Análise comparativa de projetos de investimento para processamento de uma floresta de Acácia-Negra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azeredo, Carlos Henrique Dill de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/33252
Resumo: O cultivo de florestas exóticas de Acácia-Negra é comum no estado do Rio Grande do Sul. Essa produção é utilizada, principalmente, para comercialização da madeira e casca nos mercados de lenha, madeira em tora para celulose e produção de tanino. Desde 2004 os valores de mercado da madeira e casca de Acácia-Negra deixaram de acompanhar o incremento dos custos de produção, reduzindo a margem de lucro dos produtores e a atratividade econômica do negócio. Produtores florestais cogitam utilizar as florestas para produzir produtos de maior valor agregado, no entanto não têm segurança de que os investimentos em processos de produção desses produtos são compensados pelas receitas que eles provêem. Nesse estudo, fez-se uma estimativa de investimentos, custos e receitas para transformação de uma floresta de Acácia-Negra de 400 hectares em três produtos distintos: madeira e casca, carvão vegetal e biomassa para combustível. Calcularam-se os indicadores financeiros de Valor Presente Líquido, Valor Presente Líquido Anualizado e Taxa Interna de Retorno dos projetos de investimento para produção dos três produtos e definiu-se qual processo produtivo é mais interessante para o produtor florestal. A metodologia utilizada foi a pesquisa diagnóstico. A biomassa da floresta foi quantificada separadamente em madeira, casca, galhos e folhas e essas informações embasaram as estimativas de investimento, custos e receitas de cada processo produtivo. Os resultados desse estudo contribuíram para esclarecer aos produtores proprietários da empresa analisada sobre as possibilidades de auferir melhores resultados financeiros utilizando o insumo florestal que possuem para sua inserção em mercados diferentes dos que já lhes são conhecidos.
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