A sala de aula como laboratório para construção de objetos de aprendizagem aplicáveis ao ensino presencial e à distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148917 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta, em construção, de diferentes possibilidades pedagógicas de uso inovador da tecnologia aplicada à educação, visando mais especificamente, a educação à distância. Os debates a respeito da EaD, sobretudo, na última década, têm oportunizado reflexões importantes a respeito da necessidade de ressignificações de alguns paradigmas que norteiam nossas compreensões relativas à educação. Para tanto, está em desenvolvimento o Projeto de EAD da disciplina de Desenho Técnico para Agronomia subsidiado pelo Edital SEAD 2008. Este projeto prevê a parceria entre os professores de Desenho Técnico a Mão Livre, Desenho Técnico para Agrnomia e Desenho Geológico, envolvendo um trabalho interdisciplinar com alunos bolsistas dos cursos de Arquitetura, Design e Engenharia Mecânica. |
id |
UFRGS-2_2278cf0a56e555764e9f23663c900377 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148917 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jacques, Jocelise Jacques deGarcía, Daniel Sergio PrestaLersch, Ines MartinaPozzi, Marion Diverio Faria2016-10-08T02:14:57Z20091414-3895http://hdl.handle.net/10183/148917000685017Este trabalho apresenta uma proposta, em construção, de diferentes possibilidades pedagógicas de uso inovador da tecnologia aplicada à educação, visando mais especificamente, a educação à distância. Os debates a respeito da EaD, sobretudo, na última década, têm oportunizado reflexões importantes a respeito da necessidade de ressignificações de alguns paradigmas que norteiam nossas compreensões relativas à educação. Para tanto, está em desenvolvimento o Projeto de EAD da disciplina de Desenho Técnico para Agronomia subsidiado pelo Edital SEAD 2008. Este projeto prevê a parceria entre os professores de Desenho Técnico a Mão Livre, Desenho Técnico para Agrnomia e Desenho Geológico, envolvendo um trabalho interdisciplinar com alunos bolsistas dos cursos de Arquitetura, Design e Engenharia Mecânica.This work presents a proposal, currentlyunder development, of different pedagogical possibilities for an innovative use of technology applied to education, focusing more specifically on long-distance learning. The debates regarding long-distance education, mainly in the last decade, have allowed important reflections regarding the need for redefining some paradigms that guide our understanding of education. The present long-distance education project is currently being developed for the course of Technical Drawing for Agronomy, and it is sponsored by the university office for long-distance education. The project foresees a partnership among professors of the Freehand Technical Drawing, Technical Drawing for Agronomy and Geological Drawing courses, involving an interdisciplinary effort which includes research assistants from Architecture, Design and Mechanical Engineering students.application/pdfporRevista educação gráfica. Bauru. Vol. 13, n. 2 (nov. 2009), p. 114-130Ensino a distânciaDesenho técnicoLong-distance educationTechnical drawingAgronomyA sala de aula como laboratório para construção de objetos de aprendizagem aplicáveis ao ensino presencial e à distânciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000685017.pdf000685017.pdfTexto completoapplication/pdf8219608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148917/1/000685017.pdfbc2071ad1464f21e0c4e5e6e402573c7MD51TEXT000685017.pdf.txt000685017.pdf.txtExtracted Texttext/plain9815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148917/2/000685017.pdf.txt1a51505e1d958bfb0c37e48607d0437eMD52THUMBNAIL000685017.pdf.jpg000685017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1829http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148917/3/000685017.pdf.jpg58b8364313ccd7d050a3c208bd155c7fMD5310183/1489172018-10-29 09:10:16.998oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148917Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:10:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A sala de aula como laboratório para construção de objetos de aprendizagem aplicáveis ao ensino presencial e à distância |
title |
A sala de aula como laboratório para construção de objetos de aprendizagem aplicáveis ao ensino presencial e à distância |
spellingShingle |
A sala de aula como laboratório para construção de objetos de aprendizagem aplicáveis ao ensino presencial e à distância Jacques, Jocelise Jacques de Ensino a distância Desenho técnico Long-distance education Technical drawing Agronomy |
title_short |
A sala de aula como laboratório para construção de objetos de aprendizagem aplicáveis ao ensino presencial e à distância |
title_full |
A sala de aula como laboratório para construção de objetos de aprendizagem aplicáveis ao ensino presencial e à distância |
title_fullStr |
A sala de aula como laboratório para construção de objetos de aprendizagem aplicáveis ao ensino presencial e à distância |
title_full_unstemmed |
A sala de aula como laboratório para construção de objetos de aprendizagem aplicáveis ao ensino presencial e à distância |
title_sort |
A sala de aula como laboratório para construção de objetos de aprendizagem aplicáveis ao ensino presencial e à distância |
author |
Jacques, Jocelise Jacques de |
author_facet |
Jacques, Jocelise Jacques de García, Daniel Sergio Presta Lersch, Ines Martina Pozzi, Marion Diverio Faria |
author_role |
author |
author2 |
García, Daniel Sergio Presta Lersch, Ines Martina Pozzi, Marion Diverio Faria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacques, Jocelise Jacques de García, Daniel Sergio Presta Lersch, Ines Martina Pozzi, Marion Diverio Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Desenho técnico |
topic |
Ensino a distância Desenho técnico Long-distance education Technical drawing Agronomy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Long-distance education Technical drawing Agronomy |
description |
Este trabalho apresenta uma proposta, em construção, de diferentes possibilidades pedagógicas de uso inovador da tecnologia aplicada à educação, visando mais especificamente, a educação à distância. Os debates a respeito da EaD, sobretudo, na última década, têm oportunizado reflexões importantes a respeito da necessidade de ressignificações de alguns paradigmas que norteiam nossas compreensões relativas à educação. Para tanto, está em desenvolvimento o Projeto de EAD da disciplina de Desenho Técnico para Agronomia subsidiado pelo Edital SEAD 2008. Este projeto prevê a parceria entre os professores de Desenho Técnico a Mão Livre, Desenho Técnico para Agrnomia e Desenho Geológico, envolvendo um trabalho interdisciplinar com alunos bolsistas dos cursos de Arquitetura, Design e Engenharia Mecânica. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-08T02:14:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148917 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3895 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000685017 |
identifier_str_mv |
1414-3895 000685017 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista educação gráfica. Bauru. Vol. 13, n. 2 (nov. 2009), p. 114-130 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148917/1/000685017.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148917/2/000685017.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148917/3/000685017.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bc2071ad1464f21e0c4e5e6e402573c7 1a51505e1d958bfb0c37e48607d0437e 58b8364313ccd7d050a3c208bd155c7f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224908935528448 |