Influência das práticas educativas maternas no processo de adaptação dos filhos na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31820 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi investigar as influências das práticas educativas maternas no processo de adaptação dos filhos na educação infantil, em duas mães que tiveram filhos com uma boa adaptação escolar e duas mães que tiveram filhos com dificuldades no processo de adaptação. Foram utilizados, como instrumentos de pesquisa, uma entrevista semi-estruturada, constituída de doze questões abertas que abordaram os temas relativos ao problema de pesquisa e o Inventário de Estilos Parentais. Os resultados mostraram que ambas as mães cujos filhos tiveram uma boa adaptação apresentaram um estilo parental ótimo, o que indica o uso predominante de práticas educativas positivas enquanto, as mães cujos filhos tiveram uma adaptação com dificuldades, apresentaram um estilo parental abaixo da média e de risco, o que aponta para o uso predominante de práticas educativas negativas. |
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Ecke, Moara BorgesPacheco, Janaína Thaís Barbosa2011-09-16T09:00:33Z2010http://hdl.handle.net/10183/31820000779168O objetivo desta pesquisa foi investigar as influências das práticas educativas maternas no processo de adaptação dos filhos na educação infantil, em duas mães que tiveram filhos com uma boa adaptação escolar e duas mães que tiveram filhos com dificuldades no processo de adaptação. Foram utilizados, como instrumentos de pesquisa, uma entrevista semi-estruturada, constituída de doze questões abertas que abordaram os temas relativos ao problema de pesquisa e o Inventário de Estilos Parentais. Os resultados mostraram que ambas as mães cujos filhos tiveram uma boa adaptação apresentaram um estilo parental ótimo, o que indica o uso predominante de práticas educativas positivas enquanto, as mães cujos filhos tiveram uma adaptação com dificuldades, apresentaram um estilo parental abaixo da média e de risco, o que aponta para o uso predominante de práticas educativas negativas.application/pdfporMaternidadeAdaptação escolarPráticas educativasInfluência das práticas educativas maternas no processo de adaptação dos filhos na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Psicologia Clínicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000779168.pdf.txt000779168.pdf.txtExtracted Texttext/plain51581http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31820/2/000779168.pdf.txtcd49be01e966de78f4dbfac3d4b8de47MD52ORIGINAL000779168.pdf000779168.pdfTexto completoapplication/pdf896626http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31820/1/000779168.pdfb8ad15832ce4c70dedc27fcc56bb6566MD51THUMBNAIL000779168.pdf.jpg000779168.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31820/3/000779168.pdf.jpg8e8538cb766520757a3a0733563b189cMD5310183/318202018-10-10 07:47:43.662oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31820Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:47:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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