Terceirização no serviço público : estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bednarski, Cristiane Taís
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72992
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo apresentar o quadro atual da terceirização na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, destacando seus problemas e pontos a melhorar. Analisaram-se informações fornecidas pela Gerência de Serviços Terceirizados da UFRGS (GERTE) e a percepção de uma pessoa que trabalha na Gerência. A coleta de dados foi realizada através de análise documental, de observações e de uma entrevista semi-estruturada. Esses dados foram examinados através da análise de conteúdo. Para análise do processo de terceirização da UFRGS procedeu-se a leitura de referencial sobre o processo terceirizante, sua base legal, histórico e peculiaridades para a Administração Pública, bem como de referencial sobre contratos administrativos. A terceirização na UFRGS é complexa e traz, além de problemas pontuais e cotidianos, empecilhos para o bom gerenciamento das empresas contratadas, que nem sempre estão preparadas para prestar serviços a um órgão público como a Universidade. Por ser um processo relativamente novo e que se desenvolve continuamente, a terceirização traz grandes desafios para quem administra seus contratos. Além de demandar esforço e pró atividade dos gestores, que fazem a interface entre funcionários da UFRGS, empresas e funcionários terceirizados, o fenômeno traz a necessidade de qualificação constante por parte dos servidores da GERTE, que devem estar sempre atualizados com relação às legislações. O estudo verificou que não há registros de utilização de mão de obra terceirizada ilícita por parte da UFRGS. A conclusão da pesquisa mostra que a terceirização na UFRGS apresenta problemas pontuais relacionados à prestação de serviços e às particularidades de cada unidade da Universidade, bem como problemas relacionados às reclamatórias trabalhistas. Os pontos a melhorar apresentados referem-se à melhoria dos processos de comunicação entre os setores da Universidade e à disponibilização de cursos aos gestores de contratos terceirizados.
id UFRGS-2_2483784e163e1ee87d27499f8684db71
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72992
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bednarski, Cristiane TaísDemarco, Diogo Joel2013-07-03T01:43:17Z2012http://hdl.handle.net/10183/72992000891660Esta pesquisa teve como objetivo apresentar o quadro atual da terceirização na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, destacando seus problemas e pontos a melhorar. Analisaram-se informações fornecidas pela Gerência de Serviços Terceirizados da UFRGS (GERTE) e a percepção de uma pessoa que trabalha na Gerência. A coleta de dados foi realizada através de análise documental, de observações e de uma entrevista semi-estruturada. Esses dados foram examinados através da análise de conteúdo. Para análise do processo de terceirização da UFRGS procedeu-se a leitura de referencial sobre o processo terceirizante, sua base legal, histórico e peculiaridades para a Administração Pública, bem como de referencial sobre contratos administrativos. A terceirização na UFRGS é complexa e traz, além de problemas pontuais e cotidianos, empecilhos para o bom gerenciamento das empresas contratadas, que nem sempre estão preparadas para prestar serviços a um órgão público como a Universidade. Por ser um processo relativamente novo e que se desenvolve continuamente, a terceirização traz grandes desafios para quem administra seus contratos. Além de demandar esforço e pró atividade dos gestores, que fazem a interface entre funcionários da UFRGS, empresas e funcionários terceirizados, o fenômeno traz a necessidade de qualificação constante por parte dos servidores da GERTE, que devem estar sempre atualizados com relação às legislações. O estudo verificou que não há registros de utilização de mão de obra terceirizada ilícita por parte da UFRGS. A conclusão da pesquisa mostra que a terceirização na UFRGS apresenta problemas pontuais relacionados à prestação de serviços e às particularidades de cada unidade da Universidade, bem como problemas relacionados às reclamatórias trabalhistas. Os pontos a melhorar apresentados referem-se à melhoria dos processos de comunicação entre os setores da Universidade e à disponibilização de cursos aos gestores de contratos terceirizados.This research aimed to present the current situation of outsourcing at Federal University of Rio Grande do Sul, highlighting their problems and areas for improvement. It was analyzed information provided by GERTE ( Management of Outsourced at UFRGS) and the perception of a person who works in management. Data collection was conducted through document analysis, observations and semi-structured interview. These data were analyzed using content analysis. For analysis of the outsourcing process at UFRGS it was proceeded a reading about the outsourcing referential, its legal basis, historical ans peculiarities at Public Administration as well a referential on administrative contracts. Outsourcing in UFRGS is complex and carries both: a timely and everyday problems, impediments to the proper management of contractors, who are not always prepared to provide services to a public body such as the University. Being a relatively new and continually develops, outsourcing brings great challenges for those who manage their contracts. Besides demanding effort and pro activity of managers that make the interface between UFRGS employees, Companies and outsourced’s employees the phenomenon brings the need for constant