A Prática da Sociologia em contexto de vulnerabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Carla Caponi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189522
Resumo: Este trabalho relata as experiências docentes realizadas nas práticas de ensino em sociologia, realizadas durante os estágios obrigatórios, como parte dos pré-requisitos para conclusão da licenciatura em ciências sociais. Os estágios se deram em uma instituição de cunho social e religioso, durante o ano de 2017, no primeiro e segundo semestre. Discorre como os estágios aconteceram na primeira e segunda etapa, apresentando uma reflexão crítica sobre a práxis pedagógica, ou a relação entre teoria e prática que envolve o fazer pedagógico e sociológico. A análise aqui exposta tem como uma das referências reflexivas a educação popular, compreendida como organização dos saberes e mobilização dos que estão a margem do poder para combater as desigualdades sociais. O modo escolhido para expor e analisar essa trajetória é por meio de um relato reflexivo, discutindo os pontos fundamentais e as contribuições de toda a experiência vivenciada. É analisado como a docência em sociologia tem potencial de atuação em espaços não formais de ensino, uma vez que se compreende que a instituição não se enquadra no modelo de escola da educação básica. Ela possui um trabalho educativo que ultrapassa o modelo bancário de ensino-aprendizagem, pois a instituição procura atender a comunidade nas diversas situações de vulnerabilidades, com uma filosofia de educação específica, que caracterizam as comunidades pobres que convivem com o abandono e com a violência do Estado em suas vidas cotidianas.
id UFRGS-2_228e8e90814deb7cd5d6d4f4999b18ee
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189522
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santana, Carla CaponiRaizer, Leandro2019-03-22T02:29:17Z2018http://hdl.handle.net/10183/189522001088295Este trabalho relata as experiências docentes realizadas nas práticas de ensino em sociologia, realizadas durante os estágios obrigatórios, como parte dos pré-requisitos para conclusão da licenciatura em ciências sociais. Os estágios se deram em uma instituição de cunho social e religioso, durante o ano de 2017, no primeiro e segundo semestre. Discorre como os estágios aconteceram na primeira e segunda etapa, apresentando uma reflexão crítica sobre a práxis pedagógica, ou a relação entre teoria e prática que envolve o fazer pedagógico e sociológico. A análise aqui exposta tem como uma das referências reflexivas a educação popular, compreendida como organização dos saberes e mobilização dos que estão a margem do poder para combater as desigualdades sociais. O modo escolhido para expor e analisar essa trajetória é por meio de um relato reflexivo, discutindo os pontos fundamentais e as contribuições de toda a experiência vivenciada. É analisado como a docência em sociologia tem potencial de atuação em espaços não formais de ensino, uma vez que se compreende que a instituição não se enquadra no modelo de escola da educação básica. Ela possui um trabalho educativo que ultrapassa o modelo bancário de ensino-aprendizagem, pois a instituição procura atender a comunidade nas diversas situações de vulnerabilidades, com uma filosofia de educação específica, que caracterizam as comunidades pobres que convivem com o abandono e com a violência do Estado em suas vidas cotidianas.application/pdfporSociologiaPráticas educativasEducação popularDocênciaVulnerabilidade socialComunidadeA Prática da Sociologia em contexto de vulnerabilidade socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088295.pdf.txt001088295.pdf.txtExtracted Texttext/plain74815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189522/2/001088295.pdf.txt3fe261d0d28f920b4404434093178514MD52ORIGINAL001088295.pdfTexto completoapplication/pdf186555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189522/1/001088295.pdfa31b4dd08575dcc937ce88dd89808d37MD5110183/1895222022-08-06 04:52:00.99586oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189522Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Prática da Sociologia em contexto de vulnerabilidade social
title A Prática da Sociologia em contexto de vulnerabilidade social
spellingShingle A Prática da Sociologia em contexto de vulnerabilidade social
Santana, Carla Caponi
Sociologia
Práticas educativas
Educação popular
Docência
Vulnerabilidade social
Comunidade
title_short A Prática da Sociologia em contexto de vulnerabilidade social
title_full A Prática da Sociologia em contexto de vulnerabilidade social
title_fullStr A Prática da Sociologia em contexto de vulnerabilidade social
title_full_unstemmed A Prática da Sociologia em contexto de vulnerabilidade social
title_sort A Prática da Sociologia em contexto de vulnerabilidade social
author Santana, Carla Caponi
author_facet Santana, Carla Caponi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Carla Caponi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raizer, Leandro
contributor_str_mv Raizer, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Práticas educativas
Educação popular
Docência
Vulnerabilidade social
Comunidade
topic Sociologia
Práticas educativas
Educação popular
Docência
Vulnerabilidade social
Comunidade
description Este trabalho relata as experiências docentes realizadas nas práticas de ensino em sociologia, realizadas durante os estágios obrigatórios, como parte dos pré-requisitos para conclusão da licenciatura em ciências sociais. Os estágios se deram em uma instituição de cunho social e religioso, durante o ano de 2017, no primeiro e segundo semestre. Discorre como os estágios aconteceram na primeira e segunda etapa, apresentando uma reflexão crítica sobre a práxis pedagógica, ou a relação entre teoria e prática que envolve o fazer pedagógico e sociológico. A análise aqui exposta tem como uma das referências reflexivas a educação popular, compreendida como organização dos saberes e mobilização dos que estão a margem do poder para combater as desigualdades sociais. O modo escolhido para expor e analisar essa trajetória é por meio de um relato reflexivo, discutindo os pontos fundamentais e as contribuições de toda a experiência vivenciada. É analisado como a docência em sociologia tem potencial de atuação em espaços não formais de ensino, uma vez que se compreende que a instituição não se enquadra no modelo de escola da educação básica. Ela possui um trabalho educativo que ultrapassa o modelo bancário de ensino-aprendizagem, pois a instituição procura atender a comunidade nas diversas situações de vulnerabilidades, com uma filosofia de educação específica, que caracterizam as comunidades pobres que convivem com o abandono e com a violência do Estado em suas vidas cotidianas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-22T02:29:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189522
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088295
url http://hdl.handle.net/10183/189522
identifier_str_mv 001088295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189522/2/001088295.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189522/1/001088295.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3fe261d0d28f920b4404434093178514
a31b4dd08575dcc937ce88dd89808d37
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447237049712640