Partilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205567 |
Resumo: | No presente trabalho, tenho por finalidade trazer reflexões sobre o complexo processo de transição de aluno para professor. Trazendo algumas questões-chave para entender esse fenômeno, proponho um diálogo entre mim e meus colegas e mestres de profissão, fazendo de nossas certezas, dúvidas, impressões e vivências as ferramentas para a construção de um fazer docente mais democrático e que propicie e construção da autonomia de nossos alunos. No primeiro capítulo, trago meu relato de docente, desde o período anterior à universidade até o presente momento; no segundo trago as contribuições de meus colegas e mestres através de entrevista elaborada a partir do método pesquisa-ação; no terceiro, trago reflexões acerca dessa conversa, trabalhando com as categorias de utopia e autonomia. |
id |
UFRGS-2_2457d96e14f2a5a398a7e8b580d17336 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205567 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Figueiredo, Carolina MunizKaercher, Nestor André2020-02-07T04:14:42Z2019http://hdl.handle.net/10183/205567001111266No presente trabalho, tenho por finalidade trazer reflexões sobre o complexo processo de transição de aluno para professor. Trazendo algumas questões-chave para entender esse fenômeno, proponho um diálogo entre mim e meus colegas e mestres de profissão, fazendo de nossas certezas, dúvidas, impressões e vivências as ferramentas para a construção de um fazer docente mais democrático e que propicie e construção da autonomia de nossos alunos. No primeiro capítulo, trago meu relato de docente, desde o período anterior à universidade até o presente momento; no segundo trago as contribuições de meus colegas e mestres através de entrevista elaborada a partir do método pesquisa-ação; no terceiro, trago reflexões acerca dessa conversa, trabalhando com as categorias de utopia e autonomia.In this paper, I aim to bring reflections on the complex process of transition from a student to a teacher. Bringing you some of the key questions in order to understand this phenomenon, we propose to you a conversation between me and my co-workers and the masters of the profession, making our certainties, doubts, impressions and experiences the tools for the construction of a teaching practicing more democratic and that facilitates the building of our students’ autonomy. In the first chapter, I bring you my story as a teacher from my times before university, up to the presente. In the second, I bring out the contributions of my co-workers, and teachers through the interview drawn up on the basis of the method of action research. In the third one, I bring you reflections on the conference by working with the categories of utopia and autonomy.application/pdfporPrisão : Rio Grande do Sul BrasilUtopiaAutonomiaIdentidade profissionalAutonomyStudent-to-teacher transitionTeacher's identityPartilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111266.pdf.txt001111266.pdf.txtExtracted Texttext/plain154785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205567/2/001111266.pdf.txtf4920944f78021ac04204b51be49c889MD52ORIGINAL001111266.pdfTexto completoapplication/pdf355809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205567/1/001111266.pdf78d2c6bc2d9d5dcb0b964af580312100MD5110183/2055672020-02-08 05:20:43.62293oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205567Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-08T07:20:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Partilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberes |
title |
Partilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberes |
spellingShingle |
Partilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberes Figueiredo, Carolina Muniz Prisão : Rio Grande do Sul Brasil Utopia Autonomia Identidade profissional Autonomy Student-to-teacher transition Teacher's identity |
title_short |
Partilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberes |
title_full |
Partilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberes |
title_fullStr |
Partilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberes |
title_full_unstemmed |
Partilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberes |
title_sort |
Partilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberes |
author |
Figueiredo, Carolina Muniz |
author_facet |
Figueiredo, Carolina Muniz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Carolina Muniz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kaercher, Nestor André |
contributor_str_mv |
Kaercher, Nestor André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prisão : Rio Grande do Sul Brasil Utopia Autonomia Identidade profissional |
topic |
Prisão : Rio Grande do Sul Brasil Utopia Autonomia Identidade profissional Autonomy Student-to-teacher transition Teacher's identity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Autonomy Student-to-teacher transition Teacher's identity |
description |
No presente trabalho, tenho por finalidade trazer reflexões sobre o complexo processo de transição de aluno para professor. Trazendo algumas questões-chave para entender esse fenômeno, proponho um diálogo entre mim e meus colegas e mestres de profissão, fazendo de nossas certezas, dúvidas, impressões e vivências as ferramentas para a construção de um fazer docente mais democrático e que propicie e construção da autonomia de nossos alunos. No primeiro capítulo, trago meu relato de docente, desde o período anterior à universidade até o presente momento; no segundo trago as contribuições de meus colegas e mestres através de entrevista elaborada a partir do método pesquisa-ação; no terceiro, trago reflexões acerca dessa conversa, trabalhando com as categorias de utopia e autonomia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-07T04:14:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/205567 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001111266 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/205567 |
identifier_str_mv |
001111266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205567/2/001111266.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205567/1/001111266.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4920944f78021ac04204b51be49c889 78d2c6bc2d9d5dcb0b964af580312100 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447260956196864 |