O currículo de biologia na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Everton Antinolfi da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35291
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) exerce funções específicas dentro da educação básica, tais como: reparação, equalização e qualificação. O currículo tem um papel fundamental para que se cumpram tais funções. A desvinculação entre o que se ensina na escola e a realidade vivida, que ocorre no ensino em geral, é uma questão que se torna ainda mais problemática na EJA. As propostas curriculares educacionais na área de ciências biológicas na EJA dificultam a aprendizagem dos alunos devido à sobrecarga de conteúdo em um curto espaço de tempo o ensino bastante teórico, descritivo, com segmentação dos conteúdos, visando à memorização de nomes e conceitos, o que torna as aprendizagens pouco eficientes para a interpretação e intervenção na realidade. Levando-se em consideração as experiências de estágios docente, em que se percebeu, muitas vezes, que o conteúdo é o fim em si mesmo da educação, procurou-se analisar como os professores de diferentes instituições de ensino usam sua autonomia na seleção dos conteúdos curriculares. Aliado a isso, qual a importância que os professores atribuem ao conteúdo para permanência do aluno na EJA, buscando definir quais os critérios que deveriam ser prioritariamente considerados a fim de apresentar os assuntos mais relevantes para a compreensão dos alunos sobre a vida e o ambiente que os cercam. Além de uma pesquisa qualitativa com professores de diferentes instituições, foi feito um estudo sobre as teorias sobre currículo. O estudo teórico sobre o currículo somado as experiências dos professores entrevistados contribuíram muito para minha compreensão sobre o exercício da autonomia docente no aspecto da seleção de conteúdos. Para que os professores exerçam sua autonomia como educadores, é importante aprofundarem suas concepções sobre o currículo e ter seu foco pedagógico no sujeito da aprendizagem, a fim de que possam educálos para a cidadania.
id UFRGS-2_2404830b98f69255ad3eb3001678e80d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35291
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Everton Antinolfi daComerlato, Denise Maria2011-12-09T01:19:32Z2010http://hdl.handle.net/10183/35291000781689A Educação de Jovens e Adultos (EJA) exerce funções específicas dentro da educação básica, tais como: reparação, equalização e qualificação. O currículo tem um papel fundamental para que se cumpram tais funções. A desvinculação entre o que se ensina na escola e a realidade vivida, que ocorre no ensino em geral, é uma questão que se torna ainda mais problemática na EJA. As propostas curriculares educacionais na área de ciências biológicas na EJA dificultam a aprendizagem dos alunos devido à sobrecarga de conteúdo em um curto espaço de tempo o ensino bastante teórico, descritivo, com segmentação dos conteúdos, visando à memorização de nomes e conceitos, o que torna as aprendizagens pouco eficientes para a interpretação e intervenção na realidade. Levando-se em consideração as experiências de estágios docente, em que se percebeu, muitas vezes, que o conteúdo é o fim em si mesmo da educação, procurou-se analisar como os professores de diferentes instituições de ensino usam sua autonomia na seleção dos conteúdos curriculares. Aliado a isso, qual a importância que os professores atribuem ao conteúdo para permanência do aluno na EJA, buscando definir quais os critérios que deveriam ser prioritariamente considerados a fim de apresentar os assuntos mais relevantes para a compreensão dos alunos sobre a vida e o ambiente que os cercam. Além de uma pesquisa qualitativa com professores de diferentes instituições, foi feito um estudo sobre as teorias sobre currículo. O estudo teórico sobre o currículo somado as experiências dos professores entrevistados contribuíram muito para minha compreensão sobre o exercício da autonomia docente no aspecto da seleção de conteúdos. Para que os professores exerçam sua autonomia como educadores, é importante aprofundarem suas concepções sobre o currículo e ter seu foco pedagógico no sujeito da aprendizagem, a fim de que possam educálos para a cidadania.application/pdfporEnsino de biologiaO currículo de biologia na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2010Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000781689.pdf000781689.pdfTexto completoapplication/pdf250348http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35291/1/000781689.pdf8c61bf4cde4bd0ac4e8cff55243ac7f4MD51TEXT000781689.pdf.txt000781689.pdf.txtExtracted Texttext/plain85880http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35291/2/000781689.pdf.txtbe24ecc23861b83528aaa001844946c7MD52THUMBNAIL000781689.pdf.jpg000781689.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35291/3/000781689.pdf.jpg701291ea03f143bf719dd0fab3e0581dMD5310183/352912018-10-11 08:49:40.596oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35291Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:49:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O currículo de biologia na educação de jovens e adultos
title O currículo de biologia na educação de jovens e adultos
spellingShingle O currículo de biologia na educação de jovens e adultos
Rocha, Everton Antinolfi da
Ensino de biologia
title_short O currículo de biologia na educação de jovens e adultos
title_full O currículo de biologia na educação de jovens e adultos
title_fullStr O currículo de biologia na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed O currículo de biologia na educação de jovens e adultos
title_sort O currículo de biologia na educação de jovens e adultos
author Rocha, Everton Antinolfi da
author_facet Rocha, Everton Antinolfi da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Everton Antinolfi da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Comerlato, Denise Maria
contributor_str_mv Comerlato, Denise Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
topic Ensino de biologia
description A Educação de Jovens e Adultos (EJA) exerce funções específicas dentro da educação básica, tais como: reparação, equalização e qualificação. O currículo tem um papel fundamental para que se cumpram tais funções. A desvinculação entre o que se ensina na escola e a realidade vivida, que ocorre no ensino em geral, é uma questão que se torna ainda mais problemática na EJA. As propostas curriculares educacionais na área de ciências biológicas na EJA dificultam a aprendizagem dos alunos devido à sobrecarga de conteúdo em um curto espaço de tempo o ensino bastante teórico, descritivo, com segmentação dos conteúdos, visando à memorização de nomes e conceitos, o que torna as aprendizagens pouco eficientes para a interpretação e intervenção na realidade. Levando-se em consideração as experiências de estágios docente, em que se percebeu, muitas vezes, que o conteúdo é o fim em si mesmo da educação, procurou-se analisar como os professores de diferentes instituições de ensino usam sua autonomia na seleção dos conteúdos curriculares. Aliado a isso, qual a importância que os professores atribuem ao conteúdo para permanência do aluno na EJA, buscando definir quais os critérios que deveriam ser prioritariamente considerados a fim de apresentar os assuntos mais relevantes para a compreensão dos alunos sobre a vida e o ambiente que os cercam. Além de uma pesquisa qualitativa com professores de diferentes instituições, foi feito um estudo sobre as teorias sobre currículo. O estudo teórico sobre o currículo somado as experiências dos professores entrevistados contribuíram muito para minha compreensão sobre o exercício da autonomia docente no aspecto da seleção de conteúdos. Para que os professores exerçam sua autonomia como educadores, é importante aprofundarem suas concepções sobre o currículo e ter seu foco pedagógico no sujeito da aprendizagem, a fim de que possam educálos para a cidadania.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-09T01:19:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35291
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000781689
url http://hdl.handle.net/10183/35291
identifier_str_mv 000781689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35291/1/000781689.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35291/2/000781689.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35291/3/000781689.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c61bf4cde4bd0ac4e8cff55243ac7f4
be24ecc23861b83528aaa001844946c7
701291ea03f143bf719dd0fab3e0581d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447068330688512