Imagens do conceito de limite : uma visão dos alunos do terceiro ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuster, Kristine Sheila
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179443
Resumo: Este trabalho pretende responder a seguinte pergunta de pesquisa “Quais as imagens do conceito de limite alunos do terceiro ano do Ensino Médio mobilizam ao trabalhar com a resolução de um problema?”. Nossa prática foi desenvolvida através da utilização da tendência em educação matemática Resolução de Problemas. Tomamos como base as considerações de Lourdes de La Rosa Onuchic acerca desta tendência e propomos uma prática cujo problema gerador envolveu o estudo de um fractal, o triângulo de Sierpinski. Conduzimos a prática de forma que os alunos chegassem ao conceito de limite de forma intuitiva e, a partir de suas respostas em um questionário sobre o que entendiam por limite e infinito, analisamos as imagens do conceito de limite que os alunos mobilizaram durante o desenvolvimento do problema. Para tanto buscamos a teoria de David Tall que nos fala acerca da imagem do conceito e da definição do conceito.A partir da análise dos dados coletados, foram criadas categorias que agruparam as respostas dos alunos, são elas: identifica o limite como sendo o limite de algo; usa a matemática para argumentar que o limite não existe ou não tem fim; identifica o limite como o fim de algo; justifica o limite de forma parecida com a definição formal; limite como algo que não continua; algo crescente e/ou contínuo; usa a matemática para justificar o limite; limite como algo que aumenta. Depois da prática pudemos observar que as imagens que os alunos descreveram, nas três vezes em que o questionário foi aplicado, sofreram variações, o que nos sugereque a prática teve influência sobre as imagens do conceito de limite que foram mobilizadas pelos alunos.
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