Avaliação neuropsicológica das funções executivas em um adulto com sintomas de ansiedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Clarissa Moreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142936
Resumo: O termo funções executivas (FE) é uma expressão ampla utilizada para abranger um conjunto de habilidades cognitivas de alta ordem, responsável pela coordenação de respostas adaptativas diante de situações novas e/ou complexas. Alterações nas FE têm se mostrado associadas a vários transtornos cognitivos, decorrentes de lesões ou de disfunções neurológicas e psiquiátricas. Considerando a alta prevalência dos Transtornos de Ansiedade (TA), fazem-se necessários estudos que investiguem condições neuropsicológicas que podem influenciar nos desempenhos social, intelectual e afetivo desses pacientes. O presente estudo de caso tem como objetivo geral investigar os componentes preservados e prejudicados das FE em um adulto com sintomas de ansiedade. Como objetivos específicos pretendem-se: 1) descrever o desempenho, quantitativo e qualitativo, do participante com sintomas ansiosos em tarefas neuropsicológicas e que avaliam os componentes das FE, 2) discutir o potencial das habilidades executivas deste paciente e 3) relacionar as dificuldades nas FE com o comportamento cotidiano desse caso. Os achados deste caso demonstraram prejuízos significativos nos testes neuropsicológicos que avaliam a memória de trabalho, os processos atencionais e as FE. Encontraram-se alterações nos componentes das FE relacionados à capacidade de alternar conceitos distintos, de planejamento, de controle da impulsividade, inibição de perseverações e flexibilidade cognitiva. Tais defasagens podem impedir o paciente de agir de forma eficiente em suas rotinas, ao realizar erros de interpretação de estímulos ambientais, dificuldades de automonitoramento, prejuízos na integração de conteúdos mnêmicos e nos processos atencionais.
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