A Prática da Sociologia em contexto de vulnerabilidade social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189522 |
Resumo: | Este trabalho relata as experiências docentes realizadas nas práticas de ensino em sociologia, realizadas durante os estágios obrigatórios, como parte dos pré-requisitos para conclusão da licenciatura em ciências sociais. Os estágios se deram em uma instituição de cunho social e religioso, durante o ano de 2017, no primeiro e segundo semestre. Discorre como os estágios aconteceram na primeira e segunda etapa, apresentando uma reflexão crítica sobre a práxis pedagógica, ou a relação entre teoria e prática que envolve o fazer pedagógico e sociológico. A análise aqui exposta tem como uma das referências reflexivas a educação popular, compreendida como organização dos saberes e mobilização dos que estão a margem do poder para combater as desigualdades sociais. O modo escolhido para expor e analisar essa trajetória é por meio de um relato reflexivo, discutindo os pontos fundamentais e as contribuições de toda a experiência vivenciada. É analisado como a docência em sociologia tem potencial de atuação em espaços não formais de ensino, uma vez que se compreende que a instituição não se enquadra no modelo de escola da educação básica. Ela possui um trabalho educativo que ultrapassa o modelo bancário de ensino-aprendizagem, pois a instituição procura atender a comunidade nas diversas situações de vulnerabilidades, com uma filosofia de educação específica, que caracterizam as comunidades pobres que convivem com o abandono e com a violência do Estado em suas vidas cotidianas. |
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