O currículo de biologia na educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35291 |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) exerce funções específicas dentro da educação básica, tais como: reparação, equalização e qualificação. O currículo tem um papel fundamental para que se cumpram tais funções. A desvinculação entre o que se ensina na escola e a realidade vivida, que ocorre no ensino em geral, é uma questão que se torna ainda mais problemática na EJA. As propostas curriculares educacionais na área de ciências biológicas na EJA dificultam a aprendizagem dos alunos devido à sobrecarga de conteúdo em um curto espaço de tempo o ensino bastante teórico, descritivo, com segmentação dos conteúdos, visando à memorização de nomes e conceitos, o que torna as aprendizagens pouco eficientes para a interpretação e intervenção na realidade. Levando-se em consideração as experiências de estágios docente, em que se percebeu, muitas vezes, que o conteúdo é o fim em si mesmo da educação, procurou-se analisar como os professores de diferentes instituições de ensino usam sua autonomia na seleção dos conteúdos curriculares. Aliado a isso, qual a importância que os professores atribuem ao conteúdo para permanência do aluno na EJA, buscando definir quais os critérios que deveriam ser prioritariamente considerados a fim de apresentar os assuntos mais relevantes para a compreensão dos alunos sobre a vida e o ambiente que os cercam. Além de uma pesquisa qualitativa com professores de diferentes instituições, foi feito um estudo sobre as teorias sobre currículo. O estudo teórico sobre o currículo somado as experiências dos professores entrevistados contribuíram muito para minha compreensão sobre o exercício da autonomia docente no aspecto da seleção de conteúdos. Para que os professores exerçam sua autonomia como educadores, é importante aprofundarem suas concepções sobre o currículo e ter seu foco pedagógico no sujeito da aprendizagem, a fim de que possam educálos para a cidadania. |
id |
UFRGS-2_2404830b98f69255ad3eb3001678e80d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35291 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Everton Antinolfi daComerlato, Denise Maria2011-12-09T01:19:32Z2010http://hdl.handle.net/10183/35291000781689A Educação de Jovens e Adultos (EJA) exerce funções específicas dentro da educação básica, tais como: reparação, equalização e qualificação. O currículo tem um papel fundamental para que se cumpram tais funções. A desvinculação entre o que se ensina na escola e a realidade vivida, que ocorre no ensino em geral, é uma questão que se torna ainda mais problemática na EJA. As propostas curriculares educacionais na área de ciências biológicas na EJA dificultam a aprendizagem dos alunos devido à sobrecarga de conteúdo em um curto espaço de tempo o ensino bastante teórico, descritivo, com segmentação dos conteúdos, visando à memorização de nomes e conceitos, o que torna as aprendizagens pouco eficientes para a interpretação e intervenção na realidade. Levando-se em consideração as experiências de estágios docente, em que se percebeu, muitas vezes, que o conteúdo é o fim em si mesmo da educação, procurou-se analisar como os professores de diferentes instituições de ensino usam sua autonomia na seleção dos conteúdos curriculares. Aliado a isso, qual a importância que os professores atribuem ao conteúdo para permanência do aluno na EJA, buscando definir quais os critérios que deveriam ser prioritariamente considerados a fim de apresentar os assuntos mais relevantes para a compreensão dos alunos sobre a vida e o ambiente que os cercam. Além de uma pesquisa qualitativa com professores de diferentes instituições, foi feito um estudo sobre as teorias sobre currículo. O estudo teórico sobre o currículo somado as experiências dos professores entrevistados contribuíram muito para minha compreensão sobre o exercício da autonomia docente no aspecto da seleção de conteúdos. Para que os professores exerçam sua autonomia como educadores, é importante aprofundarem suas concepções sobre o currículo e ter seu foco pedagógico no sujeito da aprendizagem, a fim de que possam educálos para a cidadania.application/pdfporEnsino de biologiaO currículo de biologia na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2010Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000781689.pdf000781689.pdfTexto completoapplication/pdf250348http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35291/1/000781689.pdf8c61bf4cde4bd0ac4e8cff55243ac7f4MD51TEXT000781689.pdf.txt000781689.pdf.txtExtracted Texttext/plain85880http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35291/2/000781689.pdf.txtbe24ecc23861b83528aaa001844946c7MD52THUMBNAIL000781689.pdf.jpg000781689.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35291/3/000781689.pdf.jpg701291ea03f143bf719dd0fab3e0581dMD5310183/352912018-10-11 08:49:40.596oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35291Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:49:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O currículo de biologia na educação de jovens e adultos |
title |
O currículo de biologia na educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
O currículo de biologia na educação de jovens e adultos Rocha, Everton Antinolfi da Ensino de biologia |
title_short |
O currículo de biologia na educação de jovens e adultos |
title_full |
O currículo de biologia na educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
O currículo de biologia na educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
O currículo de biologia na educação de jovens e adultos |
title_sort |
O currículo de biologia na educação de jovens e adultos |
author |
Rocha, Everton Antinolfi da |
author_facet |
Rocha, Everton Antinolfi da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Everton Antinolfi da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Comerlato, Denise Maria |
contributor_str_mv |
Comerlato, Denise Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de biologia |
topic |
Ensino de biologia |
description |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) exerce funções específicas dentro da educação básica, tais como: reparação, equalização e qualificação. O currículo tem um papel fundamental para que se cumpram tais funções. A desvinculação entre o que se ensina na escola e a realidade vivida, que ocorre no ensino em geral, é uma questão que se torna ainda mais problemática na EJA. As propostas curriculares educacionais na área de ciências biológicas na EJA dificultam a aprendizagem dos alunos devido à sobrecarga de conteúdo em um curto espaço de tempo o ensino bastante teórico, descritivo, com segmentação dos conteúdos, visando à memorização de nomes e conceitos, o que torna as aprendizagens pouco eficientes para a interpretação e intervenção na realidade. Levando-se em consideração as experiências de estágios docente, em que se percebeu, muitas vezes, que o conteúdo é o fim em si mesmo da educação, procurou-se analisar como os professores de diferentes instituições de ensino usam sua autonomia na seleção dos conteúdos curriculares. Aliado a isso, qual a importância que os professores atribuem ao conteúdo para permanência do aluno na EJA, buscando definir quais os critérios que deveriam ser prioritariamente considerados a fim de apresentar os assuntos mais relevantes para a compreensão dos alunos sobre a vida e o ambiente que os cercam. Além de uma pesquisa qualitativa com professores de diferentes instituições, foi feito um estudo sobre as teorias sobre currículo. O estudo teórico sobre o currículo somado as experiências dos professores entrevistados contribuíram muito para minha compreensão sobre o exercício da autonomia docente no aspecto da seleção de conteúdos. Para que os professores exerçam sua autonomia como educadores, é importante aprofundarem suas concepções sobre o currículo e ter seu foco pedagógico no sujeito da aprendizagem, a fim de que possam educálos para a cidadania. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-09T01:19:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35291 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000781689 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35291 |
identifier_str_mv |
000781689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35291/1/000781689.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35291/2/000781689.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35291/3/000781689.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c61bf4cde4bd0ac4e8cff55243ac7f4 be24ecc23861b83528aaa001844946c7 701291ea03f143bf719dd0fab3e0581d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447068330688512 |