Memória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciecelski, Ana Paula Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199547
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a construção da memória social nos livros didáticos de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental, analisando os seus conteúdos sobre Nazismo e Segunda Guerra Mundial. Destaca a memória social e seu papel na escola, bem como o poder de informação nos livros didáticos adotados. Discorre desde a escolha dos livros didáticos pelo professor até a importância destes no auxílio da ministração das aulas. Pondera sobre o negacionismo e o revisionismo, desde o seu surgimento na França, até seu desenvolvimento no Brasil na década de 80, assim como as divulgações e publicações de livros revisionistas no Rio Grande do Sul. Aponta sobre a história do tempo presente, desde o seu estudo a sua importância na educação para os alunos nos dias atuais. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a pesquisa bibliográfica e a análise documental, e análise de discurso dentro dos livros didáticos de histórias, selecionados de cada instância de escola, municipal, privada e estadual. Apresenta resultados da análise dos livros didáticos de História do 9° ano, com uma discussão sobre os temas do Nazismo e Segunda Guerra Mundial, e indicações inseridas nestes. Conclui enfatizando que não há nenhum indício de falta de informação ou deturpação dos conteúdos inseridos nos livros didáticos de História sobre os temas analisados neste trabalho.
id UFRGS-2_2490dd2b2ca788507f8e044fb336d4f7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199547
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ciecelski, Ana Paula RodriguesGiovanaz, Marlise Maria2019-09-20T03:46:00Z2019http://hdl.handle.net/10183/199547001100728Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a construção da memória social nos livros didáticos de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental, analisando os seus conteúdos sobre Nazismo e Segunda Guerra Mundial. Destaca a memória social e seu papel na escola, bem como o poder de informação nos livros didáticos adotados. Discorre desde a escolha dos livros didáticos pelo professor até a importância destes no auxílio da ministração das aulas. Pondera sobre o negacionismo e o revisionismo, desde o seu surgimento na França, até seu desenvolvimento no Brasil na década de 80, assim como as divulgações e publicações de livros revisionistas no Rio Grande do Sul. Aponta sobre a história do tempo presente, desde o seu estudo a sua importância na educação para os alunos nos dias atuais. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a pesquisa bibliográfica e a análise documental, e análise de discurso dentro dos livros didáticos de histórias, selecionados de cada instância de escola, municipal, privada e estadual. Apresenta resultados da análise dos livros didáticos de História do 9° ano, com uma discussão sobre os temas do Nazismo e Segunda Guerra Mundial, e indicações inseridas nestes. Conclui enfatizando que não há nenhum indício de falta de informação ou deturpação dos conteúdos inseridos nos livros didáticos de História sobre os temas analisados neste trabalho.The work of conclusion of course presents the construction of social memory, through the textbooks of history of the final years of elementary school. It emphasizes a brief resumption of the history on the Nazism and World War II. Highlights on the memory and its role in school, as well as the power of information in the textbooks inserted. It ranges from history to the choice of the textbooks by the teacher, until their importance of these to the aid of the ministração of the classes. It focuses on revisionism from its inception in France until its involvement in Brazil in the 1980s, as well as the publications and publications of revisionist books in Rio Grande do Sul. It points out the history of the present time, from its study to its importance in education for students today. The methodology used for the research was documentary analysis, and discourse analysis within the textbooks of stories, selected from each instance of school, municipal, private and state. It presents results from the analysis of the textbooks of history of the 9th year, as an existing discussion on the themes of Nazism and World War II, and indications inserted in these, clarification, innovations, and objectives. It concludes by emphasizing that there is no evidence of lack of information, or misrepresentation of the discourses inserted in the didactic books of History, in educational relation, on such subjects analyzed in this work.application/pdfporMemória socialLivro didáticoNazismoSocial memoryNazismSecond World WarHistory textbookRevisionismMemória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100728.pdf.txt001100728.pdf.txtExtracted Texttext/plain178102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199547/2/001100728.pdf.txt6a5b5bd7200295079452671b75f41afdMD52ORIGINAL001100728.pdfTexto completoapplication/pdf9799427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199547/1/001100728.pdfc79b2cf2cce1b7e885b7533f3f2590f3MD5110183/1995472019-09-21 03:40:55.590088oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199547Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-21T06:40:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundial
title Memória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundial
spellingShingle Memória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundial
Ciecelski, Ana Paula Rodrigues
Memória social
Livro didático
Nazismo
Social memory
Nazism
Second World War
History textbook
Revisionism
title_short Memória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundial
title_full Memória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundial
title_fullStr Memória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundial
title_full_unstemmed Memória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundial
title_sort Memória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundial
author Ciecelski, Ana Paula Rodrigues
author_facet Ciecelski, Ana Paula Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciecelski, Ana Paula Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giovanaz, Marlise Maria
contributor_str_mv Giovanaz, Marlise Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Memória social
Livro didático
Nazismo
topic Memória social
Livro didático
Nazismo
Social memory
Nazism
Second World War
History textbook
Revisionism
dc.subject.eng.fl_str_mv Social memory
Nazism
Second World War
History textbook
Revisionism
description Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a construção da memória social nos livros didáticos de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental, analisando os seus conteúdos sobre Nazismo e Segunda Guerra Mundial. Destaca a memória social e seu papel na escola, bem como o poder de informação nos livros didáticos adotados. Discorre desde a escolha dos livros didáticos pelo professor até a importância destes no auxílio da ministração das aulas. Pondera sobre o negacionismo e o revisionismo, desde o seu surgimento na França, até seu desenvolvimento no Brasil na década de 80, assim como as divulgações e publicações de livros revisionistas no Rio Grande do Sul. Aponta sobre a história do tempo presente, desde o seu estudo a sua importância na educação para os alunos nos dias atuais. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a pesquisa bibliográfica e a análise documental, e análise de discurso dentro dos livros didáticos de histórias, selecionados de cada instância de escola, municipal, privada e estadual. Apresenta resultados da análise dos livros didáticos de História do 9° ano, com uma discussão sobre os temas do Nazismo e Segunda Guerra Mundial, e indicações inseridas nestes. Conclui enfatizando que não há nenhum indício de falta de informação ou deturpação dos conteúdos inseridos nos livros didáticos de História sobre os temas analisados neste trabalho.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-20T03:46:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199547
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100728
url http://hdl.handle.net/10183/199547
identifier_str_mv 001100728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199547/2/001100728.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199547/1/001100728.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a5b5bd7200295079452671b75f41afd
c79b2cf2cce1b7e885b7533f3f2590f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447250426396672