Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142863 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo sobre o papel da tutoria e suas relações na construção e utilização dos Portfólios de Aprendizagens no contexto do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS). Para a análise foram utilizadas as produções, de um grupo de quinze alunas do Pólo de São Leopoldo, publicadas nos blogs-portfólio, acompanhadas das intervenções da tutoria e das relações desencadeadas por essas. A classificação dos diferentes modos de relação entre a intervenção do tutor, a produção da aluna e a relação desta com seu blog-portfólio, a partir de três categorias de análise e classificação dos retornos das alunas-cursistas, que são designadas como: Silenciamentos, Endereçamento Direto (por ratificação ou por retificação) e Endereçamento Indireto, levou a duas constatações. Em outras palavras, a análise dos modos de endereçamento produzidos pelas alunas possibilitou concluir sobre a importância das intervenções da tutoria para a construção da autoria das alunas e os modos diferentes a partir dos quais as alunas constituem seu lugar de autoras do discurso pedagógico. |
id |
UFRGS-2_243100d0078722e396731d4e88495694 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142863 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zílio, CátiaFiss, Dóris Maria Luzzardi2016-06-21T02:10:18Z2010http://hdl.handle.net/10183/142863000993700Este artigo apresenta um estudo sobre o papel da tutoria e suas relações na construção e utilização dos Portfólios de Aprendizagens no contexto do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS). Para a análise foram utilizadas as produções, de um grupo de quinze alunas do Pólo de São Leopoldo, publicadas nos blogs-portfólio, acompanhadas das intervenções da tutoria e das relações desencadeadas por essas. A classificação dos diferentes modos de relação entre a intervenção do tutor, a produção da aluna e a relação desta com seu blog-portfólio, a partir de três categorias de análise e classificação dos retornos das alunas-cursistas, que são designadas como: Silenciamentos, Endereçamento Direto (por ratificação ou por retificação) e Endereçamento Indireto, levou a duas constatações. Em outras palavras, a análise dos modos de endereçamento produzidos pelas alunas possibilitou concluir sobre a importância das intervenções da tutoria para a construção da autoria das alunas e os modos diferentes a partir dos quais as alunas constituem seu lugar de autoras do discurso pedagógico.application/pdfporPortfólioAutoriaDiálogoAlunoIntervençãoBlogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria em Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993700.pdf000993700.pdfTexto completoapplication/pdf290520http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142863/1/000993700.pdf2756efb98cb7e11ca13ebc6ca6673d9eMD51TEXT000993700.pdf.txt000993700.pdf.txtExtracted Texttext/plain61855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142863/2/000993700.pdf.txt2ff77c5912ac62e33668e9f785b609d8MD52THUMBNAIL000993700.pdf.jpg000993700.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142863/3/000993700.pdf.jpg15924876dd91d7491747cc9168cfd854MD5310183/1428632018-10-26 10:01:10.811oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142863Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS |
title |
Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS |
spellingShingle |
Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS Zílio, Cátia Portfólio Autoria Diálogo Aluno Intervenção |
title_short |
Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS |
title_full |
Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS |
title_fullStr |
Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS |
title_full_unstemmed |
Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS |
title_sort |
Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS |
author |
Zílio, Cátia |
author_facet |
Zílio, Cátia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zílio, Cátia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fiss, Dóris Maria Luzzardi |
contributor_str_mv |
Fiss, Dóris Maria Luzzardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Portfólio Autoria Diálogo Aluno Intervenção |
topic |
Portfólio Autoria Diálogo Aluno Intervenção |
description |
Este artigo apresenta um estudo sobre o papel da tutoria e suas relações na construção e utilização dos Portfólios de Aprendizagens no contexto do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS). Para a análise foram utilizadas as produções, de um grupo de quinze alunas do Pólo de São Leopoldo, publicadas nos blogs-portfólio, acompanhadas das intervenções da tutoria e das relações desencadeadas por essas. A classificação dos diferentes modos de relação entre a intervenção do tutor, a produção da aluna e a relação desta com seu blog-portfólio, a partir de três categorias de análise e classificação dos retornos das alunas-cursistas, que são designadas como: Silenciamentos, Endereçamento Direto (por ratificação ou por retificação) e Endereçamento Indireto, levou a duas constatações. Em outras palavras, a análise dos modos de endereçamento produzidos pelas alunas possibilitou concluir sobre a importância das intervenções da tutoria para a construção da autoria das alunas e os modos diferentes a partir dos quais as alunas constituem seu lugar de autoras do discurso pedagógico. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-21T02:10:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142863 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000993700 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142863 |
identifier_str_mv |
000993700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142863/1/000993700.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142863/2/000993700.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142863/3/000993700.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2756efb98cb7e11ca13ebc6ca6673d9e 2ff77c5912ac62e33668e9f785b609d8 15924876dd91d7491747cc9168cfd854 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447176432582656 |