A sala de aula como laboratório para construção de objetos de aprendizagem aplicáveis ao ensino presencial e à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacques, Jocelise Jacques de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: García, Daniel Sergio Presta, Lersch, Ines Martina, Pozzi, Marion Diverio Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148917
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta, em construção, de diferentes possibilidades pedagógicas de uso inovador da tecnologia aplicada à educação, visando mais especificamente, a educação à distância. Os debates a respeito da EaD, sobretudo, na última década, têm oportunizado reflexões importantes a respeito da necessidade de ressignificações de alguns paradigmas que norteiam nossas compreensões relativas à educação. Para tanto, está em desenvolvimento o Projeto de EAD da disciplina de Desenho Técnico para Agronomia subsidiado pelo Edital SEAD 2008. Este projeto prevê a parceria entre os professores de Desenho Técnico a Mão Livre, Desenho Técnico para Agrnomia e Desenho Geológico, envolvendo um trabalho interdisciplinar com alunos bolsistas dos cursos de Arquitetura, Design e Engenharia Mecânica.
id UFRGS-2_2278cf0a56e555764e9f23663c900377
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148917
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jacques, Jocelise Jacques deGarcía, Daniel Sergio PrestaLersch, Ines MartinaPozzi, Marion Diverio Faria2016-10-08T02:14:57Z20091414-3895http://hdl.handle.net/10183/148917000685017Este trabalho apresenta uma proposta, em construção, de diferentes possibilidades pedagógicas de uso inovador da tecnologia aplicada à educação, visando mais especificamente, a educação à distância. Os debates a respeito da EaD, sobretudo, na última década, têm oportunizado reflexões importantes a respeito da necessidade de ressignificações de alguns paradigmas que norteiam nossas compreensões relativas à educação. Para tanto, está em desenvolvimento o Projeto de EAD da disciplina de Desenho Técnico para Agronomia subsidiado pelo Edital SEAD 2008. Este projeto prevê a parceria entre os professores de Desenho Técnico a Mão Livre, Desenho Técnico para Agrnomia e Desenho Geológico, envolvendo um trabalho interdisciplinar com alunos bolsistas dos cursos de Arquitetura, Design e Engenharia Mecânica.This work presents a proposal, currentlyunder development, of different pedagogical possibilities for an innovative use of technology applied to education, focusing more specifically on long-distance learning. The debates regarding long-distance education, mainly in the last decade, have allowed important reflections regarding the need for redefining some paradigms that guide our understanding of education. The present long-distance education project is currently being developed for the course of Technical Drawing for Agronomy, and it is sponsored by the university office for long-distance education. The project foresees a partnership among professors of the Freehand Technical Drawing, Technical Drawing for Agronomy and Geological Drawing courses, involving an interdisciplinary effort which includes research assistants from Architecture, Design and Mechanical Engineering students.application/pdfporRevista educação gráfica. Bauru. Vol. 13, n. 2 (nov. 2009), p. 114-130Ensino a distânciaDesenho técnicoLong-distance educationTechnical drawingAgronomyA sala de aula como laboratório para construção de objetos de aprendizagem aplicáveis ao ensino presencial e à distânciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000685017.pdf000685017.pdfTexto completoapplication/pdf8219608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148917/1/000685017.pdfbc2071ad1464f21e0c4e5e6e402573c7MD51TEXT000685017.pdf.txt000685017.pdf.txtExtracted Texttext/plain9815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148917/2/000685017.pdf.txt1a51505e1d958bfb0c37e48607d0437eMD52THUMBNAIL000685017.pdf.jpg000685017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148917/3/000685017.pdf.jpg58b8364313ccd7d050a3c208bd155c7fMD5310183/1489172018-10-29 09:10:16.998oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148917Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:10:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A sala de aula como laboratório para construção de objetos de aprendizagem aplicáveis ao ensino presencial e à distância
title A sala de aula como laboratório para construção de objetos de aprendizagem aplicáveis ao ensino presencial e à distância
spellingShingle A sala de aula como laboratório para construção de objetos de aprendizagem aplicáveis ao ensino presencial e à distância
Jacques, Jocelise Jacques de
Ensino a distância
Desenho técnico
Long-distance education
Technical drawing
Agronomy
title_short A sala de aula como laboratório para construção de objetos de aprendizagem aplicáveis ao ensino presencial e à distância
title_full A sala de aula como laboratório para construção de objetos de aprendizagem aplicáveis ao ensino presencial e à distância
title_fullStr A sala de aula como laboratório para construção de objetos de aprendizagem aplicáveis ao ensino presencial e à distância
title_full_unstemmed A sala de aula como laboratório para construção de objetos de aprendizagem aplicáveis ao ensino presencial e à distância
title_sort A sala de aula como laboratório para construção de objetos de aprendizagem aplicáveis ao ensino presencial e à distância
author Jacques, Jocelise Jacques de
author_facet Jacques, Jocelise Jacques de
García, Daniel Sergio Presta
Lersch, Ines Martina
Pozzi, Marion Diverio Faria
author_role author
author2 García, Daniel Sergio Presta
Lersch, Ines Martina
Pozzi, Marion Diverio Faria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacques, Jocelise Jacques de
García, Daniel Sergio Presta
Lersch, Ines Martina
Pozzi, Marion Diverio Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Desenho técnico
topic Ensino a distância
Desenho técnico
Long-distance education
Technical drawing
Agronomy
dc.subject.eng.fl_str_mv Long-distance education
Technical drawing
Agronomy
description Este trabalho apresenta uma proposta, em construção, de diferentes possibilidades pedagógicas de uso inovador da tecnologia aplicada à educação, visando mais especificamente, a educação à distância. Os debates a respeito da EaD, sobretudo, na última década, têm oportunizado reflexões importantes a respeito da necessidade de ressignificações de alguns paradigmas que norteiam nossas compreensões relativas à educação. Para tanto, está em desenvolvimento o Projeto de EAD da disciplina de Desenho Técnico para Agronomia subsidiado pelo Edital SEAD 2008. Este projeto prevê a parceria entre os professores de Desenho Técnico a Mão Livre, Desenho Técnico para Agrnomia e Desenho Geológico, envolvendo um trabalho interdisciplinar com alunos bolsistas dos cursos de Arquitetura, Design e Engenharia Mecânica.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-08T02:14:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148917
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3895
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000685017
identifier_str_mv 1414-3895
000685017
url http://hdl.handle.net/10183/148917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista educação gráfica. Bauru. Vol. 13, n. 2 (nov. 2009), p. 114-130
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148917/1/000685017.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148917/2/000685017.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148917/3/000685017.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bc2071ad1464f21e0c4e5e6e402573c7
1a51505e1d958bfb0c37e48607d0437e
58b8364313ccd7d050a3c208bd155c7f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224908935528448