A questão da autoria na fotografia digital publicitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Felipe de Moraes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/33539
Resumo: A proposta do presente estudo é refletir sobre a questão da autoria dentro das práticas da fotografia publicitária contemporânea. Sua hipótese é de que o avanço das tecnologias digitais potencializa a possibilidade de se pensar a autoria como parceria entre o fotógrafo e o profissional responsável pela manipulação de imagens. Como aporte teórico, de maneira mais efetiva, foram utilizados autores como Tagg, Dubois e Bazin – para entender a instituição do autor fotográfico; Foucault e Barthes – para pensar a existência do autor na contemporaneidade; e Susperregui e Johntson – para descrever o surgimento da fotografia publicitária. A pesquisa também apresenta levantamento histórico da evolução da fotografia e descreve as mudanças no mercado de fotografia publicitária atual, após a introdução da tecnologia digital. Entre os movimentos metodológicos utilizados, apresentam-se pesquisa bibliográfica, entrevistas e observações participante do meio.
id UFRGS-2_254059062574caedcb40b20bd9106b9d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33539
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Neves, Felipe de MoraesGonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira2011-10-27T01:18:17Z2011http://hdl.handle.net/10183/33539000789970A proposta do presente estudo é refletir sobre a questão da autoria dentro das práticas da fotografia publicitária contemporânea. Sua hipótese é de que o avanço das tecnologias digitais potencializa a possibilidade de se pensar a autoria como parceria entre o fotógrafo e o profissional responsável pela manipulação de imagens. Como aporte teórico, de maneira mais efetiva, foram utilizados autores como Tagg, Dubois e Bazin – para entender a instituição do autor fotográfico; Foucault e Barthes – para pensar a existência do autor na contemporaneidade; e Susperregui e Johntson – para descrever o surgimento da fotografia publicitária. A pesquisa também apresenta levantamento histórico da evolução da fotografia e descreve as mudanças no mercado de fotografia publicitária atual, após a introdução da tecnologia digital. Entre os movimentos metodológicos utilizados, apresentam-se pesquisa bibliográfica, entrevistas e observações participante do meio.The purpose of this study is to discuss the issue of authorship within the practices of contemporary advertising photography. Its hypothesis is that the progress of digital technology has enhanced the possibility of considering authorship as a partnership between the photographer and the professional responsible for image manipulation. As a theoretical basis, authors Tagg, Dubois and Bazin were used to understand the establishment of photographer’s authorship; Barthes and Foucault, to discuss the author in the contemporary age; and Susperregui and Johntson, to describe the emergence of advertising photography. The research also presents a historical survey of the evolution of photography and describes the changes in the current advertising photography market, after the introduction of digital technology. As part of the methodology, literature research, interviews and participant observations of the environment were used.application/pdfporPublicidadeFotografia digitalAdvertising photographyDigital photographyAuthorshipImage manipulationA questão da autoria na fotografia digital publicitáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000789970.pdf.txt000789970.pdf.txtExtracted Texttext/plain188379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33539/2/000789970.pdf.txt51dd6c02ae6c31403b3cf885097bc9b1MD52ORIGINAL000789970.pdf000789970.pdfTexto completoapplication/pdf783370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33539/1/000789970.pdf520d3f5e43230819c50b43cedd09a965MD51THUMBNAIL000789970.pdf.jpg000789970.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33539/3/000789970.pdf.jpg14d90add44f736bd94f5434a0cf7efffMD5310183/335392018-10-08 09:07:49.39oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33539Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:07:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A questão da autoria na fotografia digital publicitária
title A questão da autoria na fotografia digital publicitária
spellingShingle A questão da autoria na fotografia digital publicitária
Neves, Felipe de Moraes
Publicidade
Fotografia digital
Advertising photography
Digital photography
Authorship
Image manipulation
title_short A questão da autoria na fotografia digital publicitária
title_full A questão da autoria na fotografia digital publicitária
title_fullStr A questão da autoria na fotografia digital publicitária
title_full_unstemmed A questão da autoria na fotografia digital publicitária
title_sort A questão da autoria na fotografia digital publicitária
author Neves, Felipe de Moraes
author_facet Neves, Felipe de Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Felipe de Moraes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
contributor_str_mv Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Fotografia digital
topic Publicidade
Fotografia digital
Advertising photography
Digital photography
Authorship
Image manipulation
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertising photography
Digital photography
Authorship
Image manipulation
description A proposta do presente estudo é refletir sobre a questão da autoria dentro das práticas da fotografia publicitária contemporânea. Sua hipótese é de que o avanço das tecnologias digitais potencializa a possibilidade de se pensar a autoria como parceria entre o fotógrafo e o profissional responsável pela manipulação de imagens. Como aporte teórico, de maneira mais efetiva, foram utilizados autores como Tagg, Dubois e Bazin – para entender a instituição do autor fotográfico; Foucault e Barthes – para pensar a existência do autor na contemporaneidade; e Susperregui e Johntson – para descrever o surgimento da fotografia publicitária. A pesquisa também apresenta levantamento histórico da evolução da fotografia e descreve as mudanças no mercado de fotografia publicitária atual, após a introdução da tecnologia digital. Entre os movimentos metodológicos utilizados, apresentam-se pesquisa bibliográfica, entrevistas e observações participante do meio.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-27T01:18:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/33539
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000789970
url http://hdl.handle.net/10183/33539
identifier_str_mv 000789970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33539/2/000789970.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33539/1/000789970.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33539/3/000789970.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 51dd6c02ae6c31403b3cf885097bc9b1
520d3f5e43230819c50b43cedd09a965
14d90add44f736bd94f5434a0cf7efff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224416375341056