro Geração Bugiganga, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, bem como na Educação Integral através da prática como Educadora Social, modos possíveis de concretizá-la. Reflito acerca do papel do teatro na infância e adolescência, com indivíduos em processo de formação, sem certezas absolutas do que são ou quem serão futuramente. Identifico também os caminhos percorridos para a construção de vivências teatrais transformadoras na Educação Social através do protagonismo infanto-juvenil. |
id |
UFRGS-2_21c7c482f20b504e7374592858f9d591 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262284 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Azevedo, Gilvana dos Santos deAlcântara, Celina Nunes de2023-07-18T03:28:40Z2023http://hdl.handle.net/10183/262284001173579O presente estudo discorre sobre a potência da pedagogia teatral capaz de mobilizar atores e atrizes sociais, fomentando suas capacidades de apercebimento e críticas em relação ao mundo onde vivem. Para tornar mais evidente essa proposição, mostro, por intermédio das vivências cênicas no Teatro Geração Bugiganga, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, bem como na Educação Integral através da prática como Educadora Social, modos possíveis de concretizá-la. Reflito acerca do papel do teatro na infância e adolescência, com indivíduos em processo de formação, sem certezas absolutas do que são ou quem serão futuramente. Identifico também os caminhos percorridos para a construção de vivências teatrais transformadoras na Educação Social através do protagonismo infanto-juvenil.The present study discusses the power of theatrical pedagogy capable of mobilizing social actors and actresses, fostering their capacities for awareness and criticism in relation to the world in which they live. To make this proposition more evident, I show, through the scenic experiences at Teatro Geração Bugiganga, in the Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation, as well as in Integral Education through the practice as a Social Educator, possible ways of realizing it. I reflect on the role of theater in childhood and adolescence, with individuals in the process of formation, without absolute certainty of what they are or who they will be in the future. I also identify the paths taken for the construction of transformative theatrical experiences in Social Education through child and youth protagonism.application/pdfporEducação socialArte : EducaçãoPedagogia teatralTheater classSocial educationArt educationSlamAula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2023Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173579.pdf.txt001173579.pdf.txtExtracted Texttext/plain83171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262284/2/001173579.pdf.txt60fd52e74a85e40cc48c560ac2473868MD52ORIGINAL001173579.pdfTexto completoapplication/pdf8659289http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262284/1/001173579.pdfd7abfc8be6c129c09d02afb407309f24MD5110183/2622842023-07-19 03:38:55.442781oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262284Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-19T06:38:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentes |
title |
Aula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentes |
spellingShingle |
Aula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentes Azevedo, Gilvana dos Santos de Educação social Arte : Educação Pedagogia teatral Theater class Social education Art education Slam |
title_short |
Aula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentes |
title_full |
Aula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentes |
title_fullStr |
Aula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentes |
title_full_unstemmed |
Aula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentes |
title_sort |
Aula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentes |
author |
Azevedo, Gilvana dos Santos de |
author_facet |
Azevedo, Gilvana dos Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Gilvana dos Santos de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alcântara, Celina Nunes de |
contributor_str_mv |
Alcântara, Celina Nunes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação social Arte : Educação Pedagogia teatral |
topic |
Educação social Arte : Educação Pedagogia teatral Theater class Social education Art education Slam |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Theater class Social education Art education Slam |
description |
O presente estudo discorre sobre a potência da pedagogia teatral capaz de mobilizar atores e atrizes sociais, fomentando suas capacidades de apercebimento e críticas em relação ao mundo onde vivem. Para tornar mais evidente essa proposição, mostro, por intermédio das vivências cênicas no Teatro Geração Bugiganga, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, bem como na Educação Integral através da prática como Educadora Social, modos possíveis de concretizá-la. Reflito acerca do papel do teatro na infância e adolescência, com indivíduos em processo de formação, sem certezas absolutas do que são ou quem serão futuramente. Identifico também os caminhos percorridos para a construção de vivências teatrais transformadoras na Educação Social através do protagonismo infanto-juvenil. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-18T03:28:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262284 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173579 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262284 |
identifier_str_mv |
001173579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262284/2/001173579.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262284/1/001173579.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
60fd52e74a85e40cc48c560ac2473868 d7abfc8be6c129c09d02afb407309f24 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447346065965056 |