Acontecimentos no tempo crônico estativo de Émile Benveniste : o surgimento da infância e do jogo educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Michel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bozza, Morgana, Minozzo, Luís César, Catelli, Francisco, Fenner, Roniere dos Santos, Rosa, Marcelo Prado Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223366
Resumo: O objetivo do artigo é articular a categoria do tempo crônico de Benveniste e sua condição estativa ao surgimento da infância e do jogo educativo, situando-os como acontecimentos essenciais para novas concepções de ser humano e de recurso educacional. Foi desenvolvido tendo como referenciais: i) o surgimento do jogo educativo de Rabecq-Maillard; ii) o surgimento da infância preconizado por Neil Postman; e iii) as três categorias de tempo de Émile Benveniste. A discussão recai sobre a categoria de tempo crônico de Benveniste. Ao final, destaca-se a relevância das noções de tempo e suas delimitações para a vida social.
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spelling Mendes, MichelBozza, MorganaMinozzo, Luís CésarCatelli, FranciscoFenner, Roniere dos SantosRosa, Marcelo Prado Amaral2021-07-07T04:36:03Z20161852-9488http://hdl.handle.net/10183/223366000987073O objetivo do artigo é articular a categoria do tempo crônico de Benveniste e sua condição estativa ao surgimento da infância e do jogo educativo, situando-os como acontecimentos essenciais para novas concepções de ser humano e de recurso educacional. Foi desenvolvido tendo como referenciais: i) o surgimento do jogo educativo de Rabecq-Maillard; ii) o surgimento da infância preconizado por Neil Postman; e iii) as três categorias de tempo de Émile Benveniste. A discussão recai sobre a categoria de tempo crônico de Benveniste. Ao final, destaca-se a relevância das noções de tempo e suas delimitações para a vida social.The objective of this article is to articulate the category of chronic time Benveniste and his condition the stand to the emergence of childhood and educational game, placing them as key events for new conceptions of human and educational resource. It was developed having as reference: i) the emergence of the educational game Rabecq- Maillard; ii) the emergence of childhood advocated by Neil Postman; and iii) the three categories of time Émile Benveniste. The discussion falls on the category of chronic Benveniste time. Finally, there is the relevance of notions of time and its boundaries for social life.application/pdfporPrometeica. Revista de Filosofia y Ciencias [recurso eletrônico]. Mar del Plata, Argentina. Ano 5, n. 12 (2016), p. 17-27Benveniste, Emile, 1902-1976Jogos educativosInfânciaEducational gamesChildhoodAcontecimentos no tempo crônico estativo de Émile Benveniste : o surgimento da infância e do jogo educativoEvents in time of chronic stative Émile Benveniste : the emergence of childhood and educational gameEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000987073.pdf.txt000987073.pdf.txtExtracted Texttext/plain24944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223366/2/000987073.pdf.txt9dbe7fea9d0b2c85a3947f2c8827ee00MD52ORIGINAL000987073.pdfTexto completoapplication/pdf443073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223366/1/000987073.pdf2b0c60a681d45b665f38e2db0c3df952MD5110183/2233662022-06-22 05:04:04.755617oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223366Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-22T08:04:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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