A avaliação de crianças pré-escolares em varas de família : práticas periciais de psicólogos judiciários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cattani, Beatriz Cancela
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lago, Vivian de Medeiros, Bandeira, Denise Ruschel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/280151
Resumo: Este trabalho almejou explorar a avaliação psicológica de crianças pré-escolares em Varas de Família no contexto forense brasileiro. Teve como objetivo compreender como são as práticas periciais de 12 psicólogos judiciários brasileiros no que tange à avaliação de crianças de 3 a 5 anos de idade inseridas em contextos de disputa de guarda e/ou regulamentação do direito de convivência. Buscou-se investigar quais são as técnicas psicológicas utilizadas por tais profissio-nais, as dificuldades e as vantagens do seu fazer, bem como o uso recursos como testes e pro-tocolos por parte dos profissionais entrevistados. Realizou-se análise temática de entrevistas. Foi possível traçar um panorama de atuação de psicólogos peritos geograficamente representa-tivo, visto englobar profissionais das cinco regiões brasileiras. A entrevista com crianças foi compreendida como sendo parte fundamental do processo de avaliação no contexto forense, apesar de carecer de instrumentos e diretrizes específicos para guia-la.
id UFRGS-2_24b79329bfc06401516af91a8871bc4d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280151
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cattani, Beatriz CancelaLago, Vivian de MedeirosBandeira, Denise Ruschel2024-10-18T06:56:39Z20210211-3481http://hdl.handle.net/10183/280151001201096Este trabalho almejou explorar a avaliação psicológica de crianças pré-escolares em Varas de Família no contexto forense brasileiro. Teve como objetivo compreender como são as práticas periciais de 12 psicólogos judiciários brasileiros no que tange à avaliação de crianças de 3 a 5 anos de idade inseridas em contextos de disputa de guarda e/ou regulamentação do direito de convivência. Buscou-se investigar quais são as técnicas psicológicas utilizadas por tais profissio-nais, as dificuldades e as vantagens do seu fazer, bem como o uso recursos como testes e pro-tocolos por parte dos profissionais entrevistados. Realizou-se análise temática de entrevistas. Foi possível traçar um panorama de atuação de psicólogos peritos geograficamente representa-tivo, visto englobar profissionais das cinco regiões brasileiras. A entrevista com crianças foi compreendida como sendo parte fundamental do processo de avaliação no contexto forense, apesar de carecer de instrumentos e diretrizes específicos para guia-la.This work aimed to explore the psychological assessment of preschool children in Family Courts in the Brazilian forensic context. The objective was to understand how the practices of 12 forensic psychologists are with regard to the assessment of children aged 3 to 5, inserted in contexts of custody dispute and / or regulation of the right to coexistence. Wesought to investigate what are the psychological techniques used by professionals, the difficulties and the advantages of doing it, as well as the use of resources such as tests and protocols by the pro-fessionals interviewed. It was possible to draw an overview of the performance of geographically representative expert psychologists, as it encompasses professionals from the five Brazilian regions. The interview with children was understood to be a fundamental part of the assessment process in the forensic context, despite the lack of specific instruments and guidelines to guide it.application/pdfporQuaderns de Psicologia. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 1975-. Vol. 23, n. 1 (2021), e1648, p. 1-25Crianca pre-escolarPsicologia forenseCustódia da criançaPerícia psicológica judicialAvaliação psicológicaChild psychologyForensic psychologyPsychological assessmentCustody disputeA avaliação de crianças pré-escolares em varas de família : práticas periciais de psicólogos judiciáriosThe evaluation of preschool children in family courts : expert practices of judicial psychologistsEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001201096.pdf.txt001201096.pdf.txtExtracted Texttext/plain70052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280151/2/001201096.pdf.txt1c720268f69d195351c4653f0c4e3d0eMD52ORIGINAL001201096.pdfTexto completoapplication/pdf263763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280151/1/001201096.pdfd80fd8bda21bf2e5b7ea8292295f5e0aMD5110183/2801512024-10-19 06:17:48.704357oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280151Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-19T09:17:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A avaliação de crianças pré-escolares em varas de família : práticas periciais de psicólogos judiciários
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv The evaluation of preschool children in family courts : expert practices of judicial psychologists
title A avaliação de crianças pré-escolares em varas de família : práticas periciais de psicólogos judiciários
spellingShingle A avaliação de crianças pré-escolares em varas de família : práticas periciais de psicólogos judiciários
Cattani, Beatriz Cancela
Crianca pre-escolar
Psicologia forense
Custódia da criança
Perícia psicológica judicial
Avaliação psicológica
Child psychology
Forensic psychology
Psychological assessment
Custody dispute
title_short A avaliação de crianças pré-escolares em varas de família : práticas periciais de psicólogos judiciários
title_full A avaliação de crianças pré-escolares em varas de família : práticas periciais de psicólogos judiciários
title_fullStr A avaliação de crianças pré-escolares em varas de família : práticas periciais de psicólogos judiciários
title_full_unstemmed A avaliação de crianças pré-escolares em varas de família : práticas periciais de psicólogos judiciários
title_sort A avaliação de crianças pré-escolares em varas de família : práticas periciais de psicólogos judiciários
author Cattani, Beatriz Cancela
author_facet Cattani, Beatriz Cancela
Lago, Vivian de Medeiros
Bandeira, Denise Ruschel
author_role author
author2 Lago, Vivian de Medeiros
Bandeira, Denise Ruschel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cattani, Beatriz Cancela
Lago, Vivian de Medeiros
Bandeira, Denise Ruschel
dc.subject.por.fl_str_mv Crianca pre-escolar
Psicologia forense
Custódia da criança
Perícia psicológica judicial
Avaliação psicológica
topic Crianca pre-escolar
Psicologia forense
Custódia da criança
Perícia psicológica judicial
Avaliação psicológica
Child psychology
Forensic psychology
Psychological assessment
Custody dispute
dc.subject.eng.fl_str_mv Child psychology
Forensic psychology
Psychological assessment
Custody dispute
description Este trabalho almejou explorar a avaliação psicológica de crianças pré-escolares em Varas de Família no contexto forense brasileiro. Teve como objetivo compreender como são as práticas periciais de 12 psicólogos judiciários brasileiros no que tange à avaliação de crianças de 3 a 5 anos de idade inseridas em contextos de disputa de guarda e/ou regulamentação do direito de convivência. Buscou-se investigar quais são as técnicas psicológicas utilizadas por tais profissio-nais, as dificuldades e as vantagens do seu fazer, bem como o uso recursos como testes e pro-tocolos por parte dos profissionais entrevistados. Realizou-se análise temática de entrevistas. Foi possível traçar um panorama de atuação de psicólogos peritos geograficamente representa-tivo, visto englobar profissionais das cinco regiões brasileiras. A entrevista com crianças foi compreendida como sendo parte fundamental do processo de avaliação no contexto forense, apesar de carecer de instrumentos e diretrizes específicos para guia-la.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-18T06:56:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/280151
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0211-3481
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001201096
identifier_str_mv 0211-3481
001201096
url http://hdl.handle.net/10183/280151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Quaderns de Psicologia. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 1975-. Vol. 23, n. 1 (2021), e1648, p. 1-25
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280151/2/001201096.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280151/1/001201096.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c720268f69d195351c4653f0c4e3d0e
d80fd8bda21bf2e5b7ea8292295f5e0a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447867294220288