A questão da autoria na fotografia digital publicitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/33539 |
Resumo: | A proposta do presente estudo é refletir sobre a questão da autoria dentro das práticas da fotografia publicitária contemporânea. Sua hipótese é de que o avanço das tecnologias digitais potencializa a possibilidade de se pensar a autoria como parceria entre o fotógrafo e o profissional responsável pela manipulação de imagens. Como aporte teórico, de maneira mais efetiva, foram utilizados autores como Tagg, Dubois e Bazin – para entender a instituição do autor fotográfico; Foucault e Barthes – para pensar a existência do autor na contemporaneidade; e Susperregui e Johntson – para descrever o surgimento da fotografia publicitária. A pesquisa também apresenta levantamento histórico da evolução da fotografia e descreve as mudanças no mercado de fotografia publicitária atual, após a introdução da tecnologia digital. Entre os movimentos metodológicos utilizados, apresentam-se pesquisa bibliográfica, entrevistas e observações participante do meio. |
id |
UFRGS-2_254059062574caedcb40b20bd9106b9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33539 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Neves, Felipe de MoraesGonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira2011-10-27T01:18:17Z2011http://hdl.handle.net/10183/33539000789970A proposta do presente estudo é refletir sobre a questão da autoria dentro das práticas da fotografia publicitária contemporânea. Sua hipótese é de que o avanço das tecnologias digitais potencializa a possibilidade de se pensar a autoria como parceria entre o fotógrafo e o profissional responsável pela manipulação de imagens. Como aporte teórico, de maneira mais efetiva, foram utilizados autores como Tagg, Dubois e Bazin – para entender a instituição do autor fotográfico; Foucault e Barthes – para pensar a existência do autor na contemporaneidade; e Susperregui e Johntson – para descrever o surgimento da fotografia publicitária. A pesquisa também apresenta levantamento histórico da evolução da fotografia e descreve as mudanças no mercado de fotografia publicitária atual, após a introdução da tecnologia digital. Entre os movimentos metodológicos utilizados, apresentam-se pesquisa bibliográfica, entrevistas e observações participante do meio.The purpose of this study is to discuss the issue of authorship within the practices of contemporary advertising photography. Its hypothesis is that the progress of digital technology has enhanced the possibility of considering authorship as a partnership between the photographer and the professional responsible for image manipulation. As a theoretical basis, authors Tagg, Dubois and Bazin were used to understand the establishment of photographer’s authorship; Barthes and Foucault, to discuss the author in the contemporary age; and Susperregui and Johntson, to describe the emergence of advertising photography. The research also presents a historical survey of the evolution of photography and describes the changes in the current advertising photography market, after the introduction of digital technology. As part of the methodology, literature research, interviews and participant observations of the environment were used.application/pdfporPublicidadeFotografia digitalAdvertising photographyDigital photographyAuthorshipImage manipulationA questão da autoria na fotografia digital publicitáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000789970.pdf.txt000789970.pdf.txtExtracted Texttext/plain188379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33539/2/000789970.pdf.txt51dd6c02ae6c31403b3cf885097bc9b1MD52ORIGINAL000789970.pdf000789970.pdfTexto completoapplication/pdf783370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33539/1/000789970.pdf520d3f5e43230819c50b43cedd09a965MD51THUMBNAIL000789970.pdf.jpg000789970.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33539/3/000789970.pdf.jpg14d90add44f736bd94f5434a0cf7efffMD5310183/335392018-10-08 09:07:49.39oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33539Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:07:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A questão da autoria na fotografia digital publicitária |
title |
A questão da autoria na fotografia digital publicitária |
spellingShingle |
A questão da autoria na fotografia digital publicitária Neves, Felipe de Moraes Publicidade Fotografia digital Advertising photography Digital photography Authorship Image manipulation |
title_short |
A questão da autoria na fotografia digital publicitária |
title_full |
A questão da autoria na fotografia digital publicitária |
title_fullStr |
A questão da autoria na fotografia digital publicitária |
title_full_unstemmed |
A questão da autoria na fotografia digital publicitária |
title_sort |
A questão da autoria na fotografia digital publicitária |
author |
Neves, Felipe de Moraes |
author_facet |
Neves, Felipe de Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Felipe de Moraes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Fotografia digital |
topic |
Publicidade Fotografia digital Advertising photography Digital photography Authorship Image manipulation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Advertising photography Digital photography Authorship Image manipulation |
description |
A proposta do presente estudo é refletir sobre a questão da autoria dentro das práticas da fotografia publicitária contemporânea. Sua hipótese é de que o avanço das tecnologias digitais potencializa a possibilidade de se pensar a autoria como parceria entre o fotógrafo e o profissional responsável pela manipulação de imagens. Como aporte teórico, de maneira mais efetiva, foram utilizados autores como Tagg, Dubois e Bazin – para entender a instituição do autor fotográfico; Foucault e Barthes – para pensar a existência do autor na contemporaneidade; e Susperregui e Johntson – para descrever o surgimento da fotografia publicitária. A pesquisa também apresenta levantamento histórico da evolução da fotografia e descreve as mudanças no mercado de fotografia publicitária atual, após a introdução da tecnologia digital. Entre os movimentos metodológicos utilizados, apresentam-se pesquisa bibliográfica, entrevistas e observações participante do meio. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-10-27T01:18:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/33539 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000789970 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/33539 |
identifier_str_mv |
000789970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33539/2/000789970.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33539/1/000789970.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33539/3/000789970.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
51dd6c02ae6c31403b3cf885097bc9b1 520d3f5e43230819c50b43cedd09a965 14d90add44f736bd94f5434a0cf7efff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447066087784448 |