Partilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Carolina Muniz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205567
Resumo: No presente trabalho, tenho por finalidade trazer reflexões sobre o complexo processo de transição de aluno para professor. Trazendo algumas questões-chave para entender esse fenômeno, proponho um diálogo entre mim e meus colegas e mestres de profissão, fazendo de nossas certezas, dúvidas, impressões e vivências as ferramentas para a construção de um fazer docente mais democrático e que propicie e construção da autonomia de nossos alunos. No primeiro capítulo, trago meu relato de docente, desde o período anterior à universidade até o presente momento; no segundo trago as contribuições de meus colegas e mestres através de entrevista elaborada a partir do método pesquisa-ação; no terceiro, trago reflexões acerca dessa conversa, trabalhando com as categorias de utopia e autonomia.
id UFRGS-2_2457d96e14f2a5a398a7e8b580d17336
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205567
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Figueiredo, Carolina MunizKaercher, Nestor André2020-02-07T04:14:42Z2019http://hdl.handle.net/10183/205567001111266No presente trabalho, tenho por finalidade trazer reflexões sobre o complexo processo de transição de aluno para professor. Trazendo algumas questões-chave para entender esse fenômeno, proponho um diálogo entre mim e meus colegas e mestres de profissão, fazendo de nossas certezas, dúvidas, impressões e vivências as ferramentas para a construção de um fazer docente mais democrático e que propicie e construção da autonomia de nossos alunos. No primeiro capítulo, trago meu relato de docente, desde o período anterior à universidade até o presente momento; no segundo trago as contribuições de meus colegas e mestres através de entrevista elaborada a partir do método pesquisa-ação; no terceiro, trago reflexões acerca dessa conversa, trabalhando com as categorias de utopia e autonomia.In this paper, I aim to bring reflections on the complex process of transition from a student to a teacher. Bringing you some of the key questions in order to understand this phenomenon, we propose to you a conversation between me and my co-workers and the masters of the profession, making our certainties, doubts, impressions and experiences the tools for the construction of a teaching practicing more democratic and that facilitates the building of our students’ autonomy. In the first chapter, I bring you my story as a teacher from my times before university, up to the presente. In the second, I bring out the contributions of my co-workers, and teachers through the interview drawn up on the basis of the method of action research. In the third one, I bring you reflections on the conference by working with the categories of utopia and autonomy.application/pdfporPrisão : Rio Grande do Sul BrasilUtopiaAutonomiaIdentidade profissionalAutonomyStudent-to-teacher transitionTeacher's identityPartilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111266.pdf.txt001111266.pdf.txtExtracted Texttext/plain154785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205567/2/001111266.pdf.txtf4920944f78021ac04204b51be49c889MD52ORIGINAL001111266.pdfTexto completoapplication/pdf355809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205567/1/001111266.pdf78d2c6bc2d9d5dcb0b964af580312100MD5110183/2055672020-02-08 05:20:43.62293oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205567Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-08T07:20:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Partilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberes
title Partilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberes
spellingShingle Partilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberes
Figueiredo, Carolina Muniz
Prisão : Rio Grande do Sul Brasil
Utopia
Autonomia
Identidade profissional
Autonomy
Student-to-teacher transition
Teacher's identity
title_short Partilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberes
title_full Partilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberes
title_fullStr Partilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberes
title_full_unstemmed Partilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberes
title_sort Partilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberes
author Figueiredo, Carolina Muniz
author_facet Figueiredo, Carolina Muniz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Carolina Muniz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaercher, Nestor André
contributor_str_mv Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Prisão : Rio Grande do Sul Brasil
Utopia
Autonomia
Identidade profissional
topic Prisão : Rio Grande do Sul Brasil
Utopia
Autonomia
Identidade profissional
Autonomy
Student-to-teacher transition
Teacher's identity
dc.subject.eng.fl_str_mv Autonomy
Student-to-teacher transition
Teacher's identity
description No presente trabalho, tenho por finalidade trazer reflexões sobre o complexo processo de transição de aluno para professor. Trazendo algumas questões-chave para entender esse fenômeno, proponho um diálogo entre mim e meus colegas e mestres de profissão, fazendo de nossas certezas, dúvidas, impressões e vivências as ferramentas para a construção de um fazer docente mais democrático e que propicie e construção da autonomia de nossos alunos. No primeiro capítulo, trago meu relato de docente, desde o período anterior à universidade até o presente momento; no segundo trago as contribuições de meus colegas e mestres através de entrevista elaborada a partir do método pesquisa-ação; no terceiro, trago reflexões acerca dessa conversa, trabalhando com as categorias de utopia e autonomia.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-07T04:14:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205567
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001111266
url http://hdl.handle.net/10183/205567
identifier_str_mv 001111266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205567/2/001111266.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205567/1/001111266.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4920944f78021ac04204b51be49c889
78d2c6bc2d9d5dcb0b964af580312100
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447260956196864