Uso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220244 |
Resumo: | As licenciaturas são espaços privilegiados para a discussão sobre o uso de tecnologias digitais na educação. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar a visão de professores de Matemática em formação sobre a elaboração de mapas mentais em tablets, discutindo vantagens e desvantagens em relação à utilização do computador para o mesmo fim. Para tanto, neste artigo, inicialmente, é abordado o uso pedagógico de tablets e é destacado o papel dos mapas mentais na educação. A seguir, são descritos os procedimentos metodológicos adotados em um estudo de caso promovido na Licenciatura em Matemática de uma instituição federal. Finalizando, são discutidos os dados levantados. Foi verificado que, em geral, a construção dos mapas mentais no computador foi considerada mais fácil do que nos tablets |
id |
UFRGS-2_23dc54be65d37d520320e28e7b5d362d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220244 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barcelos, Gilmara TeixeiraBatista, Silvia Cristina FreitasMoreira, Larissa da SilvaBehar, Patrícia Alejandra2021-04-27T04:33:53Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/220244000939425As licenciaturas são espaços privilegiados para a discussão sobre o uso de tecnologias digitais na educação. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar a visão de professores de Matemática em formação sobre a elaboração de mapas mentais em tablets, discutindo vantagens e desvantagens em relação à utilização do computador para o mesmo fim. Para tanto, neste artigo, inicialmente, é abordado o uso pedagógico de tablets e é destacado o papel dos mapas mentais na educação. A seguir, são descritos os procedimentos metodológicos adotados em um estudo de caso promovido na Licenciatura em Matemática de uma instituição federal. Finalizando, são discutidos os dados levantados. Foi verificado que, em geral, a construção dos mapas mentais no computador foi considerada mais fácil do que nos tabletsTeacher training courses are privileged spaces to discuss the use of digital technologies in education. This paper aims at analyzing the opinion of future teachers of Mathematics on the construction of mental maps in tablets, its benefits and drawbacks in relation to using traditional computers for the same purpose. Thus, this article begins by discussing the pedagogical use of tablets, and the relevance of using mind maps in education. Following, the paper describes the methodological procedures used in this study carried out at a federal institution. The article closes with a discussion of data obtained in the survey, among them the identification of positive aspects and difficulties found in the use of tablets.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 1 (jan. 2013), 10 f.Computador na educaçãoTecnologia educacionalProfessorFormaçãoMatemáticaTabletTabletsMind mapsTeacher trainingMathematicsMindomo softwareUso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemáticaEducational use of tablets : a case study in a class of undegraduate students of mathematics educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000939425.pdf.txt000939425.pdf.txtExtracted Texttext/plain32284http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220244/2/000939425.pdf.txtaf5f87537c19462d190f9dba3e0135a7MD52ORIGINAL000939425.pdfTexto completoapplication/pdf296348http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220244/1/000939425.pdf5afe886a9f5802e4a28f5604c25e57fcMD5110183/2202442021-05-07 04:44:42.842466oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220244Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:44:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Educational use of tablets : a case study in a class of undegraduate students of mathematics education |
title |
Uso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemática |
spellingShingle |
Uso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemática Barcelos, Gilmara Teixeira Computador na educação Tecnologia educacional Professor Formação Matemática Tablet Tablets Mind maps Teacher training Mathematics Mindomo software |
title_short |
Uso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemática |
title_full |
Uso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemática |
title_fullStr |
Uso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemática |
title_full_unstemmed |
Uso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemática |
title_sort |
Uso educacional de tablets : estudo de caso na formação inicial de professores de matemática |
author |
Barcelos, Gilmara Teixeira |
author_facet |
Barcelos, Gilmara Teixeira Batista, Silvia Cristina Freitas Moreira, Larissa da Silva Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Silvia Cristina Freitas Moreira, Larissa da Silva Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcelos, Gilmara Teixeira Batista, Silvia Cristina Freitas Moreira, Larissa da Silva Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computador na educação Tecnologia educacional Professor Formação Matemática Tablet |
topic |
Computador na educação Tecnologia educacional Professor Formação Matemática Tablet Tablets Mind maps Teacher training Mathematics Mindomo software |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Tablets Mind maps Teacher training Mathematics Mindomo software |
description |
As licenciaturas são espaços privilegiados para a discussão sobre o uso de tecnologias digitais na educação. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar a visão de professores de Matemática em formação sobre a elaboração de mapas mentais em tablets, discutindo vantagens e desvantagens em relação à utilização do computador para o mesmo fim. Para tanto, neste artigo, inicialmente, é abordado o uso pedagógico de tablets e é destacado o papel dos mapas mentais na educação. A seguir, são descritos os procedimentos metodológicos adotados em um estudo de caso promovido na Licenciatura em Matemática de uma instituição federal. Finalizando, são discutidos os dados levantados. Foi verificado que, em geral, a construção dos mapas mentais no computador foi considerada mais fácil do que nos tablets |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-27T04:33:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220244 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000939425 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000939425 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 1 (jan. 2013), 10 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220244/2/000939425.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220244/1/000939425.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af5f87537c19462d190f9dba3e0135a7 5afe886a9f5802e4a28f5604c25e57fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225015105945600 |