Liberem os mangás : juventudes frente à leitura e à informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Jacira Gil
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Accorssi, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151198
Resumo: No presente artigo buscamos refletir e discutir os sentidos e significados que jovens de um bairro de periferia possuem acerca da leitura e informação. Para isto, realizamos oito entrevistas semiestruturadas com jovens entre 18 e 24 anos participantes de um projeto social, chamado Casa das Juventudes, no Bairro Guajuviras, de Canoas/RS, Brasil, integrante do Projeto Territórios de Paz. A Casa das Juventudes é um centro de formação e espaço de convivência. Nela funciona o PROTEJO (Proteção de Jovens em Território Vulnerável), projeto social voltado para jovens em situação de violência e outras formas de vulnerabilidade social. Os resultados indicam que a leitura faz parte da vida cotidiana dos jovens, uma vez que os mesmos expressam interesse e iniciativa em ter contato, dentro e fora da Casa, com livros e informações em geral. Contudo, o acesso à leitura é dificultado em seus cotidianos por vários motivos, tais como: ausência de bibliotecas públicas; equipamentos e espaços culturais públicos inadequados, ou por demais suntuosos, em relação à realidade social em que estes jovens estão inseridos. O não acesso à informação configura-se mais pela falta de acervo adequado nas bibliotecas, associado ao alto custo para a aquisição de livros e outros documentos, do que a falta de interesse pela prática da leitura.
id UFRGS-2_21d27f47b267eeb76afc7021ef7f54c8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151198
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bernardes, Jacira GilAccorssi, Aline2017-01-24T02:24:52Z20161807-1384http://hdl.handle.net/10183/151198001009279No presente artigo buscamos refletir e discutir os sentidos e significados que jovens de um bairro de periferia possuem acerca da leitura e informação. Para isto, realizamos oito entrevistas semiestruturadas com jovens entre 18 e 24 anos participantes de um projeto social, chamado Casa das Juventudes, no Bairro Guajuviras, de Canoas/RS, Brasil, integrante do Projeto Territórios de Paz. A Casa das Juventudes é um centro de formação e espaço de convivência. Nela funciona o PROTEJO (Proteção de Jovens em Território Vulnerável), projeto social voltado para jovens em situação de violência e outras formas de vulnerabilidade social. Os resultados indicam que a leitura faz parte da vida cotidiana dos jovens, uma vez que os mesmos expressam interesse e iniciativa em ter contato, dentro e fora da Casa, com livros e informações em geral. Contudo, o acesso à leitura é dificultado em seus cotidianos por vários motivos, tais como: ausência de bibliotecas públicas; equipamentos e espaços culturais públicos inadequados, ou por demais suntuosos, em relação à realidade social em que estes jovens estão inseridos. O não acesso à informação configura-se mais pela falta de acervo adequado nas bibliotecas, associado ao alto custo para a aquisição de livros e outros documentos, do que a falta de interesse pela prática da leitura.The present paper is an attempt to reflect and discuss the meaning and significance that youngsters from an outskirt district attribute to information and reading. 8 semi-structured interviews were conducted with young adults between 18 and 24 years of age who took part on a social project called Casa das Juventudes (House of the Youth) in the Guajuviras suburb in Canoas, Brazil. Casa das Juventudes is a part of the ‘Territórios da Paz’ (Land of Peace) project and is a development and learning center as well as a leisure space. It houses PROTEJO, a social project that focus on youngsters who are subject to violence and other forms of social vulnerability. Our outcomes indicate that reading is part of their daily activities since the results of the interviews demonstrate that they express interest not only in literature but also in obtaining information both in and outside Casa das Juventudes. However, access to information is hindered for various reasons such as the absence of public libraries and cultural spaces suitable to their social reality. Access to information seems to be impeded not by lack of interest in reading but because of the inadequacy of books and by the high price of material acquisition.En el presente artículo, buscamos reflexionar y discutir los sentidos y significados que los jóvenes de un barrio de la periferia poseen acerca de la lectura e información. Para esto, realizamos ocho entrevistas semi-estructuradas con jóvenes entre 18 y 24 años participantes de un proyecto social, llamado Casa de las Juventudes, en el Barrio Guajuviras, de Canoas/RS, Brasil, integrante del Proyecto Territorios de Paz. La Casa de las Juventudes es un centro de formación y espacio de convivencia. En ella funciona el PROTEJO (Protección de Jóvenes en Territorio Vulnerable), proyecto social volcado para los jóvenes en situación de violencia y otras formas de vulnerabilidad social. Los resultados indican que la lectura hace parte de la vida cotidiana de los jóvenes, una vez que los mismos expresan interés e iniciativa en tener contacto, dentro y fuera de la Casa de las Juventudes, con libros e informaciones en general. Con todo, el acceso a la lectura es dificultado