Capitalismo por projetos e crítica artística : incorporação, renovação e resistência no movimento Teatro de Grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lauda, Luciene Zenaide Andrade
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mossi, Thays Wolfarth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223893
Resumo: Este artigo discute a capacidade de crítica e resistência da arte aos avanços da apropriação capitalista a partir do estudo do movimento Teatro de Grupo, que propõe o processo colaborativo como forma de organização do trabalho nas artes cênicas. Embora os grupos teatrais adotem estratégias diversas, observou- -se que, por meio desse processo, reemergem alguns princípios norteadores da prática artística, como autonomia, expressividade e colaboração. Argumenta-se que esse espírito colaborativo detém um potencial de renovação da crítica artística, não percebido pela literatura predominante.
id UFRGS-2_22cfd4e94a338ea58a271988dc2e2d2e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223893
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lauda, Luciene Zenaide AndradeMossi, Thays Wolfarth2021-07-14T04:32:19Z20202316-1329http://hdl.handle.net/10183/223893001127447Este artigo discute a capacidade de crítica e resistência da arte aos avanços da apropriação capitalista a partir do estudo do movimento Teatro de Grupo, que propõe o processo colaborativo como forma de organização do trabalho nas artes cênicas. Embora os grupos teatrais adotem estratégias diversas, observou- -se que, por meio desse processo, reemergem alguns princípios norteadores da prática artística, como autonomia, expressividade e colaboração. Argumenta-se que esse espírito colaborativo detém um potencial de renovação da crítica artística, não percebido pela literatura predominante.This article discusses the capacity of criticism and resistance of art in face of the advances of capitalist appropriation through the study of the Group Theater movement, which proposes collaboration as a way of organizing work in the performing arts. Although theatrical groups adopt different strategies, through this process, some guiding principles of artistic practice were shown to re-emerge, such as autonomy, expressiveness and collaboration. We argue that this collaborative spirit holds a potential for renewal of artistic criticism, not perceived by the prevailing literature.application/pdfporContemporânea : revista de sociologia da UFSCar. São Carlos, SP. Vol. 10, n. 2 (maio/ago. 2020), p. [753]-771CapitalismoArtes cênicasTeatroSociologiaArtistic criticismCollaborative processResistanceCapitalismo por projetos e crítica artística : incorporação, renovação e resistência no movimento Teatro de GrupoProject capitalism and artistic criticism : incorporation, renewal and resistance in the Group Theater movementinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127447.pdf.txt001127447.pdf.txtExtracted Texttext/plain54865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223893/2/001127447.pdf.txt2f0b0955182d0b51cafe50789885a21dMD52ORIGINAL001127447.pdfTexto completoapplication/pdf144410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223893/1/001127447.pdf9103f5e6abc4e40a9741f8f05a069eddMD5110183/2238932023-08-20 03:41:46.423718oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223893Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-20T06:41:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Capitalismo por projetos e crítica artística : incorporação, renovação e resistência no movimento Teatro de Grupo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Project capitalism and artistic criticism : incorporation, renewal and resistance in the Group Theater movement
title Capitalismo por projetos e crítica artística : incorporação, renovação e resistência no movimento Teatro de Grupo
spellingShingle Capitalismo por projetos e crítica artística : incorporação, renovação e resistência no movimento Teatro de Grupo
Lauda, Luciene Zenaide Andrade
Capitalismo
Artes cênicas
Teatro
Sociologia
Artistic criticism
Collaborative process
Resistance
title_short Capitalismo por projetos e crítica artística : incorporação, renovação e resistência no movimento Teatro de Grupo
title_full Capitalismo por projetos e crítica artística : incorporação, renovação e resistência no movimento Teatro de Grupo
title_fullStr Capitalismo por projetos e crítica artística : incorporação, renovação e resistência no movimento Teatro de Grupo
title_full_unstemmed Capitalismo por projetos e crítica artística : incorporação, renovação e resistência no movimento Teatro de Grupo
title_sort Capitalismo por projetos e crítica artística : incorporação, renovação e resistência no movimento Teatro de Grupo
author Lauda, Luciene Zenaide Andrade
author_facet Lauda, Luciene Zenaide Andrade
Mossi, Thays Wolfarth
author_role author
author2 Mossi, Thays Wolfarth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lauda, Luciene Zenaide Andrade
Mossi, Thays Wolfarth
dc.subject.por.fl_str_mv Capitalismo
Artes cênicas
Teatro
Sociologia
topic Capitalismo
Artes cênicas
Teatro
Sociologia
Artistic criticism
Collaborative process
Resistance
dc.subject.eng.fl_str_mv Artistic criticism
Collaborative process
Resistance
description Este artigo discute a capacidade de crítica e resistência da arte aos avanços da apropriação capitalista a partir do estudo do movimento Teatro de Grupo, que propõe o processo colaborativo como forma de organização do trabalho nas artes cênicas. Embora os grupos teatrais adotem estratégias diversas, observou- -se que, por meio desse processo, reemergem alguns princípios norteadores da prática artística, como autonomia, expressividade e colaboração. Argumenta-se que esse espírito colaborativo detém um potencial de renovação da crítica artística, não percebido pela literatura predominante.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T04:32:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223893
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2316-1329
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127447
identifier_str_mv 2316-1329
001127447
url http://hdl.handle.net/10183/223893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Contemporânea : revista de sociologia da UFSCar. São Carlos, SP. Vol. 10, n. 2 (maio/ago. 2020), p. [753]-771
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223893/2/001127447.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223893/1/001127447.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f0b0955182d0b51cafe50789885a21d
9103f5e6abc4e40a9741f8f05a069edd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225025832878080