Comércio popular : sociabilidades, identidades e ilegalidades a partir de um estudo etnográfico do Pop Center em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soilo, Andressa Nunes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/85212
Resumo: A presente pesquisa tem como marco a transição espacial dos camelôs regularizados pela Prefeitura de Porto Alegre/RS para um shopping no Centro da cidade. Esse shopping se chama, atualmente, “Pop Center” e abriga os comerciantes desde fevereiro de 2009. Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir da perspectiva antropológica, como são construídas e relacionadas a sociabilidade e legalidades no novo camelódromo da cidade. Para a realização desta monografia foram utilizadas as técnicas da pesquisa etnográfica como observação participante, entrevistas estruturadas e semi-estruturadas, conversas informais com os pesquisados e coleta de documentos relacionados ao assunto como notícias de jornais e processos judiciais. O trabalho vincula os temas da sociabilidade e legalidades demonstrando que a nova configuração do comércio popular altera algumas práticas comerciais e relações sociais dos comerciantes sedimentadas nas ruas, além de apresentar interlegalidade que se articula no mesmo espaço. Essa nova sociabilidade ainda se encontra sob o jugo do controle, não somente estatal, mas também da administração do local – uma empresa privada, explicitando a construção de novos modos de encarar o controle através da construção, negociação e vinculação de legalidades próprias das práticas comerciais efetuadas pelos comerciantes, que são coexistentes com o texto jurídico oficial.
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