Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zílio, Cátia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142863
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre o papel da tutoria e suas relações na construção e utilização dos Portfólios de Aprendizagens no contexto do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS). Para a análise foram utilizadas as produções, de um grupo de quinze alunas do Pólo de São Leopoldo, publicadas nos blogs-portfólio, acompanhadas das intervenções da tutoria e das relações desencadeadas por essas. A classificação dos diferentes modos de relação entre a intervenção do tutor, a produção da aluna e a relação desta com seu blog-portfólio, a partir de três categorias de análise e classificação dos retornos das alunas-cursistas, que são designadas como: Silenciamentos, Endereçamento Direto (por ratificação ou por retificação) e Endereçamento Indireto, levou a duas constatações. Em outras palavras, a análise dos modos de endereçamento produzidos pelas alunas possibilitou concluir sobre a importância das intervenções da tutoria para a construção da autoria das alunas e os modos diferentes a partir dos quais as alunas constituem seu lugar de autoras do discurso pedagógico.
id UFRGS-2_243100d0078722e396731d4e88495694
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142863
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zílio, CátiaFiss, Dóris Maria Luzzardi2016-06-21T02:10:18Z2010http://hdl.handle.net/10183/142863000993700Este artigo apresenta um estudo sobre o papel da tutoria e suas relações na construção e utilização dos Portfólios de Aprendizagens no contexto do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS). Para a análise foram utilizadas as produções, de um grupo de quinze alunas do Pólo de São Leopoldo, publicadas nos blogs-portfólio, acompanhadas das intervenções da tutoria e das relações desencadeadas por essas. A classificação dos diferentes modos de relação entre a intervenção do tutor, a produção da aluna e a relação desta com seu blog-portfólio, a partir de três categorias de análise e classificação dos retornos das alunas-cursistas, que são designadas como: Silenciamentos, Endereçamento Direto (por ratificação ou por retificação) e Endereçamento Indireto, levou a duas constatações. Em outras palavras, a análise dos modos de endereçamento produzidos pelas alunas possibilitou concluir sobre a importância das intervenções da tutoria para a construção da autoria das alunas e os modos diferentes a partir dos quais as alunas constituem seu lugar de autoras do discurso pedagógico.application/pdfporPortfólioAutoriaDiálogoAlunoIntervençãoBlogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria em Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993700.pdf000993700.pdfTexto completoapplication/pdf290520http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142863/1/000993700.pdf2756efb98cb7e11ca13ebc6ca6673d9eMD51TEXT000993700.pdf.txt000993700.pdf.txtExtracted Texttext/plain61855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142863/2/000993700.pdf.txt2ff77c5912ac62e33668e9f785b609d8MD52THUMBNAIL000993700.pdf.jpg000993700.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142863/3/000993700.pdf.jpg15924876dd91d7491747cc9168cfd854MD5310183/1428632018-10-26 10:01:10.811oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142863Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS
title Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS
spellingShingle Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS
Zílio, Cátia
Portfólio
Autoria
Diálogo
Aluno
Intervenção
title_short Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS
title_full Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS
title_fullStr Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS
title_full_unstemmed Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS
title_sort Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS
author Zílio, Cátia
author_facet Zílio, Cátia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zílio, Cátia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fiss, Dóris Maria Luzzardi
contributor_str_mv Fiss, Dóris Maria Luzzardi
dc.subject.por.fl_str_mv Portfólio
Autoria
Diálogo
Aluno
Intervenção
topic Portfólio
Autoria
Diálogo
Aluno
Intervenção
description Este artigo apresenta um estudo sobre o papel da tutoria e suas relações na construção e utilização dos Portfólios de Aprendizagens no contexto do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD/UFRGS). Para a análise foram utilizadas as produções, de um grupo de quinze alunas do Pólo de São Leopoldo, publicadas nos blogs-portfólio, acompanhadas das intervenções da tutoria e das relações desencadeadas por essas. A classificação dos diferentes modos de relação entre a intervenção do tutor, a produção da aluna e a relação desta com seu blog-portfólio, a partir de três categorias de análise e classificação dos retornos das alunas-cursistas, que são designadas como: Silenciamentos, Endereçamento Direto (por ratificação ou por retificação) e Endereçamento Indireto, levou a duas constatações. Em outras palavras, a análise dos modos de endereçamento produzidos pelas alunas possibilitou concluir sobre a importância das intervenções da tutoria para a construção da autoria das alunas e os modos diferentes a partir dos quais as alunas constituem seu lugar de autoras do discurso pedagógico.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-21T02:10:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142863
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993700
url http://hdl.handle.net/10183/142863
identifier_str_mv 000993700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142863/1/000993700.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142863/2/000993700.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142863/3/000993700.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2756efb98cb7e11ca13ebc6ca6673d9e
2ff77c5912ac62e33668e9f785b609d8
15924876dd91d7491747cc9168cfd854
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447176432582656