Modelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Paulo Santana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Jose Valdeni de, Gomes, Raquel Salcedo, Jardim, Rafaela Ribeiro, Pereira, Dauster Souza, Rocha, Norberto Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263012
Resumo: Este artigo apresenta um modelo gráfico para apoiar o processo de planejamento docente, usando para tanto uma estrutura baseada na hierarquização conceitual, que permite relacionar conceitos subsunçores e recursos educacionais por nível de dependência. Tal abordagem se fundamenta no construto teórico-metodológico das trajetórias de aprendizagem e se utiliza de princípios da teoria da aprendizagem significativa ausubeliana, de linguagens de programação visuais e de técnicas para desenvolvimento web. A fim de avaliar a percepção do uso do modelo junto a seu público-alvo, foram realizados dois experimentos para analisar critérios quanto à aceitação da tecnologia e percepção docente sobre o uso do modelo gráfico. Os resultados apontam para um alto grau de aceitação da tecnologia e consistência do modelo como instrumento de apoio para a etapa de planejamento, segundo a visão dos professores participantes.
id UFRGS-2_238c0d292e1aa27301f2deb585529c30
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263012
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Paulo SantanaLima, Jose Valdeni deGomes, Raquel SalcedoJardim, Rafaela RibeiroPereira, Dauster SouzaRocha, Norberto Ferreira2023-08-02T03:32:28Z20201850-9959http://hdl.handle.net/10183/263012001165074Este artigo apresenta um modelo gráfico para apoiar o processo de planejamento docente, usando para tanto uma estrutura baseada na hierarquização conceitual, que permite relacionar conceitos subsunçores e recursos educacionais por nível de dependência. Tal abordagem se fundamenta no construto teórico-metodológico das trajetórias de aprendizagem e se utiliza de princípios da teoria da aprendizagem significativa ausubeliana, de linguagens de programação visuais e de técnicas para desenvolvimento web. A fim de avaliar a percepção do uso do modelo junto a seu público-alvo, foram realizados dois experimentos para analisar critérios quanto à aceitação da tecnologia e percepção docente sobre o uso do modelo gráfico. Os resultados apontam para um alto grau de aceitação da tecnologia e consistência do modelo como instrumento de apoio para a etapa de planejamento, segundo a visão dos professores participantes.This article presents a graphic model to support the teaching planning process, using a structure based on a conceptual hierarchy, which allows relating sub-concepts and educational resources by the level of dependence. Such an approach is based on the theoretical-methodological construct of learning trajectories and considers principles of Ausubelian meaningful learning theory, visual programming languages and techniques for web development. To assess the perception of the use of the model with its target audience, two experiments were carried out to analyze criteria regarding acceptance of technology and teacher perception about the use of the graphic model. The results point to a high degree of acceptance of technology and consistency of the model as a support tool for the planning stage, according to the view of the participating teachers.application/pdfporRevista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET). Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 27 (2020), p. 20-27.AprendizagemConceptual blockLearning modelingVisual programmingDidactic planningLearning trajectoriesModelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de AprendizagemVisual block-based model for planning Learning Trajectories Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165074.pdf.txt001165074.pdf.txtExtracted Texttext/plain36978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263012/2/001165074.pdf.txtbfa232b37dcd74e8ab90677a6dab6385MD52ORIGINAL001165074.pdfTexto completoapplication/pdf651006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263012/1/001165074.pdf6938ae91118534aceeef7dc6a7ddf517MD5110183/2630122023-08-03 03:33:15.769918oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263012Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:33:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de Aprendizagem
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Visual block-based model for planning Learning Trajectories
title Modelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de Aprendizagem
spellingShingle Modelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de Aprendizagem
Rocha, Paulo Santana
Aprendizagem
Conceptual block
Learning modeling
Visual programming
Didactic planning
Learning trajectories
title_short Modelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de Aprendizagem
title_full Modelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de Aprendizagem
title_fullStr Modelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de Aprendizagem
title_full_unstemmed Modelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de Aprendizagem
title_sort Modelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de Aprendizagem
author Rocha, Paulo Santana
author_facet Rocha, Paulo Santana
Lima, Jose Valdeni de
Gomes, Raquel Salcedo
Jardim, Rafaela Ribeiro
Pereira, Dauster Souza
Rocha, Norberto Ferreira
author_role author
author2 Lima, Jose Valdeni de
Gomes, Raquel Salcedo
Jardim, Rafaela Ribeiro
Pereira, Dauster Souza
Rocha, Norberto Ferreira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Paulo Santana
Lima, Jose Valdeni de
Gomes, Raquel Salcedo
Jardim, Rafaela Ribeiro
Pereira, Dauster Souza
Rocha, Norberto Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
topic Aprendizagem
Conceptual block
Learning modeling
Visual programming
Didactic planning
Learning trajectories
dc.subject.eng.fl_str_mv Conceptual block
Learning modeling
Visual programming
Didactic planning
Learning trajectories
description Este artigo apresenta um modelo gráfico para apoiar o processo de planejamento docente, usando para tanto uma estrutura baseada na hierarquização conceitual, que permite relacionar conceitos subsunçores e recursos educacionais por nível de dependência. Tal abordagem se fundamenta no construto teórico-metodológico das trajetórias de aprendizagem e se utiliza de princípios da teoria da aprendizagem significativa ausubeliana, de linguagens de programação visuais e de técnicas para desenvolvimento web. A fim de avaliar a percepção do uso do modelo junto a seu público-alvo, foram realizados dois experimentos para analisar critérios quanto à aceitação da tecnologia e percepção docente sobre o uso do modelo gráfico. Os resultados apontam para um alto grau de aceitação da tecnologia e consistência do modelo como instrumento de apoio para a etapa de planejamento, segundo a visão dos professores participantes.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-02T03:32:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263012
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1850-9959
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001165074
identifier_str_mv 1850-9959
001165074
url http://hdl.handle.net/10183/263012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET). Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 27 (2020), p. 20-27.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263012/2/001165074.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263012/1/001165074.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bfa232b37dcd74e8ab90677a6dab6385
6938ae91118534aceeef7dc6a7ddf517
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225093911674880