Life interrupted, but performance improved : rethinking the influence of technology-mediated interruptions at work and personal life
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/241519 |
Resumo: | Objetivo: Este artigo tem por objetivo analisar os efeitos das interrupções mediadas pela tecnologia nos conflitos e no desempenho dos indivíduos durante o seu trabalho e o tempo em que não trabalham Método: Para avaliar a influência das interrupções tecnológicas nos conflitos e no desempenho, aplicou-se uma survey a os profissionais de gestão e contabilidade e obtivemos 399 questionários válidos. Analisou-se os dados através da modelação da equação estrutural Partial Least Squares(PLS-SEM). Originalidade/Relevância: Esta investigação mediu e analisou os efeitos das interrupções mediadas pela tecnologia no conflito e no desempenho individual no Brasil. Os resultados mostraram que as interrupções mediadas pela tecnologia estão relacionadas com a qualidade de vida e o tempo de lazer, mostrando que os conflitos devidos à tecnologia não são predominantes. Além disso, os resultados da investigação a presentam um novo caminho de investigação, uma vez que a sinterrupções que influenciam positivamente o desempenho do indivíduo não são totalmente compreendidas. Resultados: Análise dos dados demonstra que a s interrupções -como esperado - contribuem para aumentar os conflitos, tanto no trabalho como no não-trabalho. No entanto, ao contrário de investigações anteriores, as interrupções também podem aumentar o desempenho em ambas as instâncias. Contribuições teóricas/metodológicas: A a bordagem proposta tem um valor prático para professores e estudantes de interação homem-computador e profissionais de TI em qualquer outro ambiente profissional onde a tecnologia representa um canal entre a vida pessoal e profissional. |
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Maçada, Antônio Carlos GastaudFreitas Junior, José Carlos da SilvaBrinkhues, Rafael AlfonsoVasconcellos, Silvio de2022-06-30T04:52:33Z20222525-3654http://hdl.handle.net/10183/241519001142419Objetivo: Este artigo tem por objetivo analisar os efeitos das interrupções mediadas pela tecnologia nos conflitos e no desempenho dos indivíduos durante o seu trabalho e o tempo em que não trabalham Método: Para avaliar a influência das interrupções tecnológicas nos conflitos e no desempenho, aplicou-se uma survey a os profissionais de gestão e contabilidade e obtivemos 399 questionários válidos. Analisou-se os dados através da modelação da equação estrutural Partial Least Squares(PLS-SEM). Originalidade/Relevância: Esta investigação mediu e analisou os efeitos das interrupções mediadas pela tecnologia no conflito e no desempenho individual no Brasil. Os resultados mostraram que as interrupções mediadas pela tecnologia estão relacionadas com a qualidade de vida e o tempo de lazer, mostrando que os conflitos devidos à tecnologia não são predominantes. Além disso, os resultados da investigação a presentam um novo caminho de investigação, uma vez que a sinterrupções que influenciam positivamente o desempenho do indivíduo não são totalmente compreendidas. Resultados: Análise dos dados demonstra que a s interrupções -como esperado - contribuem para aumentar os conflitos, tanto no trabalho como no não-trabalho. No entanto, ao contrário de investigações anteriores, as interrupções também podem aumentar o desempenho em ambas as instâncias. Contribuições teóricas/metodológicas: A a bordagem proposta tem um valor prático para professores e estudantes de interação homem-computador e profissionais de TI em qualquer outro ambiente profissional onde a tecnologia representa um canal entre a vida pessoal e profissional.Purpose: This paper aims to analyze the effects of the technology-mediated interruptions on the conflicts and the performance of individuals during their work and non-work time. Theoretical framework: This work is based on the Conservation of Resources Theory, focusing on conflict and quality of life in the digital age. Design/methodology/approach: To evaluate the influence of technology interruptions on conflicts and performance, we applied a survey to management and accounting professionals and obtained 399 valid questionnaires. We analyzed the data through Partial Least Squares structural equation modeling (PLS-SEM). Findings: The data analysis demonstrates that interruptions – as expected – contribute to increasing conflicts both at work and at non-work. However, contrary to previous research, interruptions can also increase performance in both instances. Research, Practical & Social implications: The proposed approach has a practical value for teachers and students of human-computer interaction and IT practitioners in any other professional environment where the technology represents a channel between personal and professional life. Originality/value: This research measured and analyzed the effects of technology-mediated interruptions on conflict and individual performance in Brazil. The results showed that technology-mediated interruptions are related to the quality of life and leisure time, showing that conflicts due to technology are not a buzzword. Also, research findings present a new research path as interruptions that positively influence the individual’s performance are not fully understood.application/pdfengInternational journal of professional business review. Curitiba. Vol. 7, no. 1 (2022), p. 1-32Desempenho no trabalhoTecnologia da informaçãoRecursos digitaisVida profissionalVida privadaConflitosConservation of resources theoryMobile technologyInterruptionsConflictsIndividual performanceLife interrupted, but performance improved : rethinking the influence of technology-mediated interruptions at work and personal lifeVida interrompida, mas desempenho melhorado : repensando a influência das interrupções mediadas pela tecnologia no trabalho e na vida pessoalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142419.pdf.txt001142419.pdf.txtExtracted Texttext/plain81087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241519/3/001142419.pdf.txt0b16036e7f5c8cc86329b90ff6e54a88MD53001142419-02.pdf.txt001142419-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain85504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241519/4/001142419-02.pdf.txtabf122e806245321522859aa8285898cMD54ORIGINAL001142419.pdfTexto completo (inglês)application/pdf853165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241519/1/001142419.pdfbf6f4a7c2a68099eea4aa4c51c27829aMD51001142419-02.pdfTexto completoapplication/pdf825828http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241519/2/001142419-02.pdfd3c5f4ee2a8f58a7349ac26601a3f27bMD5210183/2415192022-07-01 04:46:00.977775oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241519Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-07-01T07:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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