Memória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199547 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a construção da memória social nos livros didáticos de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental, analisando os seus conteúdos sobre Nazismo e Segunda Guerra Mundial. Destaca a memória social e seu papel na escola, bem como o poder de informação nos livros didáticos adotados. Discorre desde a escolha dos livros didáticos pelo professor até a importância destes no auxílio da ministração das aulas. Pondera sobre o negacionismo e o revisionismo, desde o seu surgimento na França, até seu desenvolvimento no Brasil na década de 80, assim como as divulgações e publicações de livros revisionistas no Rio Grande do Sul. Aponta sobre a história do tempo presente, desde o seu estudo a sua importância na educação para os alunos nos dias atuais. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a pesquisa bibliográfica e a análise documental, e análise de discurso dentro dos livros didáticos de histórias, selecionados de cada instância de escola, municipal, privada e estadual. Apresenta resultados da análise dos livros didáticos de História do 9° ano, com uma discussão sobre os temas do Nazismo e Segunda Guerra Mundial, e indicações inseridas nestes. Conclui enfatizando que não há nenhum indício de falta de informação ou deturpação dos conteúdos inseridos nos livros didáticos de História sobre os temas analisados neste trabalho. |
id |
UFRGS-2_2490dd2b2ca788507f8e044fb336d4f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199547 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciecelski, Ana Paula RodriguesGiovanaz, Marlise Maria2019-09-20T03:46:00Z2019http://hdl.handle.net/10183/199547001100728Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a construção da memória social nos livros didáticos de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental, analisando os seus conteúdos sobre Nazismo e Segunda Guerra Mundial. Destaca a memória social e seu papel na escola, bem como o poder de informação nos livros didáticos adotados. Discorre desde a escolha dos livros didáticos pelo professor até a importância destes no auxílio da ministração das aulas. Pondera sobre o negacionismo e o revisionismo, desde o seu surgimento na França, até seu desenvolvimento no Brasil na década de 80, assim como as divulgações e publicações de livros revisionistas no Rio Grande do Sul. Aponta sobre a história do tempo presente, desde o seu estudo a sua importância na educação para os alunos nos dias atuais. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a pesquisa bibliográfica e a análise documental, e análise de discurso dentro dos livros didáticos de histórias, selecionados de cada instância de escola, municipal, privada e estadual. Apresenta resultados da análise dos livros didáticos de História do 9° ano, com uma discussão sobre os temas do Nazismo e Segunda Guerra Mundial, e indicações inseridas nestes. Conclui enfatizando que não há nenhum indício de falta de informação ou deturpação dos conteúdos inseridos nos livros didáticos de História sobre os temas analisados neste trabalho.The work of conclusion of course presents the construction of social memory, through the textbooks of history of the final years of elementary school. It emphasizes a brief resumption of the history on the Nazism and World War II. Highlights on the memory and its role in school, as well as the power of information in the textbooks inserted. It ranges from history to the choice of the textbooks by the teacher, until their importance of these to the aid of the ministração of the classes. It focuses on revisionism from its inception in France until its involvement in Brazil in the 1980s, as well as the publications and publications of revisionist books in Rio Grande do Sul. It points out the history of the present time, from its study to its importance in education for students today. The methodology used for the research was documentary analysis, and discourse analysis within the textbooks of stories, selected from each instance of school, municipal, private and state. It presents results from the analysis of the textbooks of history of the 9th year, as an existing discussion on the themes of Nazism and World War II, and indications inserted in these, clarification, innovations, and objectives. It concludes by emphasizing that there is no evidence of lack of information, or misrepresentation of the discourses inserted in the didactic books of History, in educational relation, on such subjects analyzed in this work.application/pdfporMemória socialLivro didáticoNazismoSocial memoryNazismSecond World WarHistory textbookRevisionismMemória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100728.pdf.txt001100728.pdf.txtExtracted Texttext/plain178102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199547/2/001100728.pdf.txt6a5b5bd7200295079452671b75f41afdMD52ORIGINAL001100728.pdfTexto completoapplication/pdf9799427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199547/1/001100728.pdfc79b2cf2cce1b7e885b7533f3f2590f3MD5110183/1995472019-09-21 03:40:55.590088oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199547Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-21T06:40:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Memória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundial |
title |
Memória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundial |
spellingShingle |
Memória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundial Ciecelski, Ana Paula Rodrigues Memória social Livro didático Nazismo Social memory Nazism Second World War History textbook Revisionism |
title_short |
Memória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundial |
title_full |
Memória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundial |
title_fullStr |
Memória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundial |
title_full_unstemmed |
Memória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundial |
title_sort |
Memória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundial |
author |
Ciecelski, Ana Paula Rodrigues |
author_facet |
Ciecelski, Ana Paula Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciecelski, Ana Paula Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Giovanaz, Marlise Maria |
contributor_str_mv |
Giovanaz, Marlise Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória social Livro didático Nazismo |
topic |
Memória social Livro didático Nazismo Social memory Nazism Second World War History textbook Revisionism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social memory Nazism Second World War History textbook Revisionism |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a construção da memória social nos livros didáticos de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental, analisando os seus conteúdos sobre Nazismo e Segunda Guerra Mundial. Destaca a memória social e seu papel na escola, bem como o poder de informação nos livros didáticos adotados. Discorre desde a escolha dos livros didáticos pelo professor até a importância destes no auxílio da ministração das aulas. Pondera sobre o negacionismo e o revisionismo, desde o seu surgimento na França, até seu desenvolvimento no Brasil na década de 80, assim como as divulgações e publicações de livros revisionistas no Rio Grande do Sul. Aponta sobre a história do tempo presente, desde o seu estudo a sua importância na educação para os alunos nos dias atuais. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a pesquisa bibliográfica e a análise documental, e análise de discurso dentro dos livros didáticos de histórias, selecionados de cada instância de escola, municipal, privada e estadual. Apresenta resultados da análise dos livros didáticos de História do 9° ano, com uma discussão sobre os temas do Nazismo e Segunda Guerra Mundial, e indicações inseridas nestes. Conclui enfatizando que não há nenhum indício de falta de informação ou deturpação dos conteúdos inseridos nos livros didáticos de História sobre os temas analisados neste trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-20T03:46:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199547 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001100728 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199547 |
identifier_str_mv |
001100728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199547/2/001100728.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199547/1/001100728.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a5b5bd7200295079452671b75f41afd c79b2cf2cce1b7e885b7533f3f2590f3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447250426396672 |