Uso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Gilmara Teixeira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Batista, Silvia Cristina Freitas, Moreira, Larissa da Silva, Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220244
Resumo: As licenciaturas são espaços privilegiados para a discussão sobre o uso de tecnologias digitais na educação. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar a visão de professores de Matemática em formação sobre a elaboração de mapas mentais em tablets, discutindo vantagens e desvantagens em relação à utilização do computador para o mesmo fim. Para tanto, neste artigo, inicialmente, é abordado o uso pedagógico de tablets e é destacado o papel dos mapas mentais na educação. A seguir, são descritos os procedimentos metodológicos adotados em um estudo de caso promovido na Licenciatura em Matemática de uma instituição federal. Finalizando, são discutidos os dados levantados. Foi verificado que, em geral, a construção dos mapas mentais no computador foi considerada mais fácil do que nos tablets
id UFRGS-2_23dc54be65d37d520320e28e7b5d362d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220244
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barcelos, Gilmara TeixeiraBatista, Silvia Cristina FreitasMoreira, Larissa da SilvaBehar, Patrícia Alejandra2021-04-27T04:33:53Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/220244000939425As licenciaturas são espaços privilegiados para a discussão sobre o uso de tecnologias digitais na educação. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar a visão de professores de Matemática em formação sobre a elaboração de mapas mentais em tablets, discutindo vantagens e desvantagens em relação à utilização do computador para o mesmo fim. Para tanto, neste artigo, inicialmente, é abordado o uso pedagógico de tablets e é destacado o papel dos mapas mentais na educação. A seguir, são descritos os procedimentos metodológicos adotados em um estudo de caso promovido na Licenciatura em Matemática de uma instituição federal. Finalizando, são discutidos os dados levantados. Foi verificado que, em geral, a construção dos mapas mentais no computador foi considerada mais fácil do que nos tabletsTeacher training courses are privileged spaces to discuss the use of digital technologies in education. This paper aims at analyzing the opinion of future teachers of Mathematics on the construction of mental maps in tablets, its benefits and drawbacks in relation to using traditional computers for the same purpose. Thus, this article begins by discussing the pedagogical use of tablets, and the relevance of using mind maps in education. Following, the paper describes the methodological procedures used in this study carried out at a federal institution. The article closes with a discussion of data obtained in the survey, among them the identification of positive aspects and difficulties found in the use of tablets.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 1 (jan. 2013), 10 f.Computador na educaçãoTecnologia educacionalProfessorFormaçãoMatemáticaTabletTabletsMind mapsTeacher trainingMathematicsMindomo softwareUso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemáticaEducational use of tablets : a case study in a class of undegraduate students of mathematics educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000939425.pdf.txt000939425.pdf.txtExtracted Texttext/plain32284http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220244/2/000939425.pdf.txtaf5f87537c19462d190f9dba3e0135a7MD52ORIGINAL000939425.pdfTexto completoapplication/pdf296348http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220244/1/000939425.pdf5afe886a9f5802e4a28f5604c25e57fcMD5110183/2202442021-05-07 04:44:42.842466oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220244Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:44:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Educational use of tablets : a case study in a class of undegraduate students of mathematics education
title Uso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemática
spellingShingle Uso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemática
Barcelos, Gilmara Teixeira
Computador na educação
Tecnologia educacional
Professor
Formação
Matemática
Tablet
Tablets
Mind maps
Teacher training
Mathematics
Mindomo software
title_short Uso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemática
title_full Uso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemática
title_fullStr Uso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemática
title_full_unstemmed Uso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemática
title_sort Uso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemática
author Barcelos, Gilmara Teixeira
author_facet Barcelos, Gilmara Teixeira
Batista, Silvia Cristina Freitas
Moreira, Larissa da Silva
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Batista, Silvia Cristina Freitas
Moreira, Larissa da Silva
Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Gilmara Teixeira
Batista, Silvia Cristina Freitas
Moreira, Larissa da Silva
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Computador na educação
Tecnologia educacional
Professor
Formação
Matemática
Tablet
topic Computador na educação
Tecnologia educacional
Professor
Formação
Matemática
Tablet
Tablets
Mind maps
Teacher training
Mathematics
Mindomo software
dc.subject.eng.fl_str_mv Tablets
Mind maps
Teacher training
Mathematics
Mindomo software
description As licenciaturas são espaços privilegiados para a discussão sobre o uso de tecnologias digitais na educação. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar a visão de professores de Matemática em formação sobre a elaboração de mapas mentais em tablets, discutindo vantagens e desvantagens em relação à utilização do computador para o mesmo fim. Para tanto, neste artigo, inicialmente, é abordado o uso pedagógico de tablets e é destacado o papel dos mapas mentais na educação. A seguir, são descritos os procedimentos metodológicos adotados em um estudo de caso promovido na Licenciatura em Matemática de uma instituição federal. Finalizando, são discutidos os dados levantados. Foi verificado que, em geral, a construção dos mapas mentais no computador foi considerada mais fácil do que nos tablets
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-27T04:33:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220244
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000939425
identifier_str_mv 1679-1916
000939425
url http://hdl.handle.net/10183/220244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 1 (jan. 2013), 10 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220244/2/000939425.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220244/1/000939425.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv af5f87537c19462d190f9dba3e0135a7
5afe886a9f5802e4a28f5604c25e57fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225015105945600