Quando rezo é canto, quando canto é rezo : trajetória educativa de um Coletivo de Cantantes e Brincantes na Educação do Campo Kilombola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Labrea, Valéria da Cruz Viana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Reis, Daisy Regina de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222313
Resumo: Este artigo apresenta a descrição e análise de uma pesquisa cartográfica de construção de um cancioneiro de rezosentoados no terreiro em louvação aos Orixás. A cartografia (Deleuze & Guatari, 199-" (Kastrup et al., 2015) que nos permitiu organizar coletivamente o cancioneiro da pesquisa Quando rezo é canto, quando canto é rezo como um mapa -ainda parcial -das manifestações culturais que ocorrem na Comunidade Kilombola Morada da Paz, ao mesmo tempo que nos permitiu um aprofundamento na Música Popular Brasileira para conhecer cantos que têm como tema a louvação aos Orixás. Como resultado desta pesquisa, além de um Cancioneiro que foi apresentado em diferentes espaços educativos durante três anos, organizamos oficinas com temas relacionados à Educação para as Relações Étnicos-Raciais, Educação do Campo e Educação Quilombola.Relacionamos esses conteúdos a uma proposta de Educação do Campo Kilombola, a partir da articulação da Pedagogia do Movimento Sem Terra (Caldart, 2000) às Diretrizes da Educação Quilombola, Educação para as Relações Étnicas-Raciais e Pedagogia do Encantamento.
id UFRGS-2_236a0428b26552f9b4aab59d95205ebc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222313
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Labrea, Valéria da Cruz VianaReis, Daisy Regina de Souza2021-06-16T04:38:43Z20202525-4863http://hdl.handle.net/10183/222313001126259Este artigo apresenta a descrição e análise de uma pesquisa cartográfica de construção de um cancioneiro de rezosentoados no terreiro em louvação aos Orixás. A cartografia (Deleuze & Guatari, 199-" (Kastrup et al., 2015) que nos permitiu organizar coletivamente o cancioneiro da pesquisa Quando rezo é canto, quando canto é rezo como um mapa -ainda parcial -das manifestações culturais que ocorrem na Comunidade Kilombola Morada da Paz, ao mesmo tempo que nos permitiu um aprofundamento na Música Popular Brasileira para conhecer cantos que têm como tema a louvação aos Orixás. Como resultado desta pesquisa, além de um Cancioneiro que foi apresentado em diferentes espaços educativos durante três anos, organizamos oficinas com temas relacionados à Educação para as Relações Étnicos-Raciais, Educação do Campo e Educação Quilombola.Relacionamos esses conteúdos a uma proposta de Educação do Campo Kilombola, a partir da articulação da Pedagogia do Movimento Sem Terra (Caldart, 2000) às Diretrizes da Educação Quilombola, Educação para as Relações Étnicas-Raciais e Pedagogia do Encantamento.This article presents the description and analysis of a cartographic research for the construction of a prayer song sung in the terreiro in praise of the Orixás. The cartography (Deleuze & Guatari, 199 “ - ch” (Kastrup et al, 2015) that allowed us to collectivelyorganize the research songbook When pray is singing, when singing is prayas a map, though partial, of cultural events taking place in the Kilombola community Morada da Paz, at the same time that it allowed us to deepen in the popular Brazilianmusic to get to know songs that have as their theme the praise of the Orixás. As a result of this research, in addition of a cancioneiro that was presented in different educational spaces for three years, we organized workshops with themes related to education for ethnic-racial relations, rural education and Kilombola education. We relate these contents to a proposal for education in the Kilombola field, based on the articulation of the pedagogy of the landless movement (Caldart, 2000) to the Kilombola education guidelines, education for ethnic-racial relations and enchantment pedagogy.Este artículo presenta la descripción y el análisis de una investigación cartográfica para la construcción de un cancionero de rezas entoadas en el terreiro en alabanza a los Orixás. La cartografía (Deleuze & Guatari, 1995) es una "investigación de intervención" (Kastrup et al, 2015) que nos permitió organizar colectivamente el cancionero de la investigación Cuando rezo es cantar, cuando cantar es rezar como un mapa -aún parcial -de las manifestaciones eventos culturales que tienen lugar en la Comunidad Kilombola Morada da Paz, al mismo tiempo que nos permitió profundizar en la Música Popular Brasileña para conocer canciones que tienen comotema el elogio de los Orixás. Como resultado de esta investigación, además de un Cancioneiro que se presentó en diferentes espacios educativos durante tres años, organizamos talleres con temas relacionados con Educación para las Relaciones Étnico-Raciales, Educación Rural y Educación Quilombola. Relacionamos estos contenidos con una propuesta de Educación en Campo Kilombola, basada en la articulación de la Pedagogía del Movimiento Sin Tierra (Caldart, 2000) a las Directrices de Educación Quilombola, Educación para las Relaciones Étnico-Raciales y Pedagogía del Encantamiento.application/pdfporRevista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, TO. Vol. 6 (2021), e9057 [28 f.]Educação ruralRural educationKilombola educationEducation for ethnic-racial relationsAfro-Brazilian culturepopular Brazilian musicEducación ruralEducación quilombolaEducación para las relaciones étnico-racialesCultura afro brasileñaMúsica popular brasileñaQuando rezo é canto, quando canto é rezo : trajetória educativa de um Coletivo de Cantantes e Brincantes na Educação do Campo KilombolaWhen pray is singing, when singing is pray : educational trajectory of a Collective of Singing and Playing in the Kilombola Rural EducationCuando rezo es cantar, cuando cantar es rezar : trayectoria educativa de un colectivo de canto y juego en la Educación Rural Kilombolainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126259.pdf.txt001126259.pdf.txtExtracted Texttext/plain55653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222313/2/001126259.pdf.txtea8e94fc1cb1a64d98137f203e6224b6MD52ORIGINAL001126259.pdfTexto completoapplication/pdf913230http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222313/1/001126259.pdf3ba436c78c17cf2a4afd21f1ff2fc73bMD5110183/2223132024-03-06 04:55:40.501769oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222313Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-06T07:55:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quando rezo é canto, quando canto é rezo : trajetória educativa de um Coletivo de Cantantes e Brincantes na Educação do Campo Kilombola
dc.title.alternative.en.fl_str_mv When pray is singing, when singing is pray : educational trajectory of a Collective of Singing and Playing in the Kilombola Rural Education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Cuando rezo es cantar, cuando cantar es rezar : trayectoria educativa de un colectivo de canto y juego en la Educación Rural Kilombola
title Quando rezo é canto, quando canto é rezo : trajetória educativa de um Coletivo de Cantantes e Brincantes na Educação do Campo Kilombola
spellingShingle Quando rezo é canto, quando canto é rezo : trajetória educativa de um Coletivo de Cantantes e Brincantes na Educação do Campo Kilombola
Labrea, Valéria da Cruz Viana
Educação rural
Rural education
Kilombola education
Education for ethnic-racial relations
Afro-Brazilian culture
popular Brazilian music
Educación rural
Educación quilombola
Educación para las relaciones étnico-raciales
Cultura afro brasileña
Música popular brasileña
title_short Quando rezo é canto, quando canto é rezo : trajetória educativa de um Coletivo de Cantantes e Brincantes na Educação do Campo Kilombola
title_full Quando rezo é canto, quando canto é rezo : trajetória educativa de um Coletivo de Cantantes e Brincantes na Educação do Campo Kilombola
title_fullStr Quando rezo é canto, quando canto é rezo : trajetória educativa de um Coletivo de Cantantes e Brincantes na Educação do Campo Kilombola
title_full_unstemmed Quando rezo é canto, quando canto é rezo : trajetória educativa de um Coletivo de Cantantes e Brincantes na Educação do Campo Kilombola
title_sort Quando rezo é canto, quando canto é rezo : trajetória educativa de um Coletivo de Cantantes e Brincantes na Educação do Campo Kilombola
author Labrea, Valéria da Cruz Viana
author_facet Labrea, Valéria da Cruz Viana
Reis, Daisy Regina de Souza
author_role author
author2 Reis, Daisy Regina de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Labrea, Valéria da Cruz Viana
Reis, Daisy Regina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação rural
topic Educação rural
Rural education
Kilombola education
Education for ethnic-racial relations
Afro-Brazilian culture
popular Brazilian music
Educación rural
Educación quilombola
Educación para las relaciones étnico-raciales
Cultura afro brasileña
Música popular brasileña
dc.subject.eng.fl_str_mv Rural education
Kilombola education
Education for ethnic-racial relations
Afro-Brazilian culture
popular Brazilian music
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación rural
Educación quilombola
Educación para las relaciones étnico-raciales
Cultura afro brasileña
Música popular brasileña
description Este artigo apresenta a descrição e análise de uma pesquisa cartográfica de construção de um cancioneiro de rezosentoados no terreiro em louvação aos Orixás. A cartografia (Deleuze & Guatari, 199-" (Kastrup et al., 2015) que nos permitiu organizar coletivamente o cancioneiro da pesquisa Quando rezo é canto, quando canto é rezo como um mapa -ainda parcial -das manifestações culturais que ocorrem na Comunidade Kilombola Morada da Paz, ao mesmo tempo que nos permitiu um aprofundamento na Música Popular Brasileira para conhecer cantos que têm como tema a louvação aos Orixás. Como resultado desta pesquisa, além de um Cancioneiro que foi apresentado em diferentes espaços educativos durante três anos, organizamos oficinas com temas relacionados à Educação para as Relações Étnicos-Raciais, Educação do Campo e Educação Quilombola.Relacionamos esses conteúdos a uma proposta de Educação do Campo Kilombola, a partir da articulação da Pedagogia do Movimento Sem Terra (Caldart, 2000) às Diretrizes da Educação Quilombola, Educação para as Relações Étnicas-Raciais e Pedagogia do Encantamento.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-16T04:38:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222313
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-4863
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126259
identifier_str_mv 2525-4863
001126259
url http://hdl.handle.net/10183/222313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, TO. Vol. 6 (2021), e9057 [28 f.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222313/2/001126259.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222313/1/001126259.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ea8e94fc1cb1a64d98137f203e6224b6
3ba436c78c17cf2a4afd21f1ff2fc73b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225021238018048