Cidadania em fragmentos : um estudo sobre informações públicas nos cartões telefônicos brasileiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16248 |
Resumo: | O presente trabalho aborda os aspectos da cidadania, da democracia, da informação pública e de espaço público, para construir um cenário onde o cartão telefônico é um veículo de comunicação, que contém fragmentos de informação para o cidadão. Este trabalho teve como objetivos: verificar como se caracterizam as informações contidas nos cartões telefônicos; identificar quais os conteúdos das mensagens veiculadas nos cartões telefônicos; identificar quem são os responsáveis pela produção das informações; e verificar quais as estratégias de comunicação utilizadas na veiculação dos conteúdos. O estudo proposto caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa. Coletou-se, aproximadamente, 250 cartões telefônicos de variados estados brasileiros, do período de 1995 a 2005, e de diferentes operadoras, sendo então selecionados e classificados de acordo com suas temáticas. Para realizar a análise das mensagens, procurou-se descrever os cartões telefônicos através dos seguintes elementos: imagem visual; mensagem textual; e estratégia de comunicação. A apresentação dos resultados foi expressa de forma textual. Para concluir, observou-se que o cartão telefônico, como fragmento de informação pública, traz em seu conteúdo informações essenciais para construção da cidadania, pois exalta elementos como a participação social. Só o cidadão que participa na sua comunidade exerce seus direitos e deveres plenamente. O cidadão, cada vez mais, produz novas significações das informações que recebe, sem que absorva o que lhe é repassado como verdade absoluta, mas sim tecendo reflexões sobre esses informes públicos. Ao agir desta forma, consegue conceber uma opinião pública comum, conscientizada, construída em cima de informações fragmentadas que podem parecer simples e até dissociadas de um contexto. |
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Para realizar a análise das mensagens, procurou-se descrever os cartões telefônicos através dos seguintes elementos: imagem visual; mensagem textual; e estratégia de comunicação. A apresentação dos resultados foi expressa de forma textual. Para concluir, observou-se que o cartão telefônico, como fragmento de informação pública, traz em seu conteúdo informações essenciais para construção da cidadania, pois exalta elementos como a participação social. Só o cidadão que participa na sua comunidade exerce seus direitos e deveres plenamente. O cidadão, cada vez mais, produz novas significações das informações que recebe, sem que absorva o que lhe é repassado como verdade absoluta, mas sim tecendo reflexões sobre esses informes públicos. Ao agir desta forma, consegue conceber uma opinião pública comum, conscientizada, construída em cima de informações fragmentadas que podem parecer simples e até dissociadas de um contexto.The present work approaches the aspects of the citizenship, democracy, public information and public space to construct a scenery where the telephonic card is a communication vehicle, that contains fragment of public information for the citizen. This work had as objective: to verify how to characterize the information contained in the telephonic cards; to identify which contents of the messages are propagated in the telephonic cards; to identify who are the responsible ones for the production of the information contained in it; to verify which strategies of communication are used to propagate the contents. The proposed study is characterized for being a qualitative research. It was collected, approximately, 250 telephonic cards of some Brazilian states, of the period of 1995 to 2005, and of different operators. These had been selected and classified in agreement with the thematic. To accomplish the analysis of the messages, it tried to describe the telephonic cards in the following elements: visual image; textual message; and communication strategy. The presentation of the results was done of textual form. To conclude, it was observed that the telephonic card, as fragment of public information, brings in its content essential information for construction of the citizenship, because it exalts elements as the social participation. Only citizen that participates in his community exercises rights and duties. The citizen, more and more, produces new significances of the received information, without the sure that this information are absolutely truth, but reflecting on those public reports. When acting this way, gets to conceive a common public opinion, acquired knowledge, built on top of fragmented information that seems to be simple and even dissociated of a context.application/pdfporCidadaniaInformação públicaCitizenshipPublic informationPublic spaceCommunicationCidadania em fragmentos : um estudo sobre informações públicas nos cartões telefônicos brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2005Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000549233.pdf000549233.pdfTexto completoapplication/pdf3175982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16248/1/000549233.pdfb9ee3a1d7ca02babd4383281c81219f1MD51TEXT000549233.pdf.txt000549233.pdf.txtExtracted Texttext/plain140295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16248/2/000549233.pdf.txt0ac2784b873f4675126e1a016ae75792MD52THUMBNAIL000549233.pdf.jpg000549233.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16248/3/000549233.pdf.jpgd97a3ae152c3a43b6063c49d758dcf40MD5310183/162482018-10-17 09:25:52.459oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16248Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:25:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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