Apoio socioeducativo, enraizamento do infanto-juvenil? (com)vivências em comunidades da periferia urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Laura Souza
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218566
Resumo: Este artigo analisa políticas de defesa de direitos da infância e adolescência, especialmente no combate ao trabalho infanto-juvenil. Situa o marco jurídico para analisar o apoio socioeducativo, componente das políticas públicas de combate ao trabalho infanto-juvenil. A análise enfoca convivências em diferentes lugares/tempos de uma comunidade urbana na zona sul de Porto Alegre, RS, entre 1998 e 2002; e dialoga, também, com outras experiências que, apesar das diferenças espaço-temporais, mantém a singularidade de classe da população atendida. Metodologicamente, a observação e a pesquisa participante constituíram-se nas principais ferramentas para análise e intervenção na realidade. À guisa de conclusão, ainda que temporária, o artigo afirma, de um lado, a importância desses espaços para comunidades, crianças e adolescentes inseridos e, de outro, a precariedade dos mesmos, como parte de uma política de Estado cada vez mais subsumida em políticas de governo.
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