Avaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56772 |
Resumo: | Este é um trabalho de natureza qualitativa que aborda o tema da Avaliação na Educação Física Escolar, procurando identificá-lo em Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado da ESEF-UFRGS. A motivação para esta investigação está relacionada a grande relevância do tema para a prática pedagógica e às inúmeras controvérsias que suscitam discussões recorrentes. O objetivo geral é analisar os estudos sobre avaliação na Educação Física Escolar encontradas em Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado da ESEF-UFRGS, buscando refletir sobre as suas contribuições em relação à temática e sobre as concepções subjacentes às práticas avaliativas estudadas. Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura com o intuito de identificar o estado da arte sobre esta temática, em um segundo momento, seguiu-se para a coleta e posterior análise da documentação selecionada. Após as análises concluímos que, de fato, a Avaliação na Educação Física Escolar é percebida como um elemento de grande relevância da prática pedagógica, mas que a sua aplicação vem deixando muito a desejar. Percebeu-se também que a grande maioria dos professores envolvidos nos estudos não se sente devidamente preparada para avaliar seus alunos e que isso parece estar relacionado às situações onde o planejamento é percebido como uma “obrigação burocrática” da práxis docente. Por fim, constatou-se uma grande carência em pesquisas mais diretamente relacionadas a esta temática, uma vez que apenas um Trabalho de Conclusão de Curso foi encontrado em um período de busca de aproximadamente 20 anos. |
id |
UFRGS-2_246163891898ade0c54bf7430d3a6196 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56772 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Posser, Maurício SimõesFonseca, Denise Grosso da2012-10-23T01:39:58Z2012http://hdl.handle.net/10183/56772000861567Este é um trabalho de natureza qualitativa que aborda o tema da Avaliação na Educação Física Escolar, procurando identificá-lo em Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado da ESEF-UFRGS. A motivação para esta investigação está relacionada a grande relevância do tema para a prática pedagógica e às inúmeras controvérsias que suscitam discussões recorrentes. O objetivo geral é analisar os estudos sobre avaliação na Educação Física Escolar encontradas em Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado da ESEF-UFRGS, buscando refletir sobre as suas contribuições em relação à temática e sobre as concepções subjacentes às práticas avaliativas estudadas. Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura com o intuito de identificar o estado da arte sobre esta temática, em um segundo momento, seguiu-se para a coleta e posterior análise da documentação selecionada. Após as análises concluímos que, de fato, a Avaliação na Educação Física Escolar é percebida como um elemento de grande relevância da prática pedagógica, mas que a sua aplicação vem deixando muito a desejar. Percebeu-se também que a grande maioria dos professores envolvidos nos estudos não se sente devidamente preparada para avaliar seus alunos e que isso parece estar relacionado às situações onde o planejamento é percebido como uma “obrigação burocrática” da práxis docente. Por fim, constatou-se uma grande carência em pesquisas mais diretamente relacionadas a esta temática, uma vez que apenas um Trabalho de Conclusão de Curso foi encontrado em um período de busca de aproximadamente 20 anos.This is a qualitative study that addresses the issue of assessment in Physical Education at school, in order to identify this subject in course final papers and master thesis from ESEF-UFRGS. Its motivation is related to the matter of this subject to teaching practice and the controversies that always results in recurrent discussions. The main goal is to analyze the studies about assessment in Physical Education at school found in course final papers and master thesis from ESEF-UFRGS, and think about its contributions to this topic and concepts under assessment practices studied. At first, we performed a research in the literature in order to identify the state of the art on this theme, in a second stage, followed for the collection and subsequent analysis of the selected documents. The analysis concluded that, in fact, the assessment in Physical Education is perceived as a very important element of teaching practice, but its implementation has been below the expectations. It was also found out that the vast majority of teachers involved in the studies do not feel adequately prepared to assess their students and it seems to be related to situations where planning is perceived as a "bureaucratic requirement" of teaching practice. Finally, seem to need additional research related to this issue, since only one course final paper was found in a search period of approximately 20 years.application/pdfporEducação física escolarPrática pedagógicaScholar assessmentPhysical education at schoolPedagogical practiceAvaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2012Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000861567.pdf000861567.pdfTexto completoapplication/pdf683769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56772/1/000861567.pdf6ca36702b76b04a5d9df392f25e5a933MD51TEXT000861567.pdf.txt000861567.pdf.txtExtracted Texttext/plain150052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56772/2/000861567.pdf.txt5c6952b74b34055297574c4f20d41da6MD52THUMBNAIL000861567.pdf.jpg000861567.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56772/3/000861567.pdf.jpg87f37032f43893a34ae826606fb32971MD5310183/567722018-10-10 08:35:59.583oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56772Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:35:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGS |
title |
Avaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGS |
spellingShingle |
Avaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGS Posser, Maurício Simões Educação física escolar Prática pedagógica Scholar assessment Physical education at school Pedagogical practice |
title_short |
Avaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGS |
title_full |
Avaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGS |
title_fullStr |
Avaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGS |
title_full_unstemmed |
Avaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGS |
title_sort |
Avaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGS |
author |
Posser, Maurício Simões |
author_facet |
Posser, Maurício Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Posser, Maurício Simões |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Denise Grosso da |
contributor_str_mv |
Fonseca, Denise Grosso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Prática pedagógica |
topic |
Educação física escolar Prática pedagógica Scholar assessment Physical education at school Pedagogical practice |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Scholar assessment Physical education at school Pedagogical practice |
description |
Este é um trabalho de natureza qualitativa que aborda o tema da Avaliação na Educação Física Escolar, procurando identificá-lo em Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado da ESEF-UFRGS. A motivação para esta investigação está relacionada a grande relevância do tema para a prática pedagógica e às inúmeras controvérsias que suscitam discussões recorrentes. O objetivo geral é analisar os estudos sobre avaliação na Educação Física Escolar encontradas em Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado da ESEF-UFRGS, buscando refletir sobre as suas contribuições em relação à temática e sobre as concepções subjacentes às práticas avaliativas estudadas. Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura com o intuito de identificar o estado da arte sobre esta temática, em um segundo momento, seguiu-se para a coleta e posterior análise da documentação selecionada. Após as análises concluímos que, de fato, a Avaliação na Educação Física Escolar é percebida como um elemento de grande relevância da prática pedagógica, mas que a sua aplicação vem deixando muito a desejar. Percebeu-se também que a grande maioria dos professores envolvidos nos estudos não se sente devidamente preparada para avaliar seus alunos e que isso parece estar relacionado às situações onde o planejamento é percebido como uma “obrigação burocrática” da práxis docente. Por fim, constatou-se uma grande carência em pesquisas mais diretamente relacionadas a esta temática, uma vez que apenas um Trabalho de Conclusão de Curso foi encontrado em um período de busca de aproximadamente 20 anos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-23T01:39:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56772 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000861567 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56772 |
identifier_str_mv |
000861567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56772/1/000861567.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56772/2/000861567.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56772/3/000861567.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ca36702b76b04a5d9df392f25e5a933 5c6952b74b34055297574c4f20d41da6 87f37032f43893a34ae826606fb32971 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224434011340800 |