qualification by GERTE's servers, which should always be updated about the laws. The study also found that there is no record of use of illegal outsourced labor by UFRGS. The conclusion of the research shows that outsourcing in UFRGS presents specific problems related to services and the particularities of each department of the University, as well as problems related to labor claims. The areas for improvement are related to the improvement of communication processes between sectors of the University and to provide courses for outsourced contract’s managers.application/pdfporTerceirizacao : Administracao publicaGestão de contratosContratos públicosOutsourcingPublic contractsontract managementTerceirização no serviço público : estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000891660.pdf000891660.pdfTexto completoapplication/pdf1283998http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72992/1/000891660.pdf53f5beda39453bfd7b62bdad974eb65cMD51TEXT000891660.pdf.txt000891660.pdf.txtExtracted Texttext/plain136127http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72992/2/000891660.pdf.txtced082593524a152f7cf88647d12ffefMD52THUMBNAIL000891660.pdf.jpg000891660.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72992/3/000891660.pdf.jpgf7e5645facad19c60e3780cbe493c83eMD5310183/729922018-10-15 08:19:49.706oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72992Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:19:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Terceirização no serviço público : estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title Terceirização no serviço público : estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle Terceirização no serviço público : estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Bednarski, Cristiane Taís
Terceirizacao : Administracao publica
Gestão de contratos
Contratos públicos
Outsourcing
Public contracts
ontract management
title_short Terceirização no serviço público : estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full Terceirização no serviço público : estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr Terceirização no serviço público : estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Terceirização no serviço público : estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_sort Terceirização no serviço público : estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author Bednarski, Cristiane Taís
author_facet Bednarski, Cristiane Taís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bednarski, Cristiane Taís
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Demarco, Diogo Joel
contributor_str_mv Demarco, Diogo Joel
dc.subject.por.fl_str_mv Terceirizacao : Administracao publica
Gestão de contratos
Contratos públicos
topic Terceirizacao : Administracao publica
Gestão de contratos
Contratos públicos
Outsourcing
Public contracts
ontract management
dc.subject.eng.fl_str_mv Outsourcing
Public contracts
ontract management
description Esta pesquisa teve como objetivo apresentar o quadro atual da terceirização na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, destacando seus problemas e pontos a melhorar. Analisaram-se informações fornecidas pela Gerência de Serviços Terceirizados da UFRGS (GERTE) e a percepção de uma pessoa que trabalha na Gerência. A coleta de dados foi realizada através de análise documental, de observações e de uma entrevista semi-estruturada. Esses dados foram examinados através da análise de conteúdo. Para análise do processo de terceirização da UFRGS procedeu-se a leitura de referencial sobre o processo terceirizante, sua base legal, histórico e peculiaridades para a Administração Pública, bem como de referencial sobre contratos administrativos. A terceirização na UFRGS é complexa e traz, além de problemas pontuais e cotidianos, empecilhos para o bom gerenciamento das empresas contratadas, que nem sempre estão preparadas para prestar serviços a um órgão público como a Universidade. Por ser um processo relativamente novo e que se desenvolve continuamente, a terceirização traz grandes desafios para quem administra seus contratos. Além de demandar esforço e pró atividade dos gestores, que fazem a interface entre funcionários da UFRGS, empresas e funcionários terceirizados, o fenômeno traz a necessidade de qualificação constante por parte dos servidores da GERTE, que devem estar sempre atualizados com relação às legislações. O estudo verificou que não há registros de utilização de mão de obra terceirizada ilícita por parte da UFRGS. A conclusão da pesquisa mostra que a terceirização na UFRGS apresenta problemas pontuais relacionados à prestação de serviços e às particularidades de cada unidade da Universidade, bem como problemas relacionados às reclamatórias trabalhistas. Os pontos a melhorar apresentados referem-se à melhoria dos processos de comunicação entre os setores da Universidade e à disponibilização de cursos aos gestores de contratos terceirizados.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-03T01:43:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72992
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000891660
url http://hdl.handle.net/10183/72992
identifier_str_mv 000891660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72992/1/000891660.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72992/2/000891660.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72992/3/000891660.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 53f5beda39453bfd7b62bdad974eb65c
ced082593524a152f7cf88647d12ffef
f7e5645facad19c60e3780cbe493c83e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447109454790656