Avaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Posser, Maurício Simões
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56772
Resumo: Este é um trabalho de natureza qualitativa que aborda o tema da Avaliação na Educação Física Escolar, procurando identificá-lo em Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado da ESEF-UFRGS. A motivação para esta investigação está relacionada a grande relevância do tema para a prática pedagógica e às inúmeras controvérsias que suscitam discussões recorrentes. O objetivo geral é analisar os estudos sobre avaliação na Educação Física Escolar encontradas em Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado da ESEF-UFRGS, buscando refletir sobre as suas contribuições em relação à temática e sobre as concepções subjacentes às práticas avaliativas estudadas. Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura com o intuito de identificar o estado da arte sobre esta temática, em um segundo momento, seguiu-se para a coleta e posterior análise da documentação selecionada. Após as análises concluímos que, de fato, a Avaliação na Educação Física Escolar é percebida como um elemento de grande relevância da prática pedagógica, mas que a sua aplicação vem deixando muito a desejar. Percebeu-se também que a grande maioria dos professores envolvidos nos estudos não se sente devidamente preparada para avaliar seus alunos e que isso parece estar relacionado às situações onde o planejamento é percebido como uma “obrigação burocrática” da práxis docente. Por fim, constatou-se uma grande carência em pesquisas mais diretamente relacionadas a esta temática, uma vez que apenas um Trabalho de Conclusão de Curso foi encontrado em um período de busca de aproximadamente 20 anos.
id UFRGS-2_246163891898ade0c54bf7430d3a6196
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56772
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Posser, Maurício SimõesFonseca, Denise Grosso da2012-10-23T01:39:58Z2012http://hdl.handle.net/10183/56772000861567Este é um trabalho de natureza qualitativa que aborda o tema da Avaliação na Educação Física Escolar, procurando identificá-lo em Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado da ESEF-UFRGS. A motivação para esta investigação está relacionada a grande relevância do tema para a prática pedagógica e às inúmeras controvérsias que suscitam discussões recorrentes. O objetivo geral é analisar os estudos sobre avaliação na Educação Física Escolar encontradas em Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado da ESEF-UFRGS, buscando refletir sobre as suas contribuições em relação à temática e sobre as concepções subjacentes às práticas avaliativas estudadas. Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura com o intuito de identificar o estado da arte sobre esta temática, em um segundo momento, seguiu-se para a coleta e posterior análise da documentação selecionada. Após as análises concluímos que, de fato, a Avaliação na Educação Física Escolar é percebida como um elemento de grande relevância da prática pedagógica, mas que a sua aplicação vem deixando muito a desejar. Percebeu-se também que a grande maioria dos professores envolvidos nos estudos não se sente devidamente preparada para avaliar seus alunos e que isso parece estar relacionado às situações onde o planejamento é percebido como uma “obrigação burocrática” da práxis docente. Por fim, constatou-se uma grande carência em pesquisas mais diretamente relacionadas a esta temática, uma vez que apenas um Trabalho de Conclusão de Curso foi encontrado em um período de busca de aproximadamente 20 anos.This is a qualitative study that addresses the issue of assessment in Physical Education at school, in order to identify this subject in course final papers and master thesis from ESEF-UFRGS. Its motivation is related to the matter of this subject to teaching practice and the controversies that always results in recurrent discussions. The main goal is to analyze the studies about assessment in Physical Education at school found in course final papers and master thesis from ESEF-UFRGS, and think about its contributions to this topic and concepts under assessment practices studied. At first, we performed a research in the literature in order to identify the state of the art on this theme, in a second stage, followed for the collection and subsequent analysis of the selected documents. The analysis concluded that, in fact, the assessment in Physical Education is perceived as a very important element of teaching practice, but its implementation has been below the expectations. It was also found out that the vast majority of teachers involved in the studies do not feel adequately prepared to assess their students and it seems to be related to situations where planning is perceived as a "bureaucratic requirement" of teaching practice. Finally, seem to need additional research related to this issue, since only one course final paper was found in a search period of approximately 20 years.application/pdfporEducação física escolarPrática pedagógicaScholar assessmentPhysical education at schoolPedagogical practiceAvaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2012Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000861567.pdf000861567.pdfTexto completoapplication/pdf683769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56772/1/000861567.pdf6ca36702b76b04a5d9df392f25e5a933MD51TEXT000861567.pdf.txt000861567.pdf.txtExtracted Texttext/plain150052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56772/2/000861567.pdf.txt5c6952b74b34055297574c4f20d41da6MD52THUMBNAIL000861567.pdf.jpg000861567.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56772/3/000861567.pdf.jpg87f37032f43893a34ae826606fb32971MD5310183/567722018-10-10 08:35:59.583oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56772Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:35:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGS
title Avaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGS
spellingShingle Avaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGS
Posser, Maurício Simões
Educação física escolar
Prática pedagógica
Scholar assessment
Physical education at school
Pedagogical practice
title_short Avaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGS
title_full Avaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGS
title_fullStr Avaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGS
title_full_unstemmed Avaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGS
title_sort Avaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGS
author Posser, Maurício Simões
author_facet Posser, Maurício Simões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Posser, Maurício Simões
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
contributor_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Prática pedagógica
topic Educação física escolar
Prática pedagógica
Scholar assessment
Physical education at school
Pedagogical practice
dc.subject.eng.fl_str_mv Scholar assessment
Physical education at school
Pedagogical practice
description Este é um trabalho de natureza qualitativa que aborda o tema da Avaliação na Educação Física Escolar, procurando identificá-lo em Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado da ESEF-UFRGS. A motivação para esta investigação está relacionada a grande relevância do tema para a prática pedagógica e às inúmeras controvérsias que suscitam discussões recorrentes. O objetivo geral é analisar os estudos sobre avaliação na Educação Física Escolar encontradas em Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado da ESEF-UFRGS, buscando refletir sobre as suas contribuições em relação à temática e sobre as concepções subjacentes às práticas avaliativas estudadas. Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura com o intuito de identificar o estado da arte sobre esta temática, em um segundo momento, seguiu-se para a coleta e posterior análise da documentação selecionada. Após as análises concluímos que, de fato, a Avaliação na Educação Física Escolar é percebida como um elemento de grande relevância da prática pedagógica, mas que a sua aplicação vem deixando muito a desejar. Percebeu-se também que a grande maioria dos professores envolvidos nos estudos não se sente devidamente preparada para avaliar seus alunos e que isso parece estar relacionado às situações onde o planejamento é percebido como uma “obrigação burocrática” da práxis docente. Por fim, constatou-se uma grande carência em pesquisas mais diretamente relacionadas a esta temática, uma vez que apenas um Trabalho de Conclusão de Curso foi encontrado em um período de busca de aproximadamente 20 anos.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23T01:39:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56772
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000861567
url http://hdl.handle.net/10183/56772
identifier_str_mv 000861567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56772/1/000861567.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56772/2/000861567.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56772/3/000861567.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ca36702b76b04a5d9df392f25e5a933
5c6952b74b34055297574c4f20d41da6
87f37032f43893a34ae826606fb32971
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224434011340800