en lo cotidiano por varios motivos, tales como: ausencia de bibliotecas públicas; equipamientos y espacios culturales públicos inadecuados, o por demás suntuosos, en relación a la realidad social en la que estos jóvenes están insertados. El no acceso a la información se configura más por la falta de acervo adecuado en las bibliotecas, asociado al alto costo para la adquisición de libros y otros documentos, que la falta de interés por la práctica de la lectura.application/pdfporInterthesis. Florianópolis, SC. Vol. 13, n.3 (set./dez. 2016), p. 81-100LeituraEquipamento culturalJuventudeReadingYouthCultural toolsLibraryLecturaJuventudEquipamiento culturalBibliotecaLiberem os mangás : juventudes frente à leitura e à informaçãoFreedom for mangas : youth, reading, and informationLiberen los mangas : juventudes frente a la lectura y a la informacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009279.pdf001009279.pdfTexto completoapplication/pdf495934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151198/1/001009279.pdfdb977aa81a5dba6e41e06b58c9d73e6bMD51TEXT001009279.pdf.txt001009279.pdf.txtExtracted Texttext/plain48744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151198/2/001009279.pdf.txt068d2eb916f5c693f8c71210bb81e07dMD52THUMBNAIL001009279.pdf.jpg001009279.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151198/3/001009279.pdf.jpg0d4d1b9550d56ebe55642f4d7bc15d3fMD5310183/1511982018-10-30 08:33:28.925oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151198Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:33:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Liberem os mangás : juventudes frente à leitura e à informação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Freedom for mangas : youth, reading, and information
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Liberen los mangas : juventudes frente a la lectura y a la información
title Liberem os mangás : juventudes frente à leitura e à informação
spellingShingle Liberem os mangás : juventudes frente à leitura e à informação
Bernardes, Jacira Gil
Leitura
Equipamento cultural
Juventude
Reading
Youth
Cultural tools
Library
Lectura
Juventud
Equipamiento cultural
Biblioteca
title_short Liberem os mangás : juventudes frente à leitura e à informação
title_full Liberem os mangás : juventudes frente à leitura e à informação
title_fullStr Liberem os mangás : juventudes frente à leitura e à informação
title_full_unstemmed Liberem os mangás : juventudes frente à leitura e à informação
title_sort Liberem os mangás : juventudes frente à leitura e à informação
author Bernardes, Jacira Gil
author_facet Bernardes, Jacira Gil
Accorssi, Aline
author_role author
author2 Accorssi, Aline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Jacira Gil
Accorssi, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Equipamento cultural
Juventude
topic Leitura
Equipamento cultural
Juventude
Reading
Youth
Cultural tools
Library
Lectura
Juventud
Equipamiento cultural
Biblioteca
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Youth
Cultural tools
Library
dc.subject.spa.fl_str_mv Lectura
Juventud
Equipamiento cultural
Biblioteca
description No presente artigo buscamos refletir e discutir os sentidos e significados que jovens de um bairro de periferia possuem acerca da leitura e informação. Para isto, realizamos oito entrevistas semiestruturadas com jovens entre 18 e 24 anos participantes de um projeto social, chamado Casa das Juventudes, no Bairro Guajuviras, de Canoas/RS, Brasil, integrante do Projeto Territórios de Paz. A Casa das Juventudes é um centro de formação e espaço de convivência. Nela funciona o PROTEJO (Proteção de Jovens em Território Vulnerável), projeto social voltado para jovens em situação de violência e outras formas de vulnerabilidade social. Os resultados indicam que a leitura faz parte da vida cotidiana dos jovens, uma vez que os mesmos expressam interesse e iniciativa em ter contato, dentro e fora da Casa, com livros e informações em geral. Contudo, o acesso à leitura é dificultado em seus cotidianos por vários motivos, tais como: ausência de bibliotecas públicas; equipamentos e espaços culturais públicos inadequados, ou por demais suntuosos, em relação à realidade social em que estes jovens estão inseridos. O não acesso à informação configura-se mais pela falta de acervo adequado nas bibliotecas, associado ao alto custo para a aquisição de livros e outros documentos, do que a falta de interesse pela prática da leitura.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-24T02:24:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151198
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-1384
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001009279
identifier_str_mv 1807-1384
001009279
url http://hdl.handle.net/10183/151198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Interthesis. Florianópolis, SC. Vol. 13, n.3 (set./dez. 2016), p. 81-100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151198/1/001009279.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151198/2/001009279.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151198/3/001009279.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv db977aa81a5dba6e41e06b58c9d73e6b
068d2eb916f5c693f8c71210bb81e07d
0d4d1b9550d56ebe55642f4d7bc15d3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447627704041472