Influência das práticas educativas maternas no processo de adaptação dos filhos na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ecke, Moara Borges
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31820
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar as influências das práticas educativas maternas no processo de adaptação dos filhos na educação infantil, em duas mães que tiveram filhos com uma boa adaptação escolar e duas mães que tiveram filhos com dificuldades no processo de adaptação. Foram utilizados, como instrumentos de pesquisa, uma entrevista semi-estruturada, constituída de doze questões abertas que abordaram os temas relativos ao problema de pesquisa e o Inventário de Estilos Parentais. Os resultados mostraram que ambas as mães cujos filhos tiveram uma boa adaptação apresentaram um estilo parental ótimo, o que indica o uso predominante de práticas educativas positivas enquanto, as mães cujos filhos tiveram uma adaptação com dificuldades, apresentaram um estilo parental abaixo da média e de risco, o que aponta para o uso predominante de práticas educativas negativas.
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