A avaliação de crianças pré-escolares em varas de família : práticas periciais de psicólogos judiciários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/280151 |
Resumo: | Este trabalho almejou explorar a avaliação psicológica de crianças pré-escolares em Varas de Família no contexto forense brasileiro. Teve como objetivo compreender como são as práticas periciais de 12 psicólogos judiciários brasileiros no que tange à avaliação de crianças de 3 a 5 anos de idade inseridas em contextos de disputa de guarda e/ou regulamentação do direito de convivência. Buscou-se investigar quais são as técnicas psicológicas utilizadas por tais profissio-nais, as dificuldades e as vantagens do seu fazer, bem como o uso recursos como testes e pro-tocolos por parte dos profissionais entrevistados. Realizou-se análise temática de entrevistas. Foi possível traçar um panorama de atuação de psicólogos peritos geograficamente representa-tivo, visto englobar profissionais das cinco regiões brasileiras. A entrevista com crianças foi compreendida como sendo parte fundamental do processo de avaliação no contexto forense, apesar de carecer de instrumentos e diretrizes específicos para guia-la. |
id |
UFRGS-2_24b79329bfc06401516af91a8871bc4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280151 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cattani, Beatriz CancelaLago, Vivian de MedeirosBandeira, Denise Ruschel2024-10-18T06:56:39Z20210211-3481http://hdl.handle.net/10183/280151001201096Este trabalho almejou explorar a avaliação psicológica de crianças pré-escolares em Varas de Família no contexto forense brasileiro. Teve como objetivo compreender como são as práticas periciais de 12 psicólogos judiciários brasileiros no que tange à avaliação de crianças de 3 a 5 anos de idade inseridas em contextos de disputa de guarda e/ou regulamentação do direito de convivência. Buscou-se investigar quais são as técnicas psicológicas utilizadas por tais profissio-nais, as dificuldades e as vantagens do seu fazer, bem como o uso recursos como testes e pro-tocolos por parte dos profissionais entrevistados. Realizou-se análise temática de entrevistas. Foi possível traçar um panorama de atuação de psicólogos peritos geograficamente representa-tivo, visto englobar profissionais das cinco regiões brasileiras. A entrevista com crianças foi compreendida como sendo parte fundamental do processo de avaliação no contexto forense, apesar de carecer de instrumentos e diretrizes específicos para guia-la.This work aimed to explore the psychological assessment of preschool children in Family Courts in the Brazilian forensic context. The objective was to understand how the practices of 12 forensic psychologists are with regard to the assessment of children aged 3 to 5, inserted in contexts of custody dispute and / or regulation of the right to coexistence. Wesought to investigate what are the psychological techniques used by professionals, the difficulties and the advantages of doing it, as well as the use of resources such as tests and protocols by the pro-fessionals interviewed. It was possible to draw an overview of the performance of geographically representative expert psychologists, as it encompasses professionals from the five Brazilian regions. The interview with children was understood to be a fundamental part of the assessment process in the forensic context, despite the lack of specific instruments and guidelines to guide it.application/pdfporQuaderns de Psicologia. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 1975-. Vol. 23, n. 1 (2021), e1648, p. 1-25Crianca pre-escolarPsicologia forenseCustódia da criançaPerícia psicológica judicialAvaliação psicológicaChild psychologyForensic psychologyPsychological assessmentCustody disputeA avaliação de crianças pré-escolares em varas de família : práticas periciais de psicólogos judiciáriosThe evaluation of preschool children in family courts : expert practices of judicial psychologistsEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001201096.pdf.txt001201096.pdf.txtExtracted Texttext/plain70052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280151/2/001201096.pdf.txt1c720268f69d195351c4653f0c4e3d0eMD52ORIGINAL001201096.pdfTexto completoapplication/pdf263763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280151/1/001201096.pdfd80fd8bda21bf2e5b7ea8292295f5e0aMD5110183/2801512024-10-19 06:17:48.704357oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280151Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-19T09:17:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A avaliação de crianças pré-escolares em varas de família : práticas periciais de psicólogos judiciários |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
The evaluation of preschool children in family courts : expert practices of judicial psychologists |
title |
A avaliação de crianças pré-escolares em varas de família : práticas periciais de psicólogos judiciários |
spellingShingle |
A avaliação de crianças pré-escolares em varas de família : práticas periciais de psicólogos judiciários Cattani, Beatriz Cancela Crianca pre-escolar Psicologia forense Custódia da criança Perícia psicológica judicial Avaliação psicológica Child psychology Forensic psychology Psychological assessment Custody dispute |
title_short |
A avaliação de crianças pré-escolares em varas de família : práticas periciais de psicólogos judiciários |
title_full |
A avaliação de crianças pré-escolares em varas de família : práticas periciais de psicólogos judiciários |
title_fullStr |
A avaliação de crianças pré-escolares em varas de família : práticas periciais de psicólogos judiciários |
title_full_unstemmed |
A avaliação de crianças pré-escolares em varas de família : práticas periciais de psicólogos judiciários |
title_sort |
A avaliação de crianças pré-escolares em varas de família : práticas periciais de psicólogos judiciários |
author |
Cattani, Beatriz Cancela |
author_facet |
Cattani, Beatriz Cancela Lago, Vivian de Medeiros Bandeira, Denise Ruschel |
author_role |
author |
author2 |
Lago, Vivian de Medeiros Bandeira, Denise Ruschel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cattani, Beatriz Cancela Lago, Vivian de Medeiros Bandeira, Denise Ruschel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianca pre-escolar Psicologia forense Custódia da criança Perícia psicológica judicial Avaliação psicológica |
topic |
Crianca pre-escolar Psicologia forense Custódia da criança Perícia psicológica judicial Avaliação psicológica Child psychology Forensic psychology Psychological assessment Custody dispute |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Child psychology Forensic psychology Psychological assessment Custody dispute |
description |
Este trabalho almejou explorar a avaliação psicológica de crianças pré-escolares em Varas de Família no contexto forense brasileiro. Teve como objetivo compreender como são as práticas periciais de 12 psicólogos judiciários brasileiros no que tange à avaliação de crianças de 3 a 5 anos de idade inseridas em contextos de disputa de guarda e/ou regulamentação do direito de convivência. Buscou-se investigar quais são as técnicas psicológicas utilizadas por tais profissio-nais, as dificuldades e as vantagens do seu fazer, bem como o uso recursos como testes e pro-tocolos por parte dos profissionais entrevistados. Realizou-se análise temática de entrevistas. Foi possível traçar um panorama de atuação de psicólogos peritos geograficamente representa-tivo, visto englobar profissionais das cinco regiões brasileiras. A entrevista com crianças foi compreendida como sendo parte fundamental do processo de avaliação no contexto forense, apesar de carecer de instrumentos e diretrizes específicos para guia-la. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-10-18T06:56:39Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/280151 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0211-3481 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001201096 |
identifier_str_mv |
0211-3481 001201096 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/280151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Quaderns de Psicologia. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 1975-. Vol. 23, n. 1 (2021), e1648, p. 1-25 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280151/2/001201096.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280151/1/001201096.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c720268f69d195351c4653f0c4e3d0e d80fd8bda21bf2e5b7ea8292295f5e0a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447867294220288 |