Modelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263012 |
Resumo: | Este artigo apresenta um modelo gráfico para apoiar o processo de planejamento docente, usando para tanto uma estrutura baseada na hierarquização conceitual, que permite relacionar conceitos subsunçores e recursos educacionais por nível de dependência. Tal abordagem se fundamenta no construto teórico-metodológico das trajetórias de aprendizagem e se utiliza de princípios da teoria da aprendizagem significativa ausubeliana, de linguagens de programação visuais e de técnicas para desenvolvimento web. A fim de avaliar a percepção do uso do modelo junto a seu público-alvo, foram realizados dois experimentos para analisar critérios quanto à aceitação da tecnologia e percepção docente sobre o uso do modelo gráfico. Os resultados apontam para um alto grau de aceitação da tecnologia e consistência do modelo como instrumento de apoio para a etapa de planejamento, segundo a visão dos professores participantes. |
id |
UFRGS-2_238c0d292e1aa27301f2deb585529c30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263012 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Paulo SantanaLima, Jose Valdeni deGomes, Raquel SalcedoJardim, Rafaela RibeiroPereira, Dauster SouzaRocha, Norberto Ferreira2023-08-02T03:32:28Z20201850-9959http://hdl.handle.net/10183/263012001165074Este artigo apresenta um modelo gráfico para apoiar o processo de planejamento docente, usando para tanto uma estrutura baseada na hierarquização conceitual, que permite relacionar conceitos subsunçores e recursos educacionais por nível de dependência. Tal abordagem se fundamenta no construto teórico-metodológico das trajetórias de aprendizagem e se utiliza de princípios da teoria da aprendizagem significativa ausubeliana, de linguagens de programação visuais e de técnicas para desenvolvimento web. A fim de avaliar a percepção do uso do modelo junto a seu público-alvo, foram realizados dois experimentos para analisar critérios quanto à aceitação da tecnologia e percepção docente sobre o uso do modelo gráfico. Os resultados apontam para um alto grau de aceitação da tecnologia e consistência do modelo como instrumento de apoio para a etapa de planejamento, segundo a visão dos professores participantes.This article presents a graphic model to support the teaching planning process, using a structure based on a conceptual hierarchy, which allows relating sub-concepts and educational resources by the level of dependence. Such an approach is based on the theoretical-methodological construct of learning trajectories and considers principles of Ausubelian meaningful learning theory, visual programming languages and techniques for web development. To assess the perception of the use of the model with its target audience, two experiments were carried out to analyze criteria regarding acceptance of technology and teacher perception about the use of the graphic model. The results point to a high degree of acceptance of technology and consistency of the model as a support tool for the planning stage, according to the view of the participating teachers.application/pdfporRevista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET). Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 27 (2020), p. 20-27.AprendizagemConceptual blockLearning modelingVisual programmingDidactic planningLearning trajectoriesModelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de AprendizagemVisual block-based model for planning Learning Trajectories Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165074.pdf.txt001165074.pdf.txtExtracted Texttext/plain36978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263012/2/001165074.pdf.txtbfa232b37dcd74e8ab90677a6dab6385MD52ORIGINAL001165074.pdfTexto completoapplication/pdf651006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263012/1/001165074.pdf6938ae91118534aceeef7dc6a7ddf517MD5110183/2630122023-08-03 03:33:15.769918oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263012Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:33:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de Aprendizagem |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Visual block-based model for planning Learning Trajectories |
title |
Modelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de Aprendizagem |
spellingShingle |
Modelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de Aprendizagem Rocha, Paulo Santana Aprendizagem Conceptual block Learning modeling Visual programming Didactic planning Learning trajectories |
title_short |
Modelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de Aprendizagem |
title_full |
Modelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de Aprendizagem |
title_fullStr |
Modelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Modelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de Aprendizagem |
title_sort |
Modelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de Aprendizagem |
author |
Rocha, Paulo Santana |
author_facet |
Rocha, Paulo Santana Lima, Jose Valdeni de Gomes, Raquel Salcedo Jardim, Rafaela Ribeiro Pereira, Dauster Souza Rocha, Norberto Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Jose Valdeni de Gomes, Raquel Salcedo Jardim, Rafaela Ribeiro Pereira, Dauster Souza Rocha, Norberto Ferreira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Paulo Santana Lima, Jose Valdeni de Gomes, Raquel Salcedo Jardim, Rafaela Ribeiro Pereira, Dauster Souza Rocha, Norberto Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem |
topic |
Aprendizagem Conceptual block Learning modeling Visual programming Didactic planning Learning trajectories |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Conceptual block Learning modeling Visual programming Didactic planning Learning trajectories |
description |
Este artigo apresenta um modelo gráfico para apoiar o processo de planejamento docente, usando para tanto uma estrutura baseada na hierarquização conceitual, que permite relacionar conceitos subsunçores e recursos educacionais por nível de dependência. Tal abordagem se fundamenta no construto teórico-metodológico das trajetórias de aprendizagem e se utiliza de princípios da teoria da aprendizagem significativa ausubeliana, de linguagens de programação visuais e de técnicas para desenvolvimento web. A fim de avaliar a percepção do uso do modelo junto a seu público-alvo, foram realizados dois experimentos para analisar critérios quanto à aceitação da tecnologia e percepção docente sobre o uso do modelo gráfico. Os resultados apontam para um alto grau de aceitação da tecnologia e consistência do modelo como instrumento de apoio para a etapa de planejamento, segundo a visão dos professores participantes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-02T03:32:28Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/263012 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1850-9959 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001165074 |
identifier_str_mv |
1850-9959 001165074 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/263012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET). Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 27 (2020), p. 20-27. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263012/2/001165074.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263012/1/001165074.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bfa232b37dcd74e8ab90677a6dab6385 6938ae91118534aceeef7dc6a7ddf517 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447834271416320